Poemas : 

COMO A ARTE DE FURTAR É MUITO NOBRE p/Betha Costa

 
COMO A ARTE DE FURTAR É MUITO NOBRE

Este texto é de um autor anónimo do século XVII, atribuído muitas vezes ao Padre António Vieira, nunca confirmado, e trouxe-o à colação a propósito de um texto de Betha Costa "Vermelho" (i.e. a arte é mui antiga e vai-se perpetuando, pela “eternidade e mais um dia”...)

“Mais fácil achou um prudente que seria acender dentro do mar uma fogueira que espertar, em um peito vil, fervores da nobreza. Contudo ninguém me estranhe chamar nobre à arte, cujos professores, por leis divinas e humanas, são tidos por infames. Essa é a valentia desta arte (…) de gente vil faz fidalgos, porque onde luz o oiro não há vileza.

E prouvera a Deus não tivera tanto de nobre, pois vemos que e tudo o mais que tem preço; e os sujeitos em que se acha são, por meus pecados, os mais ilustres. E para que não engasgue algum escrupuloso nesta proposição, com a máxima de que não há ladrão que seja nobre, pois o tal ofício traz consigo extinção de todos os foros da nobreza (…) entendo o meu dito segundo o vejo exercitado em homens tidos e havidos pelos melhores do mundo, que no cabo são ladrões, sem que o exercício da arte os deslustre, nem abata um ponto do timbre de sua grandeza.”


In ARTE DE FURTAR, Ed. Estampa, Lisboa

 
Autor
arfemo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2599
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 24/08/2009 23:33  Atualizado: 24/08/2009 23:33
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: COMO A ARTE DE FURTAR É MUITO NOBRE p/Betha Costa
Caríssimo,
Agradeço por partilhares um texto tão preciso em significados e significantes.Eu era muito jovem e crente para saber - hoje talvez já passe da idade de para entender - que a força do ouro possa comprar corpos, almas, idéias e ideais. Que pela manutenção do poder há quem entregue-se a qualquer preço a todo tipo vileza e corrupção.Será que não cresci por dentro?
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/08/2009 11:42  Atualizado: 25/08/2009 11:43
 Re: COMO A ARTE DE FURTAR É MUITO NOBRE p/Betha Costa
Caro amigo!

Mais importante do que o seu texto é senti-lo novamente por aqui, senti a sua ausência e resolvi por isso viajar até aos seus textos mais antigos publicados aqui no Luso. Desta forma suprimi este espaço temporal, mesmo citando o nosso querido Einstein que diz que o tempo (ou tudo) é relativo, acabei por encontrar uma pequena forma de o ler.
Texto actualíssimo e interessantíssimo reafirmando-me este meu saber do mundo vendido por qualquer preço, creio mesmo que assim será por tantos e tantos outros anos. Esta venda colectiva que hoje enfrentamos, onde tudo tem um comprador e vendedor tem que terminar urgentemente. Eu lutarei enquanto puder por uma nova ordem mundial, precisamos de uma nova revolução humana, precisamos de reacender os valores humanitários, precisamos de dar valor à humildade e reconhecer a vontade do saber, do ser melhor pela arte do trabalho e no fazer diariamente com esforço, precisamos de estudantes com mérito pelo esforço para um dia se tornarem homens esforçados com mérito.
Caro amigo, para o próximo ano meu filho mais velho será médico, será o meu primeiro orgulho de vitória na batalha que travei com ele pelo gosto do saber; mas vou-lhe dizendo constantemente: não me apareças com um carro novo para me visitar, traz-me um projecto, um sonho, um querer profissional novo e assim poderemos falar sobre as tuas ambições e projectos, perceberás então que és verdadeiramente desta família.
Não me alongo mais apesar do prazer de escrever que tive neste comentário ao seu texto.

Amigo Arfemo, um grande abraço
JLL


Enviado por Tópico
(re)velata
Publicado: 25/08/2009 20:27  Atualizado: 25/08/2009 20:27
Membro de honra
Usuário desde: 23/02/2009
Localidade: Lagos
Mensagens: 2214
 Re: COMO A ARTE DE FURTAR É MUITO NOBRE p/Betha Costa
Parabéns por ter trazido esse texto de significado tão actual. Ainda hoje vai vingando a ideia de que «onde luz o oiro não há vileza»... Falta-lhes é nobreza (a outra!)!


Beijinho