https://www.poetris.com/
Artigos > Eventos literários > EVENTO VIII - 2013

EVENTO VIII - 2013

Publicado por Eventos Luso-Poemas em 12-Jun-2013 14:44 (2351 leituras)

HISTÓRIA DE AMOR



Boa tarde!

Aproveitando a bênção do nosso Santo casamenteiro (e do clima romântico de quem celebra hoje o Dia do Namorados ), porque não escrever uma "História de Amor"?...


O desafio será escrever a vossa história de amor mais romântica, mais marcante, mais dorida ou mais duradoura... em apenas 70 palavras!


As regras deste evento serão as seguintes:



§ a recolha de trabalhos decorre até ao fim do dia 23 de Junho de 2013.

§ os trabalhos deverão ser enviados via mp para o perfil Eventos Luso-Poemas.

§ as obras poderão ser em prosa ou em verso, desde que não excedam as 70 palavras - as que não respeitarem esse limite serão desconsideradas.

§ cada autor/perfil só poderá enviar um texto.

§ os trabalhos deverão ser intitulados.

§ nenhum trabalho a concurso poderá ser divulgado pelo/com o nome do autor, em qualquer meio virtual ou social.

§ findo o prazo de entrega dos trabalhos, os mesmos serão publicados em texto conjunto, na página de perfil Eventos Luso-Poemas.

§ desta vez, a seleção dos melhores trabalhos estará a cargo dos próprios participantes, pelo que, findo o prazo de entrega, cada um receberá uma mensagem privada com a lista das obras. Cada votante/concorrente terá que colocar o seu voto, de 1 a 5, à frente de cada título, e devolver ao perfil remetente, este mesmo, do Eventos luso-Poemas.


§ o prazo para votação decorrerá durante a semana de 24 a 30 de Junho.

§ os participantes que não votarem em tempo útil serão desclassificados.

§ os resultados serão divulgados no dia 1 de Julho de 2013.

§ em caso de empate(s), prorrogar-se-á o prazo de apuramento de resultados por mais 2 (dois) dias, para que se possa descobrir o vencedor, ou o alinhamento do quadro de vencedores, através de voto sumário de um júri convidado. Este júri, sempre sob anonimato, será isento, exterior ao concurso, e de percurso de valor reconhecido, no Luso-Poemas.

§ os resultados serão publicados na área "Artigos" -> Resultados dos concursos.

§ relembramos que:


-a cada dez concorrentes corresponde um prémio, isto é, se se apresentarem a concurso de 1 a 10 trabalhos, será só atribuído um "Luso de Ouro" e destacados (publicitados) apenas os dois lugares seguintes, o 2º e o 3º lugares.

-se conseguirmos de 10 a 20 participações, conceder-se-ão dois "Lusos de Ouro" e destacados os 3º e 4º lugares.

-se concorrerem mais que 20 trabalhos, serão atribuídos três "Lusos de Ouro", com destaque também para os 4º e 5º lugares.

-seja qual for o número de obras concorrentes, de todas as que não estiverem nos lugares acima indicados, não serão publicitadas classificações, não prejudicando isso, de modo algum, o valor de cada uma delas, e, ainda mais, o mérito dos seus autores.

§ Findo o prazo de receção dos trabalhos, todas as obras serão publicadas, na página de Textos do perfil "Eventos Luso-Poemas", anonimamente, claro, para leitura, apreciação e comentários do público em geral.


Bom(s) trabalho(s) e divirtam-se, nas festas juninas!!



E L-P


Navegue pelos artigos
Artigo anterior EVENTO VII - 2013 EVENTO IX - 2013 .. "A Poesia é um descobrimento, um atingir de coisa imprometida" Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
neliaxp
Publicado: 12/06/2013 16:53  Atualizado: 12/06/2013 16:53
Luso de Ouro II
Usuário desde: 17/10/2010
Localidade: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 184
 Re: EVENTO VIII - 2013
Boa tarde:

O título está incluído nas 70 palavras?

Manuela Matos




Enviado por Tópico
LuizMorais
Publicado: 12/06/2013 21:08  Atualizado: 12/06/2013 21:08
Luso de Ouro III
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2153
 Re: EVENTO VIII - 2013
Algumas observações:

1. seria de bom alvitre que ficasse claro qual tipo de trabalho concorre.

história de amor= uma trama com começo, meio e fim, pelo menos inesperado, sarcático ou humorístico, embora determinado desde o começo,..

