Prosas Poéticas : 

Uma Lição de Vida

 
Já não sei se é pelas noites de lua cheia, ou se das chuvas ácidas que caem pela manhã. O certo, é que num sopro vindo do nada, certas almas são espicaçadas com veneno, sem se darem conta do transe maquiavélico, que apeçonha seus poros, bloqueando estes de se verem livres das impurezas. Se vai mesclando lentamente com as químicas sentimentais, perfidamente cegando-lhes a visão. Disfarçadamente acontecendo amiúde nestes últimos tempos de grande agitação. Aconteceu um caso, que andou de boca em boca até chegou ás teclas do teclado, daquelas máquinas isentas de cérebro mas portadoras de uma memória extraordinária.

O facto relatado, é sobre duas Senhoras, que em tempos passados sua amizade fazia brotar as mais gostosas gargalhadas entre sorrisos de girassóis virados ao alto. Inesperadamente algo aconteceu com as duas senhoras. Uma apeçonhou a alma, e seu nome é Inveja. Já a outra adoeceu, e seu nome foi Bondade.

Uma amizade que parecia ter raízes bem assentes na profundidade da terra, se inunda soltando os entrelaços num dilúvio desesperante, incompreendido. Deixando-se arrastar e devorar por sentimentos malditos, a Senhora Inveja deixa-se possuir. Até então, uma Senhora a ser perseguida como ídolo. Tudo começou quando a Senhora Bondade resolveu colocar traves à vida, depois de ter adquirido um dos sonhos da sua longa lista, uma própria habitação. Sofrendo as consequências, a sua vida social. A frequência das suas saídas se limitaram, seus trajes adqueridos até à data se mantiveram por longas épocas. Moderando com maestria suas economias expandindo assim o adubo. A senhora Inveja que já à muito contava com um castelo só seu, não mostrou grande alforria por sua amiga obter o seu próprio cantinho. Pelo contrário, ouve um certo desequilíbrio ou até mesmo o ruir de palavras em tom sinistro, contra a Senhora Bondade. Em seu lugar, a Senhora Bondade, não deu grande importância ao facto acontecido, apesar de o ter sentido. As sinistras passagens não ficaram por aqui.

Outrora, as duas Senhoras foram conhecidas como um par de flores vindas da mesma haste, seus gostos, pensamentos, até os sentimentos, jorravam o mesmo polen. Obviamente a haste se quebrou, cada flor desabrolhou-se em direcções distintas. Para a Senhora Bondade a ruptura desta amizade ficou-lhe longe de ser compreendida, numa antipatia esgotada do nada, corrompida. Por outro lado a Senhora Inveja se cegou de tal maneira com o egoismo, que deixou filtrar em si o desencanto da arrogância e rancor. Foi de tal maneira cruel, que deixou sua amiga morrer, da isolação da sua presença.

A Senhora Bondade malignamente adoeceu, cancerosamente enraizada não resistiu. Uma grande magoa a acompanhou na sua partida. Não podendo despedir-se de sua querida amiga. Durante o estado penoso da doença da Senhora Bondade, a Senhora Inveja afirmava que ela não estava tão grave assim, que eram somente gestos para chamar atenção de todos. Ser o centro dum pedestal, altaneiramente. Durante a fase terminal de sua amiga, resolveu ir passar férias até uma praia. Numa das manhãs de relaxamento junto à piscina do hotel, recebe um telefonema; alguém a informou da morte da Senhora Bondade...

Hoje, a solitária Senhora Inveja dedica-se há horticultura, com uma dedicação fora do comum. É na Primavera que ela se encanta, com o manto de girassóis estendido naquele vale da morte. Ela costuma dizer que os girassóis são anjos de luz, protectores das almas cegas.

