Textos -> Religiosos : 

TIRANDO DÚVIDAS TEOLÓGICAS

 
Tags:  morte    Jesus    cruz    dúvidas    trindade    teológicas  
 
Amados, diante dos inúmeros questionamentos que observei na postagem de Anna Karenina e, por entender que, pessoas podem ansiar em resolver as mesmas dúvidas, resolvi repassar o pouco do conhecimento adquirido. Desde já, faço ciência a tantos quantos tenham dúvidas, concernentes a Palavra de Deus que, pretendemos ajudá-los no possível. Espero que este texto seja esclarecedor.

Comentário de Anna Karenina em 30 agosto 2012 às 11:28

Ana- Muitas religiões cristãs ensinam que Deus é uma Trindade. No entanto, veja o que a Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.” Na verdade, a Bíblia nunca fala de Deus como pertencendo a uma Trindade. Veja os seguintes textos bíblicos:

“Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Deuteronômio 6:4.

“Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — Salmo 83:18.

R- Quando a Palavra de Deus diz: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo”, de forma alguma está negando a autoridade e/ou existência do Filho de Deus, tampouco do Espírito Santo. Seria como se Deus Pai negasse a Si mesmo.

“E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.”(Lc 12:8-10)

“Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.” — João 17:3.

R- Único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste.
A Palavra nos exorta a não praticarmos a idolatria. Toda honra e glória seja dada ao Senhor. A Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A Palavra de Deus não si contradiz. Falta-nos discernimento.

“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12.25)


Ora o medianeiro não o é de um só “Deus é apenas um.” — Gálatas 3:20.


Ana- Por que a maioria das religiões cristãs diz que Deus é uma Trindade?

R-Porque é de fato. Entende-se por TRINDADE a unidade existente entre três pessoas, distintas, em uma só. Cada uma, com um propósito; dotadas de sentires que lhes são peculiares.

A Bíblia diz que O Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Portanto,três pessoas em uma só.

HÁ EM DEUS PAI TRIALIDADE

a) Primeira pessoa: Deus Pai - o Todo-Poderoso;

b) Segunda pessoa: O VERBO: A PALAVRA DE DEUS
( Inicialmente, só a Palavra vd. A.T; no N.T a Palavra ganhou forma corpórea – JESUS – "No princípio era o Verbo,o Logos, em seguida,o VERBO se fez ouvir.A Palavra ganhou forma corpórea -JESUS- e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus ... E o Verbo se fez carne" (João 1:1, 14);

Parafraseando: No princípio era a Palavra que se fez ouvir, através do Senhor Jesus, antes, a Palavra, estava com Deus e habitou entre nós - Jesus.

c) Terceira pessoa: O Espírito Santo, ou, seja: O ESPÍRITO DE DEUS. O PODER DE DEUS em ação – no V.T o Espírito de Deus sobrevinha sobre três classes de pessoas: Profetas, reis e sacerdotes, não fazia morada nelas. Deu-se esse fato, após cumprida a promessa do Filho de Deus no N.T em Atos dos Apóstolos capítulo 2. A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO.

No início de tudo, estavam: O Pai, A Sua Palavra, e o Seu EspíritoA TRINDADE. Três em uma Única Pessoa (Gn1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança”. Deus Pai não estava só.

O PLANO DE DEUS PAI - A Sua Palavra teria que ser proferida, ministrada, espalhada por toda a terra – Plano de Salvação. Ele – Deus Pai – precisava preparar alguém para essa obra grandiosa. Um homem separado do pecado e dedicado a obra de Deus. “Um homem comum;” de carne e osso. Com sentires peculiares a qualquer outro homem, e, com limites carnais – sentindo dores, sangrando, amando, afligindo-se, chorando, clamando; nascido de mulher – santa para gerar um santo – qualidades do que foge do pecado – ; fisicamente, um homem comum; dotado de caráter irrepreensível, incorruptível; determinado a cumprir na íntegra, o plano de Deus concernente à Salvação.

Por seu caráter manso, retidão e obediência, Deus Pai, o escolheu e o ungiu profeta, entre todos os profetas; dotou-LHE de autoridade e dons, dentre eles: curas divinas, revelação, sabedoria,ciência, operação de milagres, etc. Através Dele, abriu a porta para a Salvação; fez Dele O CAMINHO, para tal.

