Poemas : 

Sergipe - um estado brasieliro - Lizaldo Vieira

 
Sergipe é estado basileiro de origem tupy, cujo nome é = a rio dos siris, ou siriípe, no dialeto indígena. A origem do Estado de Sergipe data de 1534, quando da divisão do Brasil em capitanias hereditárias integrou o território sergipano à Capitania da Baía de Todos os Santos. Desta época, até conseguir sua autonomia polica
A primeira tentativa de colonização no estado de Sergipe ocorreu a partir de 1575, quando os padres jesuítas Gaspar Lourenço e João Salônio ocuparam terras sergipanas e conquistaram algumas aldeias e por onde passaram, fundaram as missões de São Tomé e edificaram pequenas capelas dedicadas a São Tomé - nas imediações do rio Piauí .provalvelmente no atual município de Santa Luzia do Itanhy) -, Santo Inácio - às margens do rio Vaza-Barris (Itaporanga D'Ajuda) -, e São Paulo..O território sergipano passou por sucessivas invasões pela posse do seu território,vez por outras foram realizadas expulsões pelos de índios. Em Sergipe ocorreram domínios de holandeses, e portugueses, até a concretização da independência definitiva.
A ausência de portugueses nas terras sergipanas incentivou a invasão de piratas franceses que contrabandeavam pau-brasil. A necessidade de colonização era urgente. Além de bloquear a ação de intrusos, a conquista das terras facilitaria a comunicação com a importante região de Pernambuco.
As tentativas de ocupação de Sergipe, encontraram forte resistência dos povos indígenas. Que só se concretizou definitivamente em 1590, após violentas guerras e combates pela posse da terra, de índios e tropas invasoras portuguesas, comandadas por Cristóvão de Barros.Por ordem da Coroa portuguesa Cristóvão de Barros fundou o Arraial de São Cristóvão, sede da capitania, à qual deu o nome de Sergipe Del Rey. Sergipe,teve sua colonização desejada por sua localização facilitar as comunicações terrestres com o resto do nordeste, alem de possuir terras férteis para o plantio e mandioca,milho e criação de gado.
inicia-se a criação de gado e o plantio de cana-de-açúcar.
O gado serviu de base para a economia, só sendo superado com a chegada da cana-de-açúcar, cultivada nos solos festeis do Vale do Cotinguiba. A cana de açúcar culminou com a chegada dos primeiros escravos vindos da África e servir na mão de obra canavieira na lavoura e no engenho açucareiro Nas disputas do novo território os holandeses aqui estiram e, em 1637, fincaram suas marcas.
Em Sergipe, a invasão holandesa foi catastrófica, causando muita destruição. Em São Cristóvão,por exemplo. A ocupação deu-se com incêndios na cidade,com destruição da lavoura, roubo de gado, desestruturação de toda vida social e econômica do povoamento. Quando somente no ano de 1645 as terras de Sergipe Del Rei controladas pelos portugueses quando é retomado o processo de povoamento e recuperação da economia.Sergipe é um estado da republica federativa do Brasil, que em 1696, consegue sua autonomia jurídica e política com a criação da Comarca de Sergipe, sendo Diogo Pacheco de Carvalho nomeado como primeiro ouvidor. Em 1698 foram instaladas as primeiras vilas: Itabaiana, Lagarto, Santa Luzia e Santo Amaro das Brotas.
Em 1892 é promulgada a primeira Constituição do Estado.
Estado do Sergipe se limita, ao leste, com o Oceano Atlântico.
Ao sul e oeste, com o Estado da Bahia e, ao norte, com o Estado de Alagoas
Área total do estado: 21.910,3 km2. Relevo: planície litorânea com várzeas e depressão na maior parte do território. Ponto mais elevado: serra Negra (742 m). Rios principais: São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Real, Piauí, Japaratuba. Vegetação: mangues no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga na maior parte do território. Clima: tropical atlântico no litoral e semi-árido.
No tocante à sua posição absoluta, Sergipe situa-se entre as latitudes sul de 9°31´11°34´ e as longitudes oeste de 36°25´e 38°14´,cujos pontos extremos são:
ao norte, a barra do rio Xingó ,em Canindé de São Francisco;
ao sul, a curva do rio Real, no povoado Barbeiro em Cristinápolis;
ao leste, a barra do rio São Francisco, na ilha de Arambipe , em Brejo Grande;
ao oeste, a curva do rio Real, no povoado Terra Vermelha, em poço Verde;.
O estado de Sergipe possui 75 municípios
O goverdador é Marcelo Déda Chagas, sergipano de(Simão Dias, 11 de março de 1960) é um advogado e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Com carreira política em seu estado natal, Sergipe, ele foi deputado estadual e federal. Em 2000 foi eleito prefeito de Aracaju, cargo que ocupou de 2001 até 2006, quando renunciou para disputar o governo estadual. Elegeu-se governador de Sergipe naquele ano e foi reeleito em 2008, cargo que ocupa atualmente.




Q U E S E D A N E C U S T O d e V I D A - Lizaldo Vieira
Meu deus
Tá danado
É todo santo dia
O mesmo recado
La vem o noticiário
Com a
estória das bolsas
Do que sobe e desce no mercado
De Tóquio
Nasdaq
São paulo
É dólar que aume...

 
Autor
Lizaaldo
 
Texto
Data
Leituras
2323
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.