Textos -> Outros : 

Olhando o espelho – Refletindo sobre a intolerância

 
Tags:  reflexão    intolerância  
 
<br />Olhando o espelho – Refletindo sobre a intolerância
Mauro Gouvêa

“O Homem mais tenebroso tem seus momentos iluminados: tal assassino toca tão corretamente a flauta; tal feitor, que dilacera a chicotadas o dorso dos escravos, é talvez um bom filho; tal idiota partilharia comigo seu último pedaço de pão. Existem poucos a quem não se possa ensinar convenientemente alguma coisa. Nosso grande erro é tentar encontrar em cada um, em particular, as virtudes que ele não tem, negligenciando o cultivo daquelas que ele possui”.
Marguerite Youcenar, in “Memórias de Adriano”

**********************************************

A leitura nos leva à reflexão. Certos “achados” são como tesouros que enriquecem nossa alma. essa passagem acima, em particular, espelha justamente nossos conceitos, critérios e percepção em relação àqueles que nos rodeiam.
Sartre afirmava “o inferno são os outros”. E não é esta a razão de toda nossa dificuldade de relacionamento? Nossa intolerância se agiganta quando tratamos de perceber os defeitos alheios, nossa língua é afiada e nossas observações ferinas. Esquecemos por um momento que todos somos humanos e passíveis de erros. Cobramos a perfeição alheia e raramente nos olhamos no espelho com a crítica necessária.
Acredito que se exercemos a difícil arte da clemência, da busca do que é bom e agradável nesta ou naquela pessoa que nos incomoda, seja em qualquer âmbito, cresceremos como indivíduos.
Não quero aqui dizer que devamos perder nosso senso crítico. Devemos sim, dosa-lo e sermos mais atentos ao que realmente interessa criticar. A crítica pela crítica, pela mesquinharia, pela inveja ou pela falta do que falar, em nada nos acrescenta. Se aprendermos a criticar construtivamente, estaremos mais próximos do crescimento e da solução dos problemas que os afligem.
Na política, a arte de coexistir, existe pólos divergentes, situações antagônicas e a saudável capacidade de fazer oposição. Não obstante, temos o péssimo hábito de sermos oposicionistas não por divergências ideológicas, mas por mesquinharia pura e simples, pela inveja do poder, por não podermos estar no lugar do mandatário.
Seria mais proveitoso exercer oposição com solução. A oposição como forma de fazer valer nossos direitos de cidadãos, lastreados no factível, no possível.
Até aos nossos “inimigos” devemos dar as mãos, objetivando o bem comum. Estar de lados opostos muitas vezes nos cega. Quando ocupamos as extremidades não olhamos para o que está no meio. Interessa-nos a ponta da corda que seguramos, a bandeira que levantamos.
E o que está no meio destes desencontros ideológicos? Uma pessoa, um povo, uma Nação, a história por fazer.
Houvesse mais tolerância em nossa política e seríamos mais fortes. Houvesse mais tolerância em nossa convivência com o próximo, com as divergências, seríamos mais humanos. Houvesse mais tolerância em tudo o que fazemos e seríamos menos cegos para um novo mundo que se descortina independentemente de nossa vontade.
Houvesse mais filósofos no lugar de soldados talvez ainda hoje existisse um Império Romano.


Todos os direitos reservados.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Mauro Gouvêa). Você não pode fazer uso comercial desta obra.

 
Autor
Mauro Gouvêa
 
Texto
Data
Leituras
6109
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 11/11/2007 16:50  Atualizado: 11/11/2007 16:50
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
 Re: Olhando o espelho – Refletindo sobre a intolerância
O texto tem lógica, sentido e a filosofia que lhe está subjacente é universal. Quase que se podia dizer que a ideia desenvolvida é tão universal e repetida que podia ter sido escrita por Jacques de la Palice. É aí que reside o problema, a verdade do texto é absolutamente insofismável, como tal impraticável ou seja, tudo isto é tão correcto que é utópico... e não fossemos todos humanos.
No fundo, é tudo uma questão de ética.
Bom texto.

Valdevinoxis