Desse modo, seriam desclassificados e sequer apreciados os textos sem apresentação de um conflito ou pelo menos de uma unidade dramática que possa ser claramente reconhecida e as digressões e extrapolações, incluindo elucubrações baseadas em temas aleatórios, sem liame com fatos ou situações relevantes, adaptados de forma forçada para parecer uma história;
Não se pode deixar isso a cargo dos que vão pontuar. Já foi visto em certames anteriores que textos totalmente alheios ao tema concorreram com os especialmente escritos para tal. O autor que quiser participar, deve construir um texto para o evento.

2. participação de autor/perfil fica bastante benéfica aos autores que possuem " fakes". Se um determinado autor possuir três ou quatro deles estará garantindo votos.

3. Nota justificada por quesitos. Não é tão difícil assim. A administração, ao mandar as planilhas para pontuação, manda junto os quesitos a serem avaliados. O primeiro quesito seria: o trabalho atende ao solicitado pelo evento? diante de resposta negativa, o trabalho seria desclassificado.

4. identificar o voto para a administração, não sendo divulgado aos demais. O autor, ao votar completa planilha com nome, data de nascimento, profissão, pais onde vive, endereço
e um numero de documento válido para eventual conferência. Sei que vai ser uma chiadeira, mas as sugestões visam apenas aprimorar . Se não apresentar os dados, voto desclassificado.

5. fixação de prazo certo para o inicio e termino da votação, para computo das notas e divulgação de resultados.
entre outras sugestões. estas são as minhas.








Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 12/06/2013 23:10  Atualizado: 12/06/2013 23:10
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1576
 Re: EVENTO VIII - 2013
bem, cá entre nós, foi um spam apropriado LOL



Enviado por Tópico
pedrobito
Publicado: 12/06/2013 23:31  Atualizado: 12/06/2013 23:31
Luso de Ouro
Usuário desde: 13/01/2009
Localidade: Leiria
Mensagens: 200
 Re: EVENTO VIII - 2013
Não concordo com este sistema de votação. 1 a 5 é uma escala muito pequena. Assim, estarei a dar 5 aos textos que gostar, mesmo existindo entre eles diferença. Penso que cada participante deveria de ordenar por ordem de preferência os restantes textos. Ou seja, de 1 até ao número de textos submetidos. O objectivo era que a cada texto fosse atribuída uma pontuação diferente, obrigatoriamente.

Vou participar! ;)

Cumps,
Pedro Domingues






Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 23/06/2013 12:52  Atualizado: 23/06/2013 12:52
Colaborador
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7168
 Re: EVENTO VIII - 2013
70 palavras... bom eu não sou um profissional, logo não me vejo a escrever uma história de amor em 70 palavras, a não ser que diga apens, eu te amei mas hoje minha querida, chegou o momento de pedir o divórcio e de lhe apresentar as razões pela quais eu deixei de a amar e lhe dizer que não merece a pena discutir, o meu advogado se encarrega de informar o advogado da minha ex-bem amada e pouco mais. logo, como não sou um bom escritor e não faço falta nenhuma neste concurso, não participarei com muito gosto de assim o decidir. Porquê? porque nunca gostei de ser limitado naquilo que faço a não ser numa margem mais alargada. Divirtam-se bem.
A. da fonseca

Enviado por Tópico
LuizMorais
Publicado: 23/06/2013 14:25  Atualizado: 23/06/2013 14:25
Luso de Ouro III
Usuário desde: 29/01/2012
Localidade: Piracicaba - SP
Mensagens: 2153
 Re: EVENTO VIII - 2013
Caro Alberto, acho que o molho é bem mais salgado do que diz. Quando me dispus a participar deste evento, escrevi um texto com o menor numero de palavras que pude. Sem fazer contas, apenas um texto mínimo contendo todas as nuances que eu achei que deveriam conter. Ao final, contei as palavras. Eram mais de 200. O que se seguiu foi dantesco. Mutilei o texto, retalhando-o para que " servisse" em 70 palavras. Ficou bom? Não sei. Pode até ter ficado mas não foi é o mesmo texto que originalmente escrevi. Também não fiquei muito contente tendo que me limitar a determinado número de palavras, escolhendo quais seriam mantidas e quais seriam eliminadas. Fui o " senhor das palavras" com decisão sobre a vida e morte delas. Tive que manter palavras que não queria e eliminar outras que mais gostei para atender o limite sem prejudicar a fluência e o entendimento. Está valendo com exercício, para a participação no evento. Senti-me um açougueiro. Acho também que atingi meu limite em sintetizar.

Links patrocinados