Crónicas : 

tudo sobre o natal

 


É Natal. Temos um mês inteirinho para pensar no que é que iremos pedir ao Pai Natal. Uma bicicleta. Um peluche. Um jogo de cozinha. Duas notas de vinte. Uma cunha na secretaria da câmara.

O Natal é fixe. Ver as pessoas na rua munidas de cartão de crédito, gastando suor em décimas de segundo, contribuindo para milionaridade do Belmiro de Azevedo, comprando coisas larocas para durar dois dias e depois, lixo, é um espectáculo a não perder neste Teatro em qualquer rua perto de si.

O nosso coração enche-se de brilhantes, vemos tudo a piscar, os preços nas lojas a piscar-nos os olhos, a madamme a experimentar um vison que o amante, que é manso, lhe diz: “leva meu amor!”.

Os shoppings carregados de ratoeiras para o freguês com chinesices e guloseimas de criar obcessos.

Os banqueiros sorrindo, as contas de uns emagrecendo e a de outos ganhando banha da boa. As caixas de multibanco à pinha, mas só sai notas. Entrar é que nada!

O bolo rei coberto de iguarias, com um toque de mel por cima e, que bom vai ser quando espetar os dentes numa fatia e, para não variar, o brinde acaba por sair ao que menos merece. E nós a engordar, a engordar, a ganhar uma pança de respeito.

O capitalismo ganhando cabedal, o operário, coitado, tem cinquenta putos ranhosos lá em casa a pedir um matraquilhos.

Gosto do natal porque nesta época a tristeza e a miséria - que parecem duas fufas - vão dar uma volta ao bilhar grande, e durante alguns dias irão dormir com o rafeiro. Ah, que sorte!

Tocam-se sinos, ouvem-se cânticos, os velhinhos tentam sair fora das suas cadeiras de rodas a ver se um milagre acontece, mas valeu o esforço.

Tudo é bonito, tudo fala de amor como se isso fosse um instrumento de tocar nos lábios. A Fraternidade, esquecem-se que é um caramelo que se desgasta, e o Amor, acreditem que não sai em cabaz algum.

As crianças calçam sapatos novos mas continuam a calçar as meias rotas.
Os jornais a falarem de fadas e princesas, o mundo a maravihar-se com a fantasia, milhões de barbies preenchem as casas. As guerras em stand by.

O negócio sempre a render, o vegetariano rompe com a sua filosofia e desbunda uma boa coxa de perú. Pela rua a beleza é um samba português já que a farsa anda bem disfarçada.

Os três reis magos a passarem na minha zona de Porshe, com seus ares de quem nunca participou em greves, anunciando o nascimento do menino pobre.
É natal. A crença ganha mais adeptos. Acreditar é um espectáculo que faz subir as caixas registadoras, mais velas derretidas para nomear um Santo padroeiro.

Depois das trocas de prendas, de passado o efeito do espumante, do circo que foi ao ver o sogro a engasgar-se com uma espinha do bacalhau, depois de olhar a factura da luz e do arrependimento de ter deixado não sei quantos dias o pinheirinho ligado, a consumir quilos de watts, depois de termos desacreditado a criança quando tentávamos imitar o Pai Natal, e ela, assim que abrimos a boca, disse: “eu conheço este hálito!”, vem a realidade ao de cima acompanhada de feras e outros gigantes horrendus; e que não está para cócegas!

Pois é, esta é a parte mais triste desta história de Natal, já que, depois da luminosidade e do riso, vem a tristeza, depois da festa surgem os telefonemas dos senhores bem educados do banco a pedir que actualizemos a nossa situação bancária, e o pai tolo e a começar a levantar a voz para a mulher que está cansada de lavar tachos queimados.
E depois é o filho que quer ir para o ginásio queimar as calorias causadas pelas rabanadas, mas claro, o guito foi-se e, décimo terceiro mês só para o ano.
E os operários de novo na realidade com espinhas, puxando com a força de braços as máquinas perras, a terem que produzir mais e mais, a alegria a baixar seus níveis de beleza, Jesus Cristo a ser banalizado nas anedotas, as uvas passas misturadas com a ração para o rafeiro, a guerra a fazer peito, o combustível a diminuir nos depósitos, o Ferrero Rochê a fazer estragos nos intestinos. O sentimento das pessoas a ser entendido apenas com manual de instrução!

E porque a realidade não se deixa enganar, o melhor é não oferecermos uma capa de super homem aos nossos filhos, uma vez que ele poderá pensar que será capaz de voar e os resultados são desastrosos.

Viva o Pai Natal! Viva a eletrónica! Viva o Belmiro que nos deixa sonhar em cada prateleira de Hipermercado! “Viva eu cá na terra” a tentar consertar o meu péssimismo!

Ainda dizem que o Natal havia de ser todos os dias. O caraças que havia! E depois quem é que paga as favas?!




 
Autor
flavio silver
 
Texto
Data
Leituras
951
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 10/12/2008 20:49  Atualizado: 10/12/2008 20:49
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: tudo sobre o natal
Eu vou no porche dos reis magos, eles que fiquem com os camelos

Correu bem o lançamento do teu livro?

De certeza que sim, és quaseee poeta!

beijinho

Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 10/12/2008 20:55  Atualizado: 10/12/2008 20:55
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4038
 Re: tudo sobre o natal
Fávio,

As verdades que relatas nesta crónica são chocantes e reais. No estado em que estamos todos qualquer futebol ou Carnaval é uma festa.

O Natal, esse é especial, mas para quem sabe o ser verdadeiro e real sentido.

"Paz aos Homens de boa vontade"

Bem escrito, como sempre.

Bjs

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 10/12/2008 20:57  Atualizado: 10/12/2008 20:57
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: tudo sobre o natal
Tudo, tudo mesmo, só falta o marido da amante que além de manso também é corno...

Abraço Flávio

Enviado por Tópico
Batista
Publicado: 10/12/2008 22:10  Atualizado: 10/12/2008 22:10
Super Participativo
Usuário desde: 02/10/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 146
 Re: tudo sobre o natal
A realidade de uma sociedade cada vez mais consumista. Muito bom!
Só pequeno permenor: onde posso encontrar um Bolo-Rei ainda com Fava e Brinde neste pais que mata cada vez mais as antigas tradições?

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/12/2008 19:03  Atualizado: 15/12/2008 19:03
 Re: tudo sobre o natal
mais alguma coisa sobre o natal, para não ficar cego, faço como os porteiros noturnos dos edifícios, cujas portarias ficam ornadas com aquelas luzinhas natalinas a piscarem diuturnamente; uso um bom colírio e óculos de lente escura. Não os tiro para não ver os absurdos que são cometidos pelo consumismo desenfreado em nome desse novo Natal, conservado apenas para o enriquecimento dos oportunistas.

aida bem que dei agora um descanço para os meus olhos, tirei o óculos para a leitura do teu texto. estamos certos.

meu abraço fraterno de Boas Festas Flavio.


minha singela mensagem
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=63550