Poemas : 

Invisível

 
Invisível
 
Quantos ontens já fazem?... Qu’importa? Parecia que o passado era bem ali, como ir na esquina. Na esquina? Ele lembrava do Seu José, bicheiro famoso da região, a quem sempre saudava com um “bom dia”, quando saia para o trabalho e com um “boa noite”, quando chegava. E o Seu Erasmo do Bar? Sempre atarefado, envolto com os bêbados que povoavam o ambiente, mas também muito firme e prestativo. Onde estaria agora D. Maria, cuja mercearia “Colombo” era uma das mais freqüentadas da cidade? E Seu Miguelino, da Padaria? Sempre com um sorriso largo e pão quentinho saindo do forno...

Pensava em como era tudo, em como era a cidade, em como eram as pessoas, em como ele era. Trabalhava nos Correios, andava a cidade inteira, conhecia cada cidadão, e todos lhe respeitavam. Não havia, do lugar mais obscuro ao palacete mais pomposo nada que ele não conhecesse.

Vieram os anos, vieram outras responsabilidades, casamento, filhos, idade, aposentadoria... O ócio, o vazio, as limitações. – O senhor não pode sair, dizia um. – O senhor só vai se for acompanhado, dizia outro. E ele, agora, tinha como campo para andar o interior de sua casa até o limite do portão.

O tempo passou... A limitação de andar apenas em sua casa (vivia em prisão domiciliar, sem ter cometido nenhum crime) o fizeram ficar mais vacilante em seus passos ao ponto de ter que se locomover de andajá. Mal andava, regrediram seus movimentos, sua coordenação motora estava comprometida.

Passou a viver sentado, a olhar o mundo como um mero expectador. Foi ficando invisível, invisível, invisível... Até sumir no esquecimento... E entrar nos domínios do passado.

(Danclads Lins de Andrade).

 
Autor
Danclads
Autor
 
Texto
Data
Leituras
705
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/11/2011 21:46  Atualizado: 19/11/2011 21:46
 Re: Invisível
Bah, que se pensarmos na idade fenecemos antes do tempo... Nem todos administram muito bem a idade, no meu caso só em pensar nos 50 aninhos me estremece rs... Mas é verdade, a "invisibilidade" nos remete ao passado. Gostei imenso do texto. Abraço

Niki


Enviado por Tópico
gabrielas
Publicado: 21/11/2011 12:54  Atualizado: 21/11/2011 12:54
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2010
Localidade:
Mensagens: 539
 Re: Invisível
O tempo voa, é verdade, mas o texto, excelente, não me passou despercebido.
Gabrielas