Crónicas : 

"NINGUÉM É DE NINGUÉM"...mas precisamos uns dos outros

 
Tags:  coragem    anjos    ninguém    laço    juntos    afetivo  
 
CRÔNICA:
“NINGUÉM É DE NINGUÉM”....
MAS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS

“Somos todos anjos de uma asa só, para podermos nos abraçar uns aos outros, para não cair.”

Ultimamente, a expressão “ninguém é de ninguém”, parece ter tomado forma real, na nossa convivência diária. Dependendo do ângulo com que se reflete esta questão, dos desamores e dos rompimentos que acontecem entre as pessoas, a conclusão a que chegamos é de que realmente não nos pertencemos uns aos outros... talvez, porque não queremos mais este laço a nos prender...ou, talvez, ainda, porque não queremos assumir a responsabilidade de estarmos ligados a outros indivíduos de forma mais definitiva, principalmente, de modo afetivo.
Porém, o fato de nos julgarmos “livres” uns dos outros, não nos desobriga de uma certa responsabilidade de manter o sentimento de humanidade nos nossos relacionamentos familiares e sociais. Enquanto “humanos”, somos criaturas dotadas de sensibilidade, e, portanto, aguardamos, em nossos relacionamentos, um mínimo de consideração e, porque não dizer de caridade.
Em uma determinada época de nossas vidas, somos desprovidos da força e da coragem para seguir em frente, sozinhos. E, quando nos tornamos frágeis, é quando mais compreendemos a preciosidade de sermos respeitados e jamais rejeitados pelas pessoas que nos rodeiam. Pois a vida é uma gangorra: todos – em um período curto ou mais longo – sentiremos esta necessidade de um apoio real, para poder seguir em frente, com tempo para recuperar as energias e a vitalidade espiritual, e, de uma certa forma, senão nos sentirmos amados, pelo menos nos sentirmos incluídos dentro do círculo normal das convivências familiares e sociais.
Além da sensibilidade, somos dotados de inteligência. E, é através da inteligência que nos tornamos conscientes da necessidade de sermos amparados, quando o momento é de confusão e de desespero.
A conclusão de que “ninguém é de ninguém”, não nos tira a obrigação social de nos preocuparmos uns com os outros, no sentido de termos a consciência plena de que todos os nossos atos na direção de qualquer indivíduo trazem algum tipo de conseqüência, boa ou má. Quando aprendermos a pensar desta forma, pensaremos mais antes de agir, e estaremos habilitados a agir com mais humanidade, sem tanto desgaste afetivo a nos distanciar uns dos outros.
Quis a Providência que todos fôssemos “anjos de uma asa só”....porque não somos feitos para enfrentar sozinhos, as dificuldades da vida. E, sendo “anjos de uma asa só”, fica fácil de compreender porque temos de construir a Civilização do Amor, e não do ódio e da indiferença. Juntos – nós, seres humanos – voaremos mais facilmente na direção do destino que escolhermos: se for um destino de responsabilidade de uns pelos outros, compreenderemos que somos sim – todos de todos – e aprenderemos a deixar rastros positivos, sensíveis, que transmitem de uma para outra Geração Humana, que somos Filhos e Filhas de Deus, exercendo o poder de transformar a vida e o mundo – não em um campo de batalha – mas em uma viagem com destino para o AMOR.
Saleti Hartmann
Professora-Pedagoga-Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
4382
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 02/09/2010 17:29  Atualizado: 02/09/2010 17:29
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: "NINGUÉM É DE NINGUÉM"...mas precisamos uns...
Poetisa Saleti!

Nesta vida todos nós precisamos uns dos outros.
Mas tem quem se ache melhor do que o outro.
Infelizmente por vezes existem os que pensam que por terem uma aquisição melhor não precisam de nada.
O pãozinho que comemos diariamente, alguém plantou o trigo, outro fez a farinha outro fez o que veio até nossa mesa.
Lindo texto!

Bjinhos!
♫Carol