Crónicas : 

A Mulher

 
Gilson Gonzaga
13/10/05

Por mais que tentemos entendê-las não conseguimos. Mas onde está escrito que a mulher existe para ser entendida? Ela existe mais que por esse motivo. Existe para por em dúvida se de fato somos seres capazes de entender a sua complexidade. De forma alguma concordo que temos que entendê-las. Não se trata de machismo e sim de um pensamento mais abrangente no sentido de suas particularidades e peculiaridades. O fato de não conseguirmos entende-las, não significa que não devamos nos sintonizar com suas necessidades, seus desejo, angústias e os seus gritos muitas vezes tão altos que não conseguimos escutar com a nossa audição deficitária.
Seria muito fácil se conseguíssemos entender de uma forma mais simples e sem nenhuma busca mais aprofundada. Tanta facilidade estaria pondo em risco o louvor de uma conquista de desvendar um dos mistérios da vida que é a mulher. Não vejo e não tenho nenhuma intenção em entendê-las. Tenho sim, o desejo de compartilhar com ela a minha vida, as minhas dúvidas, o meu carinho e o meu amor.
Desvendar tudo na vida às vezes torna-a um marasmo e sempre óbvio. Não quero passar o resto de meus dias preocupado na busca por certos mistérios, descobrir tudo e não deixar dúvidas em relação a nada. Acredito que certas curiosidades existem apenas para serem apreciadas e perguntadas como, porque e pra que existem. Acho que esse é o grande prêmio de não saber tudo.
A mulher como conhecemos hoje já não é mais a mesma dos tempos de nossos avós. Ela já não age mais como as damas de séculos atrás. Não que isso seja mal. Depende muito do ponto de vista, depende da ótica em que se observe, aceite e respeite essa diferença.
A psicologia fala que o homem busca a mãe, na sua mulher ideal (como se fossemos, obrigatoriamente, o homem ideal), ou seja, procura encontrar uma mulher que se aproximar das qualidades de sua genitora e até mesmo características físicas. Vejo isso como um complexo de Édipo camuflado e muitas vezes mal resolvido.
Mesmo sendo portador de uma força física em sua maioria superior ao sexo “frágil”, caímos em medo ou dor diante de situações contrárias as que estamos acostumados. Não somos capazes de suportar as dores que elas suportam e nos achamos o sexo forte. É difícil entende-las? É sim! Concordo plenamente. Mas como disse antes, não precisamos entendê-las, não precisamos passar horas a fio tentando saber o que elas pensam, o que elas acham, ou até mesmo o que elas fazem no banheiro. As nossas diferenças sempre irão existir. As mulheres sempre terão necessidades diferentes das nossas. O que não quer dizer que as nossas são mais fáceis de resolver. O fato é que essa diferença tem que existir para que possamos nos completar em nossas diversidades.
As mulheres existem para, em conjunto com os homens, viverem em harmonia. As conquistas da humanidade não seriam possíveis se não fosse também por sua existência. Nem tudo na vida se precisa entender para conseguir viver harmonicamente. Aprecio isso que nos diferencia. Muitas vezes a vemos frágeis e muitas vezes a vemos como uma fortaleza. A situação mostra a forma de cada ser humano agir. Ninguém é completamente igual em todos os momentos da vida e com a mulher não seria diferente.
Por isso volto a afirma, não temos que entende-las. Isso é perda de tempo. Existem coisas mais importantes pra se confabular com o sexo oposto. A vida nos colocou um diante do outro para que houvesse uma união de pensamentos e uma fusão de desejos e necessidade. Então sejamos essa unidade em dois corpos e viva as nossas diferenças. E viva a esse mistério que se chama mulher.

 
Autor
gilsongonzaga
 
Texto
Data
Leituras
702
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/12/2008 10:56  Atualizado: 26/12/2008 10:56
 Re: A Mulher
É UM BOM VERSO. ISTO É NÃO SE ENTENDE NÃO SE PROCURA ENTENDER.
UM ABRAÇO
AMANDU


Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 26/12/2008 11:38  Atualizado: 26/12/2008 11:43
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: A Mulher
Sem dúvida que as diferenças existem, mesmo de mulher para mulher. No que concerne ao entendimento, esse aspecto é um corolário do dia-a-dia, uma perfeita aprendizagem. É como o reconhecer a natureza, o meio que nos rodeia, as atitudes que observamos, só que num patamar superior, o da própria mulher. A mulher como ser humano, é sublime, e um caso surpreendente de novos conhecimentos e reconhecimentos, diariamente.
Seu texto é muitíssimo válido, e ele próprio nos dá essa imagem.

Um abraço