Contos -> Humor : 

Ênio - o original, sem cortes

 


- Ênio -

Sentado na guia meditava sobre a vida. Ênio nasceu e não cresceu, atingido por uma deficiência do hormônio de crescimento. No alto dos seus 108 centímetros, tinha baixa estatura com proporções corporais normais. Sua família era normal e desde a infância ouvia dizer que não crescera devido a uma síndrome presente ao pós nascimento. Talvez um traumatismo craniano causado por uma queda quando aos três meses de vida, escapuliu da banherinha sobre a mesa e aterrissou de cabeça no ladrilho da cozinha.
Enquanto meditava ele apareceu. Ele! Ao mesmo tempo elegante e imponente, Zeus, o “deutsche dogge“, famoso no bairro pelo seu porte gigante, com 110 centímetros de altura.
Apavorado, Ênio encolheu-se, escondendo a cabeça entre os joelhos. Não se atrevia a enfrentar Zeus, que apesar do tamanho, possuía temperamento calmo e equilibrado.
Zeus aproximou-se, cheirou Enio e sem maiores cerimônias, levantou a pata traseira e usou-o como poste. Não podendo evitar Ênio ficou imóvel. Somente depois do banho, exaltou-se. Levantou-se disposto a enfrentar seu desafeto. Ficou cara a cara com ele. Fez uma careta. Cerrou os dentes, praguejando, punhos fechados e braços em posição de guarda. Zeus rosnou alguma coisa e afastou-se dois passos. Achando que era a ocasião oportuna, Ênio aproveitou-se. Mediu a distância e desferiu uma cabeçada e um chute bem dado no joelho do cão. Zeus não reagiu, apenas latiu baixo e saiu ganindo rua abaixo.
Exultante, Ênio comemorava. “ Viu papudo?”
Depois da refrega, a vida de ambos mudou. Enio, mais confiante, festejou o resultado da peleja com o dinamarquês. Na mesma noite, tomou um porre comemorando a vitória num bar com uma lambisgoia. Dizem que estão namorando, até deu-lhe uma joia de presente.
O dog alemão ficou na maior paranoia. Certo que foi visto correndo, com a língua de fora. Também foi visto com o joelho inchado e com uma pata numa tipoia. Ah! Um curativo na testa. Mas, quando perguntado, dizia aos cães amigos que havia tramoia. Não houve luta. Não apanhou coisa nenhuma. É que fora atropelado pelo furgão da padaria, quando corria rua abaixo, atrás da bicicleta do tintureiro.




" ...descrevo sem fazer desfeita,
meu sofrer e meus amores
não preciso de receita
muito menos prescritores."




 
Autor
LuizMorais
 
Texto
Data
Leituras
1159
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/04/2013 19:17  Atualizado: 21/04/2013 19:17
 Re: Ênio - o original, sem cortes
Olá, Luis.

Parabéns pela criatividade, pela fluidez da escrita, pelo 1º lugar no VI Evento :)

Continuação de uma boa tarde

Enviado por Tópico
GELComposicoes
Publicado: 21/04/2013 22:23  Atualizado: 21/04/2013 22:23
Membro de honra
Usuário desde: 04/02/2013
Localidade: Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
 Re: Ênio - o original, sem cortes
Muito legal!
Gostoso de ler.
Reforço os parabéns.
Abração.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 21/04/2013 23:52  Atualizado: 21/04/2013 23:52
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: Ênio - o original, sem cortes
Sr, Luiz,
Seu conto está esplêndido.Quem diria que o
pequeno Ênio seria um Davi a derrotar Golias?
Parabéns pelo merecido primeiro lugar no certame!
Abraço

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/04/2013 00:25  Atualizado: 22/04/2013 00:25
 Re: Ênio - o original, sem cortes
Eu já tinha comentado, quando da divulgação dos mini-contos, que "Ênio" era um dos melhores. Além de atender critérios próprios do conto, tem um conteúdo incrível. É leitura super agradável. Premiação merecida.

Parabéns Luiz.

Abraço,

Sandra.