Textos : 

No telhado de lajes quentes...

 
Pela tardinha, gostava de se sentar no telhado de lajes ainda quentes do sol da tarde. Estava sempre a remendar qualquer coisa. Geralmente eram chapões de remendos que colocava em cima de outros, que, por sua vez, se tinham já rompido. Mas o que importava mesmo era estar entretida com alguma coisa. Outras vezes também me fazia tranças no cabelo. Sempre mais do que duas, por via da grossura do cabelo! Chegou a fazer-me meia dúzia em volta do pescoço.
Pouco me lembro do que falávamos nesses bocados, visto que a tenra idade que tinha não me permitiu gravar tudo como devia ser, mas as histórias de tempos muito antigos, que falavam de lobos e de crianças que guardavam rebanhos sozinhas no cume da serra, essas, estavam sempre presentes. E eu, sentada ao seu lado, vibrava com cada uma delas como se as ouvisse sempre pela primeira vez, ainda que fossem as mesmas.
Houve uma que me marcou mais do que as outras; contava que certa vez, na sua meninice, e numa dessas idas até à serra, para onde a mandavam com o rebanho de ovelhas, deveria ser perto do meio dia, quando, subitamente, escureceu como se fosse noite! Os animais, baralhados, ou movidos pelo instinto, vieram deitar-se ao seu lado apaziguando-lhe o pavor que sentia. Ao contar-me aquilo, e passados tantos anos, ainda não sabia a explicação para o que lhe tinha acontecido. Hoje todos sabemos que se tratou de um eclipse total do sol, mas a minha avó, que muito provavelmente foi testemunha de um fenómeno raro a que só uma pequena parte da humanidade assiste, viveu e morreu sem o saber. Mas, se calhar, isso nem seria assim tão importante para si...


Open in new window



*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1032
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/03/2011 01:02  Atualizado: 30/03/2011 01:02
 Re: No telhado de lajes quentes...
História bonita e contada ao relento do Mundo talvez. As avós sempre se lembram de tudo o que existe no Mundo para nos viver.
Abraço para ti e obrigado
Amandu


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 30/03/2011 01:11  Atualizado: 30/03/2011 01:11
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17966
 Re: No telhado de lajes quentes...
Também importante sentir o perfume das suas palavras em poesia. Bjs e obrigada