Textos -> Crítica : 

Carnaval ou Bacanal?

 
Tags:  carnaval    folia    bacanal  
 
Open in new window


Carnaval ou Bacanal?
by Betha Mendonça

No dicionário:

bacanal
do Lat. bacchanale
s. m.,
festim dissoluto;
devassidão;
(no pl. ) festas em honra de Baco (grafado com inicial maiúscula);
adj. 2 gén.,
crapuloso, orgíaco.

Carnaval
do It. carnevale
s. m.,
tempo de folia que precede a Quarta-feira de Cinzas;folguedo;orgia; entrudo.

Muitos brasileiros ficam de bico quando no exterior ligam o Brasil à devassidão, mulheres fáceis e vulgares, prostituição e tido tipo de permissividade.

Pergunto eu: como essa imagem foi produzida? Respondo eu: basta ver os folhetos de turismo, os comerciais que vão de carros a cervejas e até aqueles para produtos destinados ao público infantil. A grande maioria tem sempre uma mulher com um devote que vai até o umbigo ou uma minissaia que mal cobre um rechonchudo bumbum rebolante.

Hoje ao folhear os jornais e ler sobre o Carnaval, parecia que eu estava a ver revistas de mulheres peladas. Peitos siliconados da todas as formas e tamanhos, que no samba nem balançam de tão empinados.Comissões-de-frente com minúsculos tapas-sexo (se é que não são só pinturas!) e retaguardas sem absolutamente nada nem o démodé fio-dental.

Atrás dos Trios Elétricos multidões de adolescentes, jovens e adultos na maior “pegação”. Há quem beije mais de 50 pessoas diferentes em um só circuito.

Um telejornal exibiu reportagem sobre meninas de 5 a 8 anos que “estudam” nas Escolas de Samba e desde cedo aprendem a ser passistas. Estavam vestidas com trajes sumários e rebolando de modo extremamente sensual como as suas “professoras”.

Eu disse meninas de 5 a 8 anos!Isso no tempo em que os pedófilos nunca estiveram em tanta atividade como hoje. Em época que abusos sexuais, prostituição infantil e tráfico de crianças com fins sexuais estão em alta.

Com tristeza reflito: os estrangeiros têm mesmo uma visão deturpada do Brasil ou essa imagem somos nós que criamos e passamos?

O Carnaval é sob o ponto de vista econômico muito lucrativo para nosso país. Gera incalculáveis empregos temporários diretos ou indiretos, trás fabulosas divisas com o turismo para todos os estados da Federação. Mas, as cinzas depois da quarta-feira, espalham-se e emporcalham nossa imagem o resto do ano.


(republicação)
 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
7291
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
20
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 15/02/2010 16:04  Atualizado: 15/02/2010 16:04
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8096
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Muito pertinente e consciente o teu texto. Não devia ser permitida a utilização de crianças em espectáculos desses, nem devidamente vestidas, como sancionou um tal juiz brasileiro.
Hoje todo o cuidado é pouco com as nossas crianças. Parabéns pelo texto.
Beijo Betha


Enviado por Tópico
Massari
Publicado: 15/02/2010 16:08  Atualizado: 15/02/2010 16:08
Colaborador
Usuário desde: 07/12/2009
Localidade: Sertãozinho/SP
Mensagens: 1089
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Cara amiga, se me permites assino o teu texto.
Sem tirar um ponto, ou vírgula.
E acrescento ainda essas músicas horríveis e sem conteúdo acompanhadas por coreografias que enojam de tão vulgares
bjs


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 15/02/2010 16:24  Atualizado: 15/02/2010 16:24
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Compreendo que o Brasil use o Carnaval para fins turisticos - e fá-lo com propriedade (e não disse falo), embora s incorra em demasiados exageros que lesam a imagem humana de um país.

É possível que tais exageros não justifiquem de forma nenhuma a entrada de divisas, pois na verdade o país possue muitas outras aptências turísticas e acho que deveriam ser colocadas certas medidas, para minimizar os danos.

De qualquer modo, nunca gostei do Carnaval, talvez por não ser dado a festividades, mas também devido às gripes que se apanham por aqui, mal uma pessoa se descuida... rss.

Por outro lado, compreendo a alegria e a boa disposição que por aí reinam, pois o calor a isso desafia.

Por isso: Carnaval, sim; bacanal, não!

