Poemas -> Reflexão : 

Insulto

 


Ele nunca está em pauta,
para muitos ele inexiste,
um jogador sofreu falta,
aqui o assunto é chiste.

Nico, mico, macaco,
ninguém sente...
ninguém liga...
é humor branco.

Propagam uma cultura racista,
fazem sempre vistas grossas,
com suas premissas insossas,
dizem que negro é vitimista.

Nessa cultura também sofrem as mulheres,
com a hiper sexualização de seus corpos,
as brancas são apenas expostas mulheres,
as negras são expostas como prostitutas.

Assim a impunidade persiste,
não percebem que não basta ser culto,
é necessário ser antirracista,
o racismo é inculto!


Janna



 
Autor
Jmattos
Autor
 
Texto
Data
Leituras
453
Favoritos
4
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
53 pontos
11
5
4
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/05/2023 23:27  Atualizado: 25/05/2023 23:27
 Re: Insulto
o racismo é presente porquanto a capacidade de nada fazer, mediante a um ato desse porte. só existe e permanece, pois enquanto vigente, essa cultura de supremacia, mental e física, em todo o mundo em que vivemos e ofertamos os nossos medos e dúvidas a um catálogo de estupidez sendo assim, um pouco de regressão, tornando-nos símios amestrados e correspondendo de maneira fraca e burra, quando em sobremaneira de pensamentos ligados ao estereótipo da segregação. A vitimização tem o seu papel nisso, também: podendo ser transplantada em uma luta justa, coerente e incisiva nas situações de absurdo que vemos no nosso dia-a-dia e desde sempre. É preciso, antes de tudo, enxergarmos a nossa posição, enquanto seres humanos que somos todos e não nos rebaixarmos às características animalescas e vis, tal sendo assim, o processo de racismo. que nada mais é que: burrice.


Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 26/05/2023 18:54  Atualizado: 26/05/2023 18:54
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1048
 Re: Insulto
.

É evidente que erramos e às vezes nem é por maldade, e radicalizar distorce os fatos, o preconceito é uma ferida não tratada.

Acho injusto falar em vitimismo, esse é argumento de quem não sofre preconceito.

Um bom exemplo é dizer em igualdade, um aluno de escola pública estuda português e matemática, o aluno da mesma faixa etária estuda robótica.

É claro e evidente que desejo que o aluno que estuda robótica prossiga e que outro também tenha oportunidades.
Até porque agora apesar das dificuldades é possível sonhar.




Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 30/05/2023 21:47  Atualizado: 30/05/2023 21:49
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Insulto
Gostaria de relembrar que "Coitadismo e vitimismo" são termos utilizados pelos agressores para desqualificar a vítima. Faz parte da cultura racista, seja escancarada,, estrutural, disfarçada, não deixa de ser racista e precisa urgentemente ser combatida. Quem sofre qualquer tipo de preconceito é vítima. No caso de Vinícius Jr ele é a vítima. Em relação ao texto "Aqui, vende-se amor..." as vítimas são todas as mulheres afro-descendentes. Não é o texto em si, mas as imagens acopladas ao mesmo que são agressivas. Concordo que precisamos de mais representatividade na política e nos diversos espaços de poder, todas as vozes precisam ser ouvidas e terem seus direitos garantidos. Essa luta não é apenas de negras/negros é de todos. Não preciso ser homossexual para sentir as dores deles, só basta que eu seja sensível e não goste de injustiças. Do mesmo modo não é preciso ser mulher para repudiar o machismo nem é necessário ser negro para combater o racismo. Não queremos Apartheid, a luta é de todos!
Abraço!


Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 31/05/2023 00:08  Atualizado: 31/05/2023 00:08
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1048
 Re: Insulto
.


O que vou comentar é pessoal e desejaria muito do engajamento dos psicólogos.
No meu trabalho eu não evito de falar cor preta e às vezes tem algumas reações inadequadas, mas hoje eu pergunto para um cliente você quer cocada branca ou preta e alguém diz nossa cocada preta não parece ser boa, mais eu pergunto você já experimentou cocada preta e para minha surpresa ela disse não, o detalhe disso tudo é que a pessoa é negra.

Penso que os negros são lindos, mas concordam com posição de muito que não tem importância em suas vidas, abraços.


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 31/05/2023 00:39  Atualizado: 03/06/2023 11:38
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Insulto
Não estou aqui para opinar sobre a briga dos dois jornalistas. Não simpatizo com nenhum dos dois, não assisto tal programa. Acredito que o jornalista por ser negro e baiano esteja sendo vítima de xenofobia e de racismo por parte da colega de palco. A cultura racista e o preconceito com nordestinos é uma realidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, o que pode ser comprovado navegando pela internet; há mensagens xenófobas e racistas espalhadas, vimos bastante mensagens de ódio direcionadas aos nordestinos o ano passado. Agora voltando ao assunto do texto. Racismo no futebol é fato recorrente; textos preconceituosos aqui no site, na página do escritor Upanhaca também é algo antigo, recorrente! Se há políticas contra o racismo no mundo, no nosso país e nesse site, o que podemos garantir é que são insuficientes, ineficazes ou ainda estão caminhando em passos lentos! Acredito que o primeiro passo é mudar a mentalidade, deixar de ver agressão como brincadeira, implicância ou bobagem e deixar de ver a vítima como vitimista. Não podemos fingir que o racismo não existe ou que é algo normal. Antes de tudo temos que ter consciência! Só vamos evoluir quando percebermos que a luta é coletiva, tudo para todos, igualdade de direitos! Minha consciência está limpa, eu fiz a minha parte identificando o texto preconceituoso e trazendo a pauta "racismo no futebol e aqui no site" para a reflexão! Estou satisfeita com o nosso debate! Obrigada!
Abraço!