A morte de sua amiga tocou profundamente sua alma. Algo, talvez uma mão sacudiu o pó que intoxicava sua alma podre, deixando entrar novamente uma luz poderosa de sentimentos aveludados. A inveja tronou-se solitária dos monstros peçonhentos da arrogância e egoísmo. Dando lugar à humildade, com a mente sempre atenta para possíveis inimigos. A Senhora Inveja, viveu o resto de sua vida tentando abrir luz, aqui e ali, com os seu predilectos girassóis; envergando sempre a capa da inveja, com orgulho. Não foi esta que queimou os laços de amizade. Naqueles distantes dias de amor e carinho que foi nutrido na amizade das duas Senhoras, a tal inveja era saúdavel, balanceava a extrema bondade da Senhora Bondade.


Maio 24,2009, feito para os 7 Pecados




Cina De Moura



 
Autor
De Moura
Autor
 
Texto
Data
Leituras
3606
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 07/03/2010 08:09  Atualizado: 07/03/2010 08:09
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Uma Lição de Vida
Tenho dificuldade em aceitar que a Bondade e a Inveja alguma vez possam ter andado de mãos dadas, a não ser que a Bondade não passasse de um Logro - mais concretamente uma Farsa.

Desde sempre a Bondade tem sido alvo dos maiores ataques por parte de pérfidos corações humanos, mas ela lá resiste, já meio confusa, percebendo que a Inveja, a Hipocrisia e a Mentira estão cada vez mais novas, como se se alimentassem do Elixir da Eterna Juventude nalguma nascente de preversidade por aí escondida.

Neste ponto estagna a humanidade: Nunca fomos tantos, mas também nunca fomos tão maus.
E eu acredito que não é apenas mau aquele assassina, rouba, esturpa, engana, etc., mas também aqueles que assistem impávidos como se o mal dos outros não fosse o nosso mal.

Um fenómeno que só o Egocentrimo explica!

Gostei da analogia, que através de um amizade improvável, me fez pensar um pouco!

Grande abraçooo!
Abílio

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/03/2010 10:18  Atualizado: 07/03/2010 10:19
 Re: Uma Lição de Vida
De Moura.

Gostei da reflexão.

Ainda bem que os pontinhos de escuridão
diante da imensa luz, quase nada são.

Bjs.

Ulysses

Enviado por Tópico
antóniocasado
Publicado: 08/03/2010 04:08  Atualizado: 08/03/2010 04:08
Colaborador
Usuário desde: 29/11/2009
Localidade:
Mensagens: 1656
 Re: Uma Lição de Vida
Ola

Querida amiga
O texto é relevante e de tal forma distinto que me atrevo a dizer que está magnifico. Ora, como poderão pois, seja quem for, vir dizer que a Alcina não sabe escrever? Cada qual professa da sua maneira o que sente e distribui esse sentir, como é o caso aqui.
Sem dúvida que este texto é o reflexo dum sentimento profundo, de uma mensagem onde se pretende dizer que apesar da vitória da inveja e da morte da bondade (da qual discordo)ela prolifera.
quando digo que discordo da morte da bondade é porque deve estar implícito em nós esse mesmo adjectivo para que possamos de uma forma coerente, mas vincada, lutar pela justiça. quando a própria inveja se manifesta e num claro aluvião de medo acena com a cabeça que fazer se não esperar a oportunidade certa para fazer valer a razão?
Metafórica-mente é assim. Será na vida real? Imaginemos que a Bondade matava a a Inveja. Que diriam da Bondade? continuaria a sê-lo? Talvez aqui as opiniões se dividissem. Então a melhor forma de combate é usar as armas do inimigo e nos protegermos dele. Cabe aos outros julgar a razão. Cabe a nós mostrar a superioridade da compreensão e da tolerância.

Um beijo
antóniocasado

Enviado por Tópico
TRIGO
Publicado: 11/03/2010 13:45  Atualizado: 11/03/2010 13:45
Colaborador
Usuário desde: 26/01/2009
Localidade: Cabeça-Boa - Torre de Moncorvo
Mensagens: 2309
 Re: Uma Lição de Vida
...
querida cina

Já não sei se é pelas noites de lua cheia, ou se das chuvas ácidas que caem pela manhã

.../ que
tenho inveja de ti!
Perdoa-me


Beijo