Um abraçooo!
Abílio


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 15/02/2010 16:25  Atualizado: 15/02/2010 16:25
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Oi Betha,
É triste, mas teu texto é uma das realidades brasileiras. É isso mesmo. A imagem que se vende do Brasil é essa, futebol e samba, mulher pelada, promiscuidade. Mas, por outro lado, o carnaval faz parte do exotismo brasileiro, faz parte de nossa cultura, cultura sem recalques.
Ademais, porcaria tem em todo lugar, visto de ângulos diferentes e abordagens, de acordo com os interesses de cada nação. Gosto muito de uma crônica do Arnaldo Jabor sobre o tema. A quem interessar é esta aqui http://arquivoetc.blogspot.com/2007/0 ... -carnaval-nossa-razo.html

parabéns pelo texto.
beijo






Enviado por Tópico
João Marino Delize
Publicado: 15/02/2010 18:13  Atualizado: 15/02/2010 18:13
Membro de honra
Usuário desde: 29/01/2008
Localidade: Maringá-
Mensagens: 1906
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Prezada Bertha,

Apesar que já não se vê tanta nudez nas escolas de Samba como a dez ou vinte anos atrás, ainda há muitos exageros.
As Propagandas, os BBBs da vida, acho que são piores
Tudo acontece, pois as mulheres não se valorizam e por dinheiro fazem de tudo e ficam até peladas.

Abraços:


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/02/2010 18:17  Atualizado: 15/02/2010 18:23
 Re: Carnaval ou Bacanal?
minha querida mana, eu vou tirar uns pontinhos aqui, uma virgulazinhas acolá, mas o seu texto chama a atenção se compararmos aos carnavais de outrora, que não voltarão mais. Você sabe que eu sou homem do Samba, pois, e o meu olhar é de dentro do Samba pra fora. nós sambistas temos uma única preocupação; preservar a nossa cultura popular. há desvios de conduta de alguns foliões, há, são forçados pela mídia em troca de fama. a mídia é a responsável pela disseminação dessa imagem da mulher brasileira lá fora, o que lamento, e tratando-se de Carnaval, fico triste também quando leio declarações do tipo; “as músicas são horríveis e sem conteúdo e acompanhados por coreografias que enjoam de tão vulgares”. Conheço profissionais do Samba, passista, ritmistas, cantores e compositores que levam seus shows pra fora do país sem se prostituirem. mostrar o corpo numa dança é uma arte sublimar que nem todo o estrangeiro ou brasileiro consegue enxergar. Só vêem; mulher bonita e gostosa = sexo. esse é um pensamento errado. e digo mais; já não se fala mais tanto no estrangeiro sobre a mulher brasileira nesse aspecto em muitos lugares respeitam a nossa arte. Somos um povo de país tropical, do Rio de Janeiro pra cima, roupa social; é bermuda, camiseta e sandália havaiana. rss
ah!... o turismo sexual. os estrangeiros falam muito disso né, são grandes interessados, milhares enchem os nosso litoral, e não está limitado ao nordeste não, já estende-se ao leste e ao sul. culpo os governos, a polícia e a justiça do Brasil pela falta de medidas coercivas sérias, pois acho que há interesses outros, tanto no estrangeiro quanto aqui que desconhece a minha vã filosofia. fico por aqui... mas antes; essas crianças de cinco e oito anos, por incrível que possa parecer, estão protegidas. organizações não governamentais estão por trás disso tudo, não dão só aulas de requebro, há todo um projeto de educação e conscientização afro brasileira, muitas daquelas meninas estariam nas ruas sem esse apoio. agora vou... fui

Beijos Betha... pois está na hora de eu voltar pro Samba. rss

José Carioca


Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 15/02/2010 18:35  Atualizado: 15/02/2010 18:35
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: Carnaval ou Bacanal? p/Betha
Notável este teu texto, que traduz uma realidade.

Infelizmente também or cá já vamos assistindo a tais efeitos, mesmo em crianças.

bj
Eduarda


Enviado por Tópico
miriade
Publicado: 15/02/2010 19:55  Atualizado: 15/02/2010 19:55
Colaborador
Usuário desde: 28/01/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 2171
 Re: Carnaval ou Bacanal?
Então Bheta, o caranval é esse evento que você descreve muito bem em seu ponto de vista, expressivamente.
O Carnaval, pelo que sei, tem origem pagã, nas festas e orgias da Antigüidade, realizadas no Egito, Grécia, e Roma em determinadas datas do calendário religioso. No Cristianismo tentou-se dar novo espírito a estes festejos, colocando-os no tempo que precede imediatamente a Quaresma. Porém, ficaram muito tempo proibidos, devido aos abusos que "tingiam" a moral. As mudanças que vieram com o tempo, fizeram, do carnaval uma empresa lucrativa juntando-se a isso condutas reprimidas que se extravasam pela exaltação nesse mundo ilusório de faz de conta,mas decerto não podemos negar, continua sendo uma das maiores manifestações de cultura popular, que mistura festa e espetáculo, arte e folclore,mesmo em sua maneira extremada... ao carnaval quem for da folia sonhos e alegorias,

Beijocarinho, Lu