JESUS, o homem nascido de mulher, o profeta maior, cheio do Espírito Santo de Deus – teria que ser, realmente, um homem cheio do Espírito, para suportar o martírio que Lhe sobreviria e vencer as tentações.

FILHO DE DEUS - A tantos quantos Deus chamou para a Sua maravilhosa Salvação deu-lhes o nome de Filhos de Deus – antes, filhos dos homens.

– não se tem conhecimento de tamanha obediência e santificação. Ele – o Cristo de Deus – não fugiu diante da missão maior que LHE fora confiada: A MORTE DE CRUZ POR AMOR AOS HOMENS – Na época, a morte de cruz era destinada aos maus feitores: ladrões, assassinos, etc.

Não foi a morte de cruz que o tornou verdadeiramente Filho de Deus, mas a causa da sua doação – Ofereceu a SI próprio, como "O CORDEIRO DE DEUS" PURO AMOR.



Comentário de Anna Karenina em 30 agosto 2012 às 11:28

Desde pequena aprendi no colégio de freiras sobre o mistério da Santíssima Trindade e o que mais me apertava o juízo era entender como Jesus orava pedindo ajuda ao pai sendo que o pai era ele mesmo.


R- Jesus foi um homem separado para uma grande obra. Um profeta. Viveu como homem – com limitações humanas. Após a Sua morte, o seu “espírito glorificado” sentou a destra de Deus Pai, para reinar eternamente – como o Filho de Deus. Em vida, na qualidade de Filho, ele orava ao Pai, pedia-LHE ajuda, como qualquer filho de Deus, nas horas de aflições. Vd. Jesus no Getsêmani ( Mt 26:36-42)

Jesus morreu e foi ressuscitado pela força de Deus o Pai

R- Exato, Ele é o PODER.

Então, como Ele poderia si ressuscitar se as Escrituras dizem que ele morreu como humano?

R- Em verdade a morte é peculiar ao ser humano; a ressurreição é o encontro do espírito do homem com Deus, alcançando a VIDA ETERNA. Jesus não “si” ressuscitou. ELE FOI RESSUSCITADO PELO PODER DE DEUS PAI. Foi atraído para Deus. Está vivo, o espírito é imortal, reinando em glória.

Deus é eterno não pode morrer.

R- Jesus morreu como homem. O que precisamos entender é que, sendo Ele cheio do Espírito Santo,.tinha Deus em si. Dessa forma, sendo homem, ele era Deus.

Sendo Jesus Deus como ele poderia ter morrido? Pesquiso sobre muita coisa, as religiões são várias cada qual com suas crenças e a gente tem de respeitar todas, mas podemos pesquisar quando algo não bate bem.

R- A pesquisa nos leva ao conhecimento, desde que as Fontes sejam confiáveis e verdadeiramente esclarecedoras. A Bíblia é um livro espiritual, discernido pelo Espírito Santo – o Ajudador – através do dom de Revelação da Palavra. Os estudiosos entendem a letra, lhes falta a Revelação. O problema não está em não bater bem, mas em não haver entendimento e conhecimento da Palavra de Deus.

Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; (Mateus 22:29)

Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. - (Hebreus 3:10)

A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam-se a conhecer-me, diz o Senhor. - (Jeremias 9:6)

Louvo a Deus, pela abertura que este site proporciona aos assuntos religiosos. Que Deus nos abençoe e nos dote cada vez mais de entendimento e discernimento de Sua Palavra, pelo poder do Espírito de Deus.


http://depressaoepoesia.ning.com/prof ... ando-d-vidas-teol-gicas-1
TEXTO IMPFAV Recife, 11/09/12 às 04h59min
Bpª Rogessi de A. Mendes


Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1927
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/09/2012 10:13  Atualizado: 11/09/2012 10:13
 Re: TIRANDO DÚVIDAS TEOLÓGICAS
Um lindo texto, belo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/09/2012 16:23  Atualizado: 11/09/2012 16:23
 Re: TIRANDO DÚVIDAS TEOLÓGICAS
Assuntos religiosos são sempre polêmicos e expressam um PONTO DE VISTA, respeito.
Abraço de luz