Crónicas : 

DIARIO 3 (Berlus... o resto é malcriado)

 
Leitores da minha alma! Hoje estou mesmo deprimido. Ainda pensei atirar-me da janela abaixo – e de cabeça! Quando abri a dita cuja reparei que estava numa… cave! Cave! Ai, que desolado estou. Então pensei, porque sou uma pessoa de pensamentos e ideias – daí na escola chamarem-me idiota – ser atropelado por um comboio, mas o TGV ainda vai demorar e a última locomotiva já tinha partido há uma boa década. Se ao menos um Ben Laden qualquer, ou mesmo um Bush, atirassem umas bombas sobre mim… Nem isso! Por isso estou deprimido. Ah! Mas não sabem porquê? Eu conto.
Estava deitado na minha cama a ver um canal de TV, como qualquer cidadão quando acorda e não tem mais nada de útil para fazer, quando uma notícia arrombou as persianas dos meus olhos sonolentos e me abanou como um forte terramoto, daqueles que apenas existiam nos primórdios do planeta: Tinham dado um valente e mortal soco nos beiços do Berlus... qualquer coisa. Não digo o resto porque pode parecer indecência e os bons costumes devem prevalecer. O tipo, pelo que disseram, até é um gajo importante! Segundo a minha audaz curiosidade, estava numa conferência ambiental lá para os lados de Copenhaga.
Pensem como eu (até porque não têm outro remédio!). Se já se permite que se bata em tão doutas pessoas é porque o mundo está mesmo a chegar ao fim! Isto não podia acontecer! Nunca!
Vamos lá ver, eu até entendo. Aquele aparato policial que vi por acaso tinha a função de espancar os activistas injustos, ingratos e hipócritas, que querem que se acabe com a poluição já antes que seja tarde demais. Isto tem cabimento? Acabar já com a poluição? Como? Como é que empresas como a Microsoft, por exemplo, ou a General Motor, pagavam tais despesas? Querem levar os coitados dos homens à falência ou quê? Então, porrada nos gajos! E as petroleiras? Meu Deus, como é que uma Galp pagava a despoluição dos oceanos? Já viram o tamanho dos Oceanos? São um ror de vezes maiores que a terra! Eu percebi logo a jogada, porque sou matreiro… Se acabarem com os ricos, ficam eles a ser os mais ricos, porque é difícil alguém ter menos que eles…! Assim o status social subia… Porrada nos gajos!
Além disso, as mentiras que esses activistas pregam às pessoas incautas como eu!? Alguém já ouviu falar de algum navio, alguma vez, ter derramado crude no Oceano? Alguém já ouviu dizer, ainda que num boato, que as grandes empresas de software abandonam toneladas de lixo tóxico a céu aberto? Alguém já ouviu sussurrar que uma petroleira polua o ar com algum gás? Claro que não! É uma injustiça! Alguém anda a destruir a Amazónia e a derreter os Pólos! Sei quem são, sim senhor. Os activistas! Tiram fotografias à destruição sem repararem que a própria luz do flash fotográfico é a responsável pela contaminação dos solos, dos lençóis freáticos, do ar e dos mares. PAREM COM A PORRA DAS FOTOS JÁ! Porrada nos gajos!
Agora que os ministros do mundo querem chegar a um acordo real é que se vê isto! Façam lá as contas comigo e vejam se não tenho razão:
Estabelecem-se as grandes metas ecológicas e as pequenas. As grandes ficarão dependentes às pequenas, por isso vamos atender à data das mesmas. Reduzir os índices de emissão de carbono em 0,01 por cento até 2025. De 2026 a 2050 diminui-se mais 1 ou mesmo 2 por cento. Se ainda houver terra e gente na altura discute-se o resto. Assim as pobres grandes empresas têm pela frente 40 anos para gastarem uns milhares na despoluição, do que resultam umas dezenas de milhar por ano. É um bom programa. Além disso os ministros podem arreganhar a taxa e discutir as férias mais próximas com o saco – que não sei qual a cor que tem – à conta dos milhões que existem para distribuir por todos eles. Vantagem: Têm tempo de escolher os/as acompanhantes. É porque depois de tantas horas de retórica fará falta umas prolongadas férias…
Perante este cenário de boa fé dos ministros do mundo em controlarem a poluição e defenderem os grandes interesses económicos… António, cala-te! Agora também já és activista? Olha que vem aí uns gajos armados de bastões e sabe-se lá o que mais, levas uma daquelas coças, que logo vês! Desculpem-me, o que eu queria mesmo dizer era “os grandes interesses do planeta”. Mas todos perceberam, não foi?
Como podem reparar a minha depressão vem daqui. Esqueceram de uma força especial para cada ministro não levar uma coça de algum maluco activista! Imperdoável! Que seja a última vez que isto acontece! Reparem situações destas, de falta de segurança, podem levar a que os ministros se recusem reunir, e como fazem os acordos depois? Lá ficava o “Olho de Cherne” a apregoar aos peixes, o homem que até acho foi primeiro-ministro dum paizito qualquer da CEE… Dizem que fugiu antes de estalar a corrupção no governo, mas parece-me que isso é mentira. Além disso ali pagam mais e para ser patriota, como disse nas eleições, não precisava de cumprir o mandato até ao fim, não concordam?
Daqui deixo o aviso: Mais uma cena como esta em que toquem nos intocáveis eu suicido-me por insegurança dos ditos cujos. Depois não se queixem que não os avisei e não vos defendi. Será a paga que me dão!
Para terminar o meu desabafo, essa história do Berlus qualquer coisa de malcriado ser corrupto é tudo intrigas. O homem está a ser vítima de rituais da bruxaria mais maléfica conhecida no cimo do planeta. Mas é tudo por inveja, acreditem. Coitado do homem!

Nota de rodacomputador: O primeiro-ministro (eu) tomou a decisão mais importante do mandato – o orçamento de estado e a teoria da cartomancia. Notas explicativas no próximo diário se nada de mais acontecer. Obrigado por terem sido forçados a ler esta coisa.

António Casado
14 Dezembro 2009

 
Autor
antóniocasado
 
Texto
Data
Leituras
738
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 16/12/2009 16:22  Atualizado: 16/12/2009 16:22
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: DIARIO 3 (Berlus... o resto é malcriado)
kkk... gosto do seu escrever!
(ah, e do poetar também!)

Bom Natal