Poemas -> Dedicatória : 

MORRO DE SAUDADE

 


Sentei à mesa para me lembrar do samba, cantei
Moreira, Carlos Cachaça e Adoniran. Busquei no fundo
Da memória a velha guarda da Portela, a malandragem
Do Bezerra e do Sant'Ana.

Foi numa roda de samba
Lá no morro da saudade que me juntei
De verdade a essa rapaziada boa!

Logo que cheguei avistei de Jesus
A Clementina, na mão (Um torresmo a milanesa)
Acompanhado de cerveja. Junto a ela sorridente
Estava Cartola e a Dona Zica não menos contente, com suas
Lindas eternizadas rosas (As rosas não falam)

Bati bola com o Nelson do Cavaquinho
Que cantou (A flor e o espinho) e só não acabou
Sozinho, por causa da (Mineira) do Nogueira.

Bem no longe (ouço uma voz) era o Candeia.
Às seis horas o morro inteiro chora (Ave Maria do Morro)
De Oliveira, cantava Dalva.

Carinhoso, o instrumentista Pixinguinha, toca seu trompete.
Lembrei dos (Meus tempos de criança), imaginando Ataulfo
Balançando a pança lá, na discoteca do Chacrinha.

Já era noite e o (Velho Guerreiro) incendeia...
Falou por metáforas pra chamar (Teresinha),
No morro, muita euforia quando Abelardo Barbosa
Lançava pro alto seu (Peixe Granfino), Candeia.

Vocês querem Bacalhau?

Eu ali, me lembrando de tudo!
Carlos Cachaça fazendo maior (Quizomba)
E lá na Vila do Martinho, (Vai vadiar) o Zeca Pagodinho .

Quase morro de tanta emoção
Quando o Nelson Gonçalves cantou
Com sua voz aguda a (Bethy Balanço) do Cazuza.

Cantei como nunca, dancei chorei outras vezes, sorri.
E morri de tanta alegria com a genialidade poética
Do Gonzaguinha cantando o (Eterno aprendiz).







Pequena Biografia dos compositores, cantores e artistas que participaram desta história.

Biografia Google / Wikipédia

Moreira da silva – (Nasceu no Rio de Janeiro em primeiro de abril de 1902 – Viajou pro Morro da Saudade em seis de junho de 2000 – Também conhecido como Kid Moringueira

Carlos Cachaça, cujo nome original é Carlos Moreira de Castro (Rio de Janeiro, 3 de agosto de 1902 — Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1999) foi um compositorbrasileiro e um dos fundadores da GRES Estação Primeira de Mangueira.

Adoniran Barbosa - João Rubinato -(Valinhos, 6 de agosto de 1910 — São Paulo, 23 de novembro de 1982), mais conhecido como Adoniran Barbosa, foi compositor, cantor, humorista e atorbrasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, o qual acabou por se confundir com seu criador dada a sua popularidade frente aos demais.

Bezerra da Silva - José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor e violonista, percussionista e interprete brasileiro dos gêneros musical Coco e Partido Alto, sub-gêneros do Samba. Considerado o embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical, também é considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto.

Clementina de Jesus da Silva (Valença, 7 de fevereiro de 1901 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) foi uma cantorabrasileira de samba. Também era conhecida como Tina ou Quelé.

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonistabrasileiro. Um dos fundadores da Primeira Escola de Samba da Mangueira.

Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira, foi a última mulher do sambista Cartola

Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1911[1] — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1986) foi um importante músicobrasileiro. Sambistacarioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.

João Nogueira (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1941 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 2000) foi um cantor e compositorbrasileiro. Desde o início de sua carreira ficou conhecido pelo suingue característico de seus sambas. É pai do também cantor e compositor Diogo Nogueira.

Antônio Candeia Filho. mais conhecido como Candeia (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1935 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1978), foi um importante sambista, cantor e compositorbrasileiro.

Vicentina de Paula Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira, (Rio Claro, 5 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1972[1]) foi uma cantorabrasileira.

Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973) foi um flautista, saxofonista, compositor, e arranjadorbrasileiro.

Ataulfo Alves de Souza (Miraí, 2 de maio de 1909 — Rio de Janeiro, 20 de abril de 1969[1]) foi um compositor e cantor de sambabrasileiro, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata "Capitão"Severino.
José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim, 30 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988), o Chacrinha, foi um grande comunicador de rádio e considerado o maior nome da televisão no Brasil, como apresentador de programas de auditório, enorme sucesso dos anos 1950 aos 1980. Foi o autor da célebre frase: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia". Em seus programas de televisão, foram revelados para o país inteiro nomes como Roberto Carlos, Paulo Sérgio e Raul Seixas, entre muitos outros.

Martinho José Ferreira (Duas Barras, 12 de fevereiro de 1938) é um cantor, compositor e músico brasileiro. Graças a Deus gozando de boa saúde, mas,não poderia deixá-lo de fora do (Morro de Saudade)

Zeca Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositorbrasileiro, filho de Iréia e Jessé.

Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento, 21 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantorbrasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhôes de cópias vendidas.

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um cantor, compositor e poetabrasileiro que ganhou fama como símbolo da sua geração como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Sua parceria com Roberto Frejat foi criticamente aclamada. Dentre as composições famosas junto ao Barão Vermelho estão "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul"

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945 — Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.



Aqui ficam os meus agradecimentos a todos esses e a tantos outros poetas compositores que enfeitaram minha vida e a vida de milhares de brasileiros, quando plantaram em nossos corações as sementes de suas canções.





 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1302
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.