Textos : 

ESTE MUNDO DE RELAÇÕES HUMANAS

 
Aqueles que deixei de escrever, aqueles que nunca leram o que escrevi, aqueles que, de mais perto, têm a oportunidade de me conhecer melhor e para aqueles que são especiais e a todos os outros demais aqui deixo estas linhas.

Todos os dias nos debatemos com o dilema de vários tipos de relações com os outros, sejam elas virtuais ou reais.

Estas relações começam cada vez mais a exigir que se crie, expresse e experencie facetas de nós próprios cada vez mais elevadas, pois a competição, em aumento exponencial, surge a toda a hora com meios mais sofisticados, sublimes e grandiosos de forma a se poderem afirmar, notar e atraírem a eles um maior número possível de relações.

Este comportamento deve-se ao facto de as pessoas terem uma necessidade de se identificarem com pessoas, acontecimentos e lugares, julgando assim, de uma forma mais ou menos consciente, estar bem com a vida e no TOP das relações (nunca percebi o sentido da palavra VIP, ainda cheguei a pensar que era Very Important Pig).

Existem aqueles que, em nível mais alto, conseguem ao longe observar todo este cenário, sem entrar em cena e, gozando de uma plenitude cosmogónica, passam ao lado deste tipo de relações. Porém, existem aqueles, que não gozando dessa plenitude e não tendo também a arte ou saber para competir, na ausência de relações com os outros, entram num estado de sentimento de abandono e solidão, uma quase não existência de si próprios.

Deparamo-nos com uma evolução (não necessariamente a mais correcta e construtiva) que nos obriga a recriar novas versões de nós mesmos, para poder ser bem sucedidos neste mundo de relações.

Vemos isto por todos os meios de comunicação social, aqui na net, nos nossos empregos, nos lugares onde vivemos, na TV, enfim, por todos os lugares e ficamos muito admirados ou desiludidos quando vemos relações, que julgávamos ser sólidas, sérias e reais fracassarem. Não compreendemos que elas fracassaram porque foram simplesmente iniciadas pelo motivo errado, ou melhor foram iniciadas por motivos não totalmente favoráveis à condição de pessoa de cada um, mas por outros motivos mais interesseiros e oportunos, porque quase todas as pessoas entram no mundo das relações com o objectivo de verificar o que podem tirar ou obter com elas e não o que podem meter nelas. Acabando por aparecer, por fim, muitas vezes a desilusão, o ressentimento e a raiva.

Vamos olhar para as relações, não com o propósito de ter outra pessoa com a qual nos identificamos ou completamos, mas sim com a qual possamos partilhar a nossa própria plenitude.

O nosso maior teste às relações tem a ver com a forma com que o outro corresponde aos nossos ideais e como nós vimos corresponder os ideais do outro em nós, quando, na verdade, deveria ter a ver com a forma como nós correspondemos aos nossos próprios ideais. Teremos que ser honestos e sinceros com nós mesmo.

Por fim atrevo-me a dizer que ninguém consegue manter por muito tempo uma relação criada por ela, sem que um dia a verdadeira relação da pessoa com ela mesmo se sobreponha à relação do outro.

E assim com a publicação destes dois últimos textos irei ausentar-me de Luso-Poemas, por algum tempo, por motivos profissionais.


Jorge Oliveira

VISITE E COMENTE O MEU BLOG

Mais poemas em:


http://afacedossentidos.blogspot.com/

 
Autor
quidam
Autor
 
Texto
Data
Leituras
9612
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 12/08/2008 12:10  Atualizado: 12/08/2008 12:12
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: ESTE MUNDO DE RELAÇÕES HUMANAS
Prezado Quidam!

É aprimeira vez que leio o seu texto, e achei extraordinária a sua maneira de expor suas opiniões e aborda com seriedade e sinceridade as relações humanas, pena que vai ausentar-se, sinto que perdermos um grande escritor, mas enfim todos temos nossas fases a enfrentar nesta vida!
Parabéns poeta! Muita sorte e sucesso!

Fica com Deus!

Fhatima

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 12/08/2008 12:37  Atualizado: 12/08/2008 12:38
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: ESTE MUNDO DE RELAÇÕES HUMANAS
Acho que todos somos assim, uns mais outros menos é certo, mas todos procuramos alguma coisa quando encontramos um amigo, nem que seja que nos oiça...
Achei o texto oportuno, uma vez que com a net a amizade adquiriu outra dimensão, lidamos com pessoas que se estivessem diariamente connosco por certo não eram nossos amigos, nem sequer falávamos com elas!
Falo por mim!
Espero que a tua vida profissional te deixe continuar a escrever, que torne possível a partilha dos teus textos e que a ausência seja breve.
beijo

Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 12/08/2008 17:54  Atualizado: 12/08/2008 17:54
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: ESTE MUNDO DE RELAÇÕES HUMANAS
AS RELAÇÕES HUMANAS SÃO COMPLEXAS. PESSOAS SÃO DÍSPARES. VALE MESMO APENAS RESPEITARMOS AS DIFERENÇAS. É A MELHOR SOLUÇÃO PROS IMPASSES CAUSADOS. JORGE, VOLTA LOGO, GOSTO DEMAIS DA TUA PRESENÇA. BEIJOS,NÚRIA