Comentário a "A VERDES", de RicardoC
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
Link para o texto original

"A VERDES", de RicardoC

E se enfim vós, Senhora, o nobre perfil
Houvésseis co'a mirada aborrecida,
Talvez volvesse aos olhos outra vida
A verdes na verdade um outro abril...

Quando o amor ao talento dava ardil
E com versos louvei-vos tão garrida!
Talvez volvesse então, enternecida,
A verdes olhos a graça feminil.

Assim, com vossos olhos no passado
-- A carta ainda à mão sobre o regaço... --
Imaginar-vos-ia, enamorado,

Quando a luz incidindo pelo braço
Beijasse os vossos lábios sem pecado
No beijo que mandei por forte traço.


-----------------------------

Percurso de leitura nº 16 (se quiser conhecer os anteriores, fica aqui o link)

RicardoC é um dos poetas do Luso com uma produção mais constante, quer em quantidade, quer em qualidade. Com um nível técnico elevadíssimo, pode não ser devidamente apreciado e valorizado por quem não possuir um certo conhecimento sobre teoria de versificação.
A propósito, se quiserem saber mais sobre este tema, um dos textos mais interessantes que li a este respeito foi sugerido precisamente por um post aqui do Luso, no fórum "Teoria Literária": um "Manualzinho de Versificação", escrito por Matheus Mavericco, e que se pode encontrar neste link.

Encontro, na obra de RicardoC, algo semelhante ao que apresentei no meu último percurso de leitura, dedicado a um poema de maria.ana: mais do que inovação, há aqui a procura de equilíbrios, de uma perfeição na expressão e no seu conteúdo, prescindindo de excentricidades que poderiam prejudicar a harmonia da criação.
Parece haver, nos textos de ambos os autores, algo semelhante à "imitatio", um conceito artístico que vigorou praticamente até ao Romantismo, que contrapõe a arte ao artifício.
O pintor Nicolas Poussin define muito bem esta ideia: "A novidade em pintura não consiste primordialmente em um novo assunto, mas em boa e nova disposição e expressão, e portanto o assunto, de comum e velho, passa a singular e novo."

Assim sendo, RicardoC utiliza várias formas tradicionais — a oitava, o cordel, a esparsa —, mas o soneto é, sem dúvida, a sua forma preferida. Através dele, o sujeito poético aborda vários temas, como o amor (com os seus momentos de deslumbramento, sensualidade, ternura e desilusão), a viagem (sobretudo tendo como cenário a natureza), a essência da palavra e da poesia, trivialidades diárias, apontamentos satíricos etc.
No geral, os poemas demonstram uma vasta cultura literária e não só — a par e passo, por exemplo, aparecem curiosidades e referências históricas especialmente relacionadas com o Brasil. Essa cultura também se nota no registo linguístico, em que as expressões mais eruditas acompanham um léxico popular, o que torna a leitura particularmente enriquecedora e estimulante.

No seu blogue pessoal (cujo endereço poderão encontrar na página do perfil do autor), RicardoC diz: "Espero contar com o comentário de leitores atentos e gente com sensibilidade poética por acreditar que o poema acabado não precisa ser o fim de uma experiência, sim o início de um diálogo." Espero que este texto corresponda a esse desiderato.

Escolhi o poema "A VERDES", cujo título põe em destaque um jogo de palavras existente no texto: no quarto verso é uma forma do verbo "ver", enquanto no oitavo se refere à cor. Ainda poderíamos acrescentar um terceiro significado que poderia surgir na mente de alguém que escutasse o poema sem ter à frente a sua versão gráfica: a forma verbal "haverdes", que permitiria uma outra interpretação da primeira quadra. Este é apenas um dos recursos estilísticos de que o poeta se socorre para criar um ambiente de recorte clássico, que se coaduna perfeitamente com a forma do soneto, que segue o modelo italiano, com decassílabos maioritariamente heroicos.

O motivo escolhido é um retrato feminino de contornos petrarquistas: uma mulher que irradia dignidade, de olhos claros, vistosa, elegante e moralmente imaculada.
Esta figura angélica e encantatória contrasta com a humildade do "eu", um vassalo sujeito às arbitrariedades do amor, que lhe dedica poemas, reconhecendo-se indigno do fulgor quase sagrado da amada.
Ela encontra-se numa circunstância trivial — a leitura da carta do seu admirador —, uma situação tantas vezes retratada nas artes plásticas, por artistas como Vermeer, Raoux, Winterhalter, Alden Weir e até o português Alfredo Keil, de cujas pinturas apresento em baixo alguns pormenores (clicar na imagem para aumentar).

Open in new window
O soneto termina com o sujeito poético sonhando que o beijo desajeitado com que se despediu na carta se converta em luz e que atinja a amada, por ser esta a única forma suficientemente digna de contacto com alguém que existe num outro plano, quase divino.
Parece haver aqui uma idealização platónica do amor que encontramos no já referido Petrarca, mas também em Camões, que arriscaria a dizer que será um dos autores de cabeceira de RicardoC.
O tom arcaizante do vocabulário e das construções, muitas vezes em anástrofe, contribuem para um ritmo e uma musicalidade perfeitos, conferindo uma graciosidade intemporal ao soneto e, por isso, parece-me um bom ponto de partida para a exploração de outros poemas deste autor.

Criado em: 8/4/2023 18:58
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "A VERDES", de RicardoC

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1940
Meu caro, os meus parabéns por mais um percurso de leitura ímpar.

Ele vai muito para além do objecto em si, o poema "A VERDES", e trabalha duma forma correcta e também simpática o seu autor.
A RicardoC todos temos de conferir consistência, e muita qualidade na mesma.
A sua obra também atravessa o tempo, não sendo de todo invulgar ele publicar poemas escritos nos anos 90, por exemplo. E são intemporais também por isso, porque poderiamos lê-los no contexto actual sem perder sentido, ou verdade.

Claro que andares a desencantar quadros do barroco, é maldade... lol
Ficou perfeito.

Deixando-me com uma pontinha de inveja (mas da boa) e cimentando a admiração.

Um abraço irmão
e boas leituras


Criado em: 11/4/2023 4:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "A VERDES", de RicardoC

Membro desde:
29/1/2015 10:19
De Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4865
Caríssimo, li com grande alegria o apanhado de tua leitura atenta de meu trabalho. Muito me honra a atenção com que me distinguiste, bem como a profundidade com que me lês.

D'um modo ou d'outro, acredito que a poesia possa promover o encontro de sensibilidades, mesmo em oceanos de dados digitais como essas páginas do Lusos.

Muito bom ter acontecido!

Muito obrigado mesmo!

Abraços, RicardoC.

Criado em: 19/4/2023 14:32
_________________
Ubi caritas est vera
Deus ibi est.
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados