Prosas Poéticas : 

O menino e a bola

 
O menino e a bola
 

("O menino jogando bola”, tela de Carlos Prado).

Ele olhava o entusiasmo do sobrinho com o futebol. Mesmo com sua pouca idade o pequeno já sabia discorrer sobre os fatos de um derby, principalmente internacional. Era Real Madri pra lá, Barcelona pra cá, Milan, Juventus de Turim, Bayern… Sem falar nos jogadores: Cristiano Ronaldo, Kaká, Del Piero, Klose… E o tio via tudo aquilo admirado e recordando do menino que fora. É, em seu tempo não havia as facilidades a tanta informação como hoje, não havia TV a cabo, computador, nem internet. Acompanhava o esporte bretão quando tinha um jogo na TV ou quando assistia o programa especializado no assunto. E, claro, sabia também, de cor, os nomes dos jogadores de sua época (Rummenniggee, Zico, Dasaev, Sócrates, Ramon Diaz, Van Den Berg, Mc Ilroy, Panenka, etc…) e tal como o sobrinho era exímio com a bola e sabia tudo de futebol. Bons tempos… Pensava.

Lembrava-se que castigava as bonecas da irmã, quando lhe faltava a bola para jogar; mutilava as coitadas, fazendo da cabeça das mesmas a sua pelota. O leitor, inocentemente, há de perguntar: mas por que faltava bola para jogar? Bem, as vidraças dos vizinhos, às vezes, teimavam em quebrar ao contato com a bola… Era isso… E, claro, os vizinhos, muito compreensivos, furavam a pelota. Ele sentia um carinho especial por seus vizinhos… No jogo ele driblava meio mundo de adversários, batia escanteio e ia cabecear e ainda por cima defendia; esqueci de dizer que às vezes jogava sozinho. Mas, tinha uma turma sempre disposta a uma partidinha. E iam lá correr pelos campos baldios, a desfilar seu repertório amador de dribles no barro, a dar caneladas e “banhos de cuia” nos colegas de jogo… Sempre tinha um que não gostava; as brigas eram inevitáveis, mas nada demais, nada que não fosse resolvida no jogo mesmo.

Hoje existem até escolinhas, com professores especializados, isso quando a própria escola não disponibiliza as tais escolinhas. Ah! Pensava ele, mas nada disso se compara a uma pelada jogada no barro batido, principalmente em dia de chuva e ficar todo enlameado. Memórias que ele recorda com felicidade.

Mas, de repente, ele volta à realidade rodeante e ouve a voz de um pequeno, do seu pequeno e miúdo sobrinho escalando-o: tio, vamos jogar. E lá foram os Rummennigges, os Sócrates, os Zicos, os Platinis enfrentar os Kakás, os Ronaldinhos Gaúchos, os Adrianos…

(Danclads Lins de Andrade).

 
Autor
Danclads
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1782
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
simplesmente
Publicado: 22/08/2011 22:10  Atualizado: 22/08/2011 22:10
Da casa!
Usuário desde: 27/04/2010
Localidade: de,,, Évora,,,reside em Setubal
Mensagens: 237
 Re: O menino e a bola
gostei da sua prosa e do quadro tambem

Enviado por Tópico
Danclads
Publicado: 28/08/2011 11:48  Atualizado: 28/08/2011 11:48
Da casa!
Usuário desde: 14/07/2011
Localidade:
Mensagens: 373
 Re: O menino e a bola
Obrigado poeta, o aplauso do escritor é a satisfação do leitor.