Poemas : 

O INCONFORMADO

 
O INCONFORMADO
 

Quem me criou, para viver me habilitou? Momentos há que chego a acreditar que só estou neste mundo de meu Deus por um misterioso acaso! Chego a pensar que fui feito e jogado na vida sem nenhuma defesa, sem mecanismo de proteção! Calma os indignados! Será possível que um poeta está fadado a só escrever sobre o amor, a lua, as flores, as mulheres e sobre eles mesmos? São temas valiosos, tanto que os tenho versejado em poemas em versos primorosos, mas que mal há em um poeta filosofar? Se sou amigo do saber, do conhecimento, que mal há, poeta filósofