Artigos : 

Visitando Portugal III

 
Tags:  Portugal  
 


Visitando Portugal III

Já é a terceira vez que visitamos as terras lusitanas, conhecemos inúmeras cidades inclusive as maiores, Lisboa e Porto, que competem uma com a outra, assim como os seus respectivos times, para ver qual é a melhor.
Dessa vez ficamos mais sediados em Lisboa, passando uma boa temporada no município, querendo saber a suas peculiaridades sobre as festas de final de ano.
No entanto não impediu que conhecêssemos as suas nuances e suas prerrogativas.
Ali perto onde nos hospedamos - Parque Eduardo VII - tinha uma belíssima feira de Natal, servindo como um grande apelo popular, com roda gigante e produtos típicos da época principalmente, essas feiras também tinham em Cascais e Sintra, todas muito lindas embalsamadas pelo frio aconchegante de ar-condicionado.
A de Sintra foi dentro de um imenso parque, a coisa mais linda de ver, até duendes tinham escondidos nas árvores, ali mesmo tem um castelo e palácios que são imperdíveis, imenso, uma história saltando aos nossos olhos, em meio a uma belíssima floresta, quem tiver fôlego tem que caminhar entre esse bioma.
Nesse interim entre Natal e Ano, fizemos turismo pela cidade, que apresentou tantas novidades que não tinha nem como terminar esse texto.
Valendo salientar que o oceanário e o zoológico são capítulos à parte, imperdíveis para quem gosta dessas atrações. Os Shoppings Colombo e Vasco da Gama são maravilhosos, mas o que gostamos mais foi o Colombo com suas imensas lojas Primark e Celeiro, magazine e hipermercado, respectivamente.
Nessas cidades da europa, tudo é bem sinalizado e tem toda a facilidade de visitar outras cidades do interior, com trens, ferrys, tuk tuk, bem como a dinâmica dos transportes dos lisboetas.
Dessa forma dá para conhecer os principais pontos turísticos, onde o que mais gostamos foram o Castelo de São Jorge, que fica num local muito centralizado, dando a oportunidade de ver a cidade inteira, nessa belíssima fortificação; A Torre de Belém, que fica perto do monumento dos Descobridores, a Torre é muito linda e caprichosamente esculpida, ficávamos imaginando como era feira essa fortificação, com tanto cuidado, para em épocas de batalhas, eles avistarem seus algozes, ela era a ponta de frente, sempre a primeira a ser alvo, mesmo assim é essa obra de arte .
Nessa movimentação toda chega o Ano Novo que foi rompido no Cais do Sodré, com tanta gente de tantos países diferentes que era uma Torre de Babel perfeita, encheu tanto que a polícia interditou várias quadras e por sua vez o metrô, enquanto enchia o local e se aproximava a virada, poderíamos degustar os vinhos e guloseimas da terra, que não são poucos, inclusive tem um tal de “Bolo Rei”, que é uma verdadeira obra de arte, só é vendido nessa época, é uma mescla de panetone e pão de Natal, daqui do Brasil, só que com nozes e castanhas, até figo na cobertura.
Depois do rompimento do ano, estava tudo travado, tínhamos que retornar em meio a uma multidão internacional, todo mundo ainda comemorando, mas com toda a segurança; teve uma hora que a multidão começou a se dissipar, fazendo uma verdadeira romaria de retorno, todos caminhando até seus hotéis ou residências, com a distância a multidão foi se dissolvendo até ficamos somente nós e outras poucas pessoas, se diluindo ao passo que o Ano de 23 entrava com todo o vapor, até chagarmos ao nosso hotel;
Tivemos alguns dias para aproveitar as promoções de início de ano, os principais shoppings tinham multidões, para ver o saldo, que realmente era saldo, movimentando as lojas, não como nas festas mas ainda muito cheio, para uma segunda e terça feiras.
No retorno ao Brasil ainda sob a ameaça da Covid ou “gripe”, os atendentes pediram somente o atestado de vacinação somente aos brasileiros, os estrangeiros estão liberados, não sei o motivo, a “gripe” não pega somente nos brasileiros, mas depois de oito horas voltamos ao calor da nossa terra, com muita novidade na bagagem que a veia de escritor, faz com que todas pessoas que leem, possam ter uma noção de tudo que passamos nas terras lusitanas.


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Do blog http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram e tiktok: marceloescritor


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa em Literatura
site: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso Literário
blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: @marceloescritor

 
Autor
marcelooso
 
Texto
Data
Leituras
182
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 06/01/2023 10:57  Atualizado: 06/01/2023 10:57
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3085
 Re: Visitando Portugal III
Numa próxima jornada visitem o Alentejo. Região afamada pela cultura e pelas gastronomia.