Crónicas : 

Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores

 
Nem sei muito bem como me meti nisto das escritas. Penso que foi a minha curiosidade que me trouxe até este mundo e depois fui ficando mais pela teimosia. Mas curiosamente também acho que este mundo não é de quem quer. É de quem sente inspiração embora essa nem sempre esteja presente quando mais se deseja. Mas é também e essencialmente, de quem tem gosto pelas palavras e se esforça por tentar fazer passar a sua mensagem, as suas ideias, as suas estórias; o que quer contar ou dizer aos outros, aos que o lêem. E já agora, sem fazer má figura. Especialmente se já teve algum sucesso no passado e quer preservar essas memórias sem se desiludir a si próprio nem aos outros, ainda que esse mesmo sucesso não tenha passado de algumas manifestações de apreço por parte dos amigos, que, na ânsia de agradarem (e isso ocorre com bastante frequência na internet e no mundo virtual que lhe está associado), o tenham feito de uma forma por vezes exagerada até, levando-me a pensar, no meu caso, que sim senhora, até tinha jeito para escrever umas coisitas... Só que, tudo é relativo.
Se não vejamos: quem se movimenta por estes meandros apercebe-se mais cedo ou mais tarde, que para ser lido e comentado tem de pagar na mesma moeda, caso o não faça o mais certo será ninguém dar pela sua passagem nem que escreva as coisas mais belas que se possam imaginar. Ou ainda, se já o fez garantindo dessa forma o seu popularismo ou o que lhe queiram chamar e entretanto se deixou dessas coisas (a maior parte acontece naturalmente pelo cansaço e já aconteceu a tantos aqui), em breve notará que os seus leitores se foram afastando para outras paragens onde a leitura lhes seja mais proveitosa...
É que quem lê, geralmente em sites que se dedicam a dar oportunidades de divulgação de escritas de pequenos escritores desconhecidos, também escreve e publica nesses mesmos sites e, como é natural, espera igualmente que o leiam e se não for alguém já conhecido na sua praça, terá de conquistar a pulso cada um dos seus leitores.
Quem for minimamente atento, em pouco tempo se aperceberá das regras que fazem o bom escritor, sê-lo. E reparem que não falo dos grandes, falo dos amadores que são a quase totalidade das pessoas que por aqui se passeiam neste e noutros sites idênticos. Portanto, sem leitores não há escritores dignos desse reconhecimento. Mas isto sou eu que o digo e o que eu digo não se escreve... portanto, escrevam! Quanto mais não seja, pelo prazer que vos der, como me continua a dar a mim, fazê-lo.


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2222
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
43 pontos
17
1
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 11/06/2011 18:16  Atualizado: 11/06/2011 18:16
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Eu podeira assinar por baixo, se soubesse escrever... mesmo assim, não desisto e ponho o dedo no abaixo-dedo-posto. Eh, eh! Ser escritor é, sim, mais que esperar retorno. É um tanto ser louco, outro tanto ser pouco... ajuizado. E sentir dos outros o muito que escrevemos nosso...

Beijinhos (o da praxe e o da admiração...)


Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 11/06/2011 20:05  Atualizado: 11/06/2011 20:05
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Eu assino por baixo das duas; de ti Cleo e da Sterea. Por teimosia também eu continuo a partilhar, escrever é algo que faço de impulso no caderno...e ser cabe a cada um sentir as palavras ou não

Beijos


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 11/06/2011 21:12  Atualizado: 11/06/2011 21:12
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Gostei de ler seu olhar, Cleo. Fiquei aqui pensando: escrever é um hábito ou um vício? Por mim, pode ser as duas coisas, porque continuo escrevendo de qualquer forma. Por outro lado, ler é um hábito ou um vício? Por mim, pode ser as duas coisas, porque continuo lendo tudo o quanto tenho tempo de ler. Muitas vezes não comento, mas, não quer dizer que não leio. Nesses anos de escrita recebi muitos emails de leitores, perguntando, elogiando, pedindo conselhos e até mostrando páginas em que citaram meus textos. Isto pra mim já é realizador. Talvez ainda não tenha a dimensão real de tudo isto, mas sei que muitas pessoas já leram alguma coisa que eu escrevi. Não me incomodo em receber comentários, nem todos tem tempo pra isso. O melhor de tudo, na minha concepção da escrita, é poder manifestar toda a inspiração que vai chegando interna ou externamente. Isto eu faço com prazer.

Até mais ler...

