https://www.poetris.com/
Friedrich Nietzsche : Os Fortes Aspiram a Separar-se e os Fracos a Unir-se
em 16/04/2014 19:19:10 (1790 leituras)
Friedrich Nietzsche

O crescimento da comunidade frutifica no indivíduo um interesse novo que o aparta da sua pena pessoal, da sua aversão à sua própria pessoa. Todos os doentes aspiram instintivamente a organizar-se em rebanhos, o sacerdote ascético adivinha este instinto e alenta-os onde quer que haja rebanhos, o instinto de fraqueza forma-os, a habilidade do sacerdote organiza-os. Não nos enganemos: os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se; se os primeiros se reúnem, é para uma acção agressiva comum, que repugna muito à consciência de cada qual; pelo contrário, os últimos unem-se pelo prazer que acham em unir-se; porque isto satisfaz o seu instinto, assim como irrita o instinto dos fortes. Toda a oligarquia envolve o desejo da tirania; treme continuamente por causa do esforço que cada um dos indivíduos tem que fazer para dominar este desejo.

Friedrich Nietzsche, in 'Genealogia da Moral'


Imprimir este poema Enviar este poema a um amigo Salvar este poema como PDF
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/11/2014 11:30  Atualizado: 17/11/2014 11:32
 Re: Os Fortes Aspiram a Separar-se e os Fracos a Unir-se
Nessa parte:
«(...)Todos os doentes aspiram instintivamente a organizar-se em rebanhos, o sacerdote ascético adivinha este instinto e alenta-os onde quer que haja rebanhos, o instinto de fraqueza forma-os, a habilidade do sacerdote organiza-os.»

Sou a favor do clichê « a união faz a força» desde que essa união seja benéfica em prol de uma boa meta e isso nada tem haver com doença mas sim de inteligência,só os tolos morrem pelo orgulho de sustentar o oculto de suas fragilidades.

No que se refere a questão da «oligarquia» até que concordo o mundo está repleto de exemplos assim,a gente ver logo nas escolas onde foi dela que nasceu a famosa palavra:Bullying e que já toma todos os espaços da sociedade e em todos os aspectos.

Links patrocinados

Visite também...