Artigos : 

O que são 20 centavos?

 
Tags:  brasil    corrupção    Protesto  
 
Precisa tanto para demonstrar uma insatisfação por causa de míseros 20 centavos? Afinal, o que são 20 centavos? Na verdade, não dá nem pra comprar duas balas de menta. Então, porque toda essa movimentação por causa de tão pouco? Pois bem. Eis que os 20 centavos na tarifa das passagens de ônibus nada mais é do que o estopim de um descaso que a população, principalmente a mais jovem do Brasil não aguenta mais. Não adianta dizer que essa geração não tem futuro porque as escolas estão acabadas, a educação esquecida e os professores desiludidos. Eis que o brado dessa geração que sofre as mazelas de governos corruptos explodem agora pelas ruas e avenidades de todo o país. Como atalaias eles soltam as vozes de protesto pelo mau uso do dinheiro público, pelo descaso com a educação e pela saúde.
Ninguém consegue mais ficar calado diante das propagandas governamentais de que o país está crescendo e desenvolvendo. Ninguém acredita em PAC ou outros planos mirabolantes de propaganda enganosa. O povo sabe que o que mais acontece no dia a dia são os descontos absurdos de impostos que pagamos. Obras paralisadas, dinheiro jogado no lixo e o povo paga a conta do desperdicio. Ninguém consegue mais aturar um país onde os políticos ganham muito dinheiro para não fazerem nada e professores ganham tão pouco para se matarem em sala de aulas sem nenhuma estrutura física. Estava na hora de eclodir o grito de liberdade. Na hora de despertar o gigante adormecido. Na hora de soltar o brado de um país melhor. Não somos a geração que fica só nas redes sociais escrevendo asneiras. Muito pelo contrário, as redes sociais são os meios de convocar as pessoas para as ruas. Brasil: ame-o!
Está na hora desses políticos, gestores e lideranças saberem que o povo já não mais se deixa engabelar com o circo da bolsa miséria. Não é mais possível conviver com os descasos políticos e desvios de verbas da educação e da saúde. Queremos um transporte de qualidade, uma educação de qualidade, uma saúde de qualidade. Queremos respeito. Uma sociedade digna da grandeza que é o nosso país e nossa gente. Vamos as raías da revolução. Vamos as ruas reivindicar o que é de direito a cada cidadão brasileiro que é a sua dignidade. Não dá mais para viver no ostracismo que os políticos acreditavam que viviam os brasileiros. A realidade é essa. Queremos um país melhor.
O que são 20 centavos? Para algumas pessoas nesse país de beleza natural, gente alegre e feliz, é a conta de comprar um pão para alimentar os filhos. E, as vezes, nem 20 centavos esse pai de família têm para alimentar seus filhos. E, então vemos estádios construídos pela bagatela de 1 bilhão e 300 milhões de reais. Para quem e para quê? Ainda bem que os jovens do Brasil acordou. Antes tarde do que nunca. Agora o Brasil entra nos trilhos ou acaba-se de uma vez. Parafraseando um recente político brasileiro: Pior do que está não fica.

Odair José da Silva

Poeta e Escritor.
 
Autor
Odairjsilva
 
Texto
Data
Leituras
1217
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.