Adorei!


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 11/06/2011 23:56  Atualizado: 11/06/2011 23:56
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17925
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Certa vez Jô Soares disse (sobre os artistas em geral): "É um querer agradar não sei a quem e um querer chegar não se sabe onde..." Também assino embaixo com admiração. bjs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/06/2011 01:49  Atualizado: 12/06/2011 01:49
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
UM MARAVILHOSO TEXTO DEIXO MEU ABRAÇO.


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 12/06/2011 08:37  Atualizado: 12/06/2011 08:41
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Serei mais uma Cleo,
assinar por baixo desta tua crónica.O acto da escrita para a generalidade daqueles que aqui vão escrevinhando,mais não é do que uma necessidade, um vício (se preferirem...) e outros objectivos não podem ter do que indo partilhando com alguns leitores assíduos sim... os seus pensamentos.
Penso que todos nós acabamos por cair no inicio do site na ânsia de comentar com maior frequência.
Se muitas vezes se pode ser acusado que a finalidade com que alguns o fazem é para receber comentários em troca, também não é menos verdade que se não fossem alguns desses comentários (sinceros de alguns...) a Cleo e eu, e tantos outros) nunca saberíamos se minimamente a nossa mensagem é apreciada por alguns dos leitores.
Penso mais do que nunca o ciclo acaba por ser esse, porque só esse faz sentido.
Actualmente pouco comento, por opção, cansaço mesmo, mas continuo a ler atentamente algumas pessoas que por aqui andam. Desnecessário será dizer que concordo que alguns só comentam se forem comentados mas existe igualmente o contrário. Os leitores assíduos que o fazem quando lhes apetece.
Neste site já comentei tanta gente que nunca o retribui! Tanta!!! E mais... favorito textos, sem comentar, de pessoas que até já entraram em conflito comigo sem eu perceber bem porquê porque a mim o que me move é unicamente o gosto pela escrita. Tudo o mais é pura paisagem e ilusão...!
Fica o meu abraço,
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/06/2011 10:40  Atualizado: 12/06/2011 10:40
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Um texto muito verdadeiro. Gosto de escrever, estou em vários sites mas confesso que este é o MEU site. Estou neste momento a queimar os ultimos cartuchos aqui na net por falta de condições para continuar. Vou sentir a falta.

Uma verdade incontestável: a popularidade é efémera!
Beijo azul


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 12/06/2011 19:49  Atualizado: 12/06/2011 19:49
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
É uma moeda de troca que há muito deixei no fundo da gaveta,comento quando me dá na gana,escrevo o que bem me apetece e assim vou levando a escrita, Quanto ao Luso agora é a minha casa de férias,da qual tive imenso orgulho de pertencer e que não deixo por saudosismo, de vez em quando venho apanhar sol.Um amigo meu diz que no Brasil conheceu em tempos alguém que escrevia e que dizia, os poetas do Brasil lêem-se a si mesmo, é o que acontece também em Portugal com a escrita dita amadora, poesia não vende portanto andamos a ler-nos uns aos outros e a comentar-nos uns aos outros e a comprarmos-nos uns aos outros. Tocaste na ferida Cleo e muito bem, beijinhos.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/06/2011 20:58  Atualizado: 12/06/2011 20:58
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Uma excelente crônica cara Cleo.

A gente sabe porque escreve, eu particularmente escrevo por necessidade , vício até...escrevo para mim mesma, sou minha leitora,rs. Leio mais do que escrevo, outro vício.

Agora, postar nossos textos em sites literários é um desejo , talvez, de partilhar aquilo que nos dá prazer...
Elogios e comentários são secundários porque cada um tem "um olhar um gosto" e quem escreve por prazer não escreve para ninguém em especial e sim para si mesmo(sua necessidade) ou para todos que apreciem seus textos...

Qualquer um, que publica, gosta que leiam seus trabalhos e também gosta de elogios mas não necessita deles... com certeza.Mas,quem tiver a necessidade deste retorno( de elogios) está refém e está ferrado,rs.Irá logo desistir...

Quem escreve direitinho e com o coração sempre terá alguns leitores...

Desculpe minha divagaçào é só uma opinião singela e muito pessoal.

Abraços

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 16/06/2011 21:39  Atualizado: 16/06/2011 21:39
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Um olhar sobre a escrita, os escritores e os leitores
Cleozinha,
UM texto que me apetecia tê-lo escrito.
Um beijo e é sempre bom ler-te.
Nanda