Crónicas : 

Empregos na Terceira Idade

 
Tags:  emprego    terceira idade  
 
Empregos na Terceira Idade
Copyright Soaroir
terça-feira, 13 de março de 2012

“Liderança e Motivação”


Para liderança, entre outros sinônimos, escolho “comandar”. E acrescento que, do meu ponto de vista, só possa ser assumido por um indivíduo com conhecimento adquirido pela prática e o estudo.
Tomo emprestado a introdução da professora Irene Azevedo¹ para falar dos profissionais de terceira idade que, por necessidade financeira ou psicológica, necessitam voltar ao mercado de trabalho: Vivemos num mundo de mudanças constantes e, sem percebermos, nossa mente acostumada ao ritmo do dia a dia, (...). Embora sobre assunto paralelo, este introito bem se aplica a uma constatação que pouco ou nada existe a respeito.

Muito bem. Tenho mais de 20 anos de experiência como secretária executiva bilíngue – inglês/português e, apesar dos convenientes artigos promocionais de que esteja chovendo emprego, e isto digo com conhecimento de causa, para o velho não funciona. O máximo que se consegue é, nas redes de postos de atendimento direcionado a trabalhadores que buscam inserção no mercado de trabalho, sermos encaminhados para agências de emprego, engodo que ainda não consigo entender o objetivo.

Convenhamos. Que empresa apostaria em uma ex-executiva de 64 anos, aposentada e há muito fora da sua área; que para sobreviver aceita posições bem menos complexas e com salários ínfimos?

Que credibilidade se pode passar para os “embofiosos” recém-formados executivos? Que plano de carreira podem esperar de nós que só queremos continuar existindo?

De certo os tempos mudaram. Executivos caem as pencas no mercado de trabalho infestado de “MBAs” “Harvard,s” e similares que oferecem ao sangue novo a motivação e consequente liderança. E nós? E nós?
Só nos resta a vã experiência.

(sem revisão)


Soaroir de Campos
São Paulo, SP
13 de Março/2012
http://socronicas.blogspot.com/


Open in new windowVocê pode exibir/reproduzir desde que (©Soaroir Maria de Campos em Luso-Poemas - "data de publicação") seja visível. Proibido copiar/criar obras derivadas/obter ganhos comerciais.

 
Autor
Soaroir
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1087
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.