Textos -> Outros : 

Quem de nós é mais ignorante

 
Tags:  conhecimento    ignorância    experiência    INFORMAÇÃO  
 
Quando dizemos “fulano é um ignorante” queremos dizer com isto que a pessoa em questão é desprovida de conhecimento e informações sobre determinado assunto, tema ou questão de natureza transcendental. A palavra “ignorante” designa também o sujeito bruto, grosseiro e mal educado. Bem, o ser humano é mais do que pretende ser. É um complexo do que foi e do que é. Ele representa uma dimensão infinita, um conjunto de valores culturais e sociais. Neste sentido tomos nós somos ignorantes uma vez que somos limitados.

Nossa experiência e conhecimento sobre determinado campo ou assunto é resultado da nossa evolução racional. O ser humano é único ser vivo que herda conhecimentos e experiências acumuladas durante gerações, agregando outros conhecimentos e informações ao longo da sua trajetória.

Neste particular convém afirmar que há a ignorância pura e natural, na qual todos nascem e a ignorância dos sábios, que afirmam “só sei que nada sei” citado por Sócrates em seu discurso socrático. No Yahoo respostas há o seguinte questionamento o porquê de tal afirmativa de Sócrates. A melhor resposta escolhida por todos os votantes foi esta: “Sócrates chegou à conclusão que a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebê-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz.”

Visite O Homem, poço de incoerências

Juraci Rocha da Silva - Copyright (c) 2010 All Rights Reserved

 
Autor
Juraci Rocha Silva
 
Texto
Data
Leituras
2214
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.