Poemas : 

Aonde Vais, Carlos?

 
Lá vai o Carlos... ignora-me, e toma boa distância de mim. Espantado, olho-me seguindo por ruas onde sempre passei, sem pensar, sem cuidar que fossem tão longas, eu apenas caminhava por ali, por um direito natural meu — eu construía, já não construo mais, o meu mundo! Lá vai o Carlos, e, a julgar pelas costas curvadas, carrega o meu mundo...

Olho-me... e torno a olhar; uso roupas que desconheço, não a camisa branca de sempre, mas amarela... ou, amarelada, da cor do pelo do cão do meu pai! Calço sapatos que nunca usei, bico redondo, tipo testa-de-touro, bem antigos, tão antigos que fazem parte da minha coleção infantil de imagens. Um modelo tirado do meu Almanaque do Tico-Tico... será?

Vejo-me passando bem devagar por uma moita de alamandas — por que as flores amarelas me encantam? Gosto de ver o sol explodir a sua luz intensa nessas flores, gosto de ver o contraste das formiguinhas pretas que percorrem a amarelura das flores. Nunca me canso das flores amarelas. Nesse ponto, eu e ele, o que caminha, temos algo em comum; gostamos das mesmas flores — ainda!

Eu caminho lá... a minha figura se arrasta com dificuldade, vai se desvanecendo lentamente, feito a ação do tempo sobre uma fotografia, mas — estranha mágica! — a foto envelhece assim, num segundo! E ele nem dá por isto, não o comovem as velhas fotos de si.

Estou à distância de Carlos; aceno, chamo-o, tento gritar, e o grito não sai; torno a chamar em voz mais baixa, mas ele não me atende, parece que só escuta o ruído dos seus passos. E segue. Vai dobrar a esquina da Rua da Estação — busca saídas... para onde?

Aonde vais, Carlos, aonde? Nesta hora tardia, perdeste o sentido, essência te é palavra estranha... ou não, ou será exatamente o contrário, e agora sim, chegas à essência última das coisas? Já não tens ilusões — mas caminhas ainda — por quê? Aonde vais, Carlos? Aonde?

[Ser conexivo não é a minha profissão de agora]

[Penas do Desterro, 02h00 de 20 de abril de 2010]

 
Autor
crstopa
Autor
 
Texto
Data
Leituras
793
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 23/11/2010 08:06  Atualizado: 23/11/2010 08:06
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Aonde Vais, Carlos?
Carlos,
Uma brlhante auto-análise onde das rotinas do poeta sobressai ainda a consciência de que nem tudo é automático na sua vida, ele continua sabendo que adora flores amarelas.
Bj
Nanda

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/11/2010 12:01  Atualizado: 23/11/2010 12:02
 Re: Aonde Vais, Carlos?
Carlos...as vezes, construimos caminhos que nos fazem perder o rumo,a essencia...que nos desiludem... caminhos quase sem saída...mas eis, que lá longe, quando cansados já estamos, encontramos a nós mesmos...e então, sacudimos a poeira e continuamos...e um novo caminho se mostra...aquele caminho dos nossos sonhos...o tão almejado e esperado...o segredo Carlos, é persistir sempre!

Teu texto é simplesmente maravilhoso...toca a alma!

beijos...

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 23/11/2010 17:11  Atualizado: 23/11/2010 17:11
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: Aonde Vais, Carlos?
Lá vai o Carlos... sei-o, pelo fundo do olhar onde se acham pontinhos de interrogar manhãs. E pelas mãos que se escondem nos bolsos, como se para esconder o que roubou da vida: tanto, que o peso lhe dói nos passos, tão pouco, que a leveza lhe ergue o olhar... ainda. O olhar atento ao caminho que deixa para trás. À frente...?... não interessa, desde que haja flores amarelas a demarcar o caminho, ou rios de ouro a indicar sol nascente...


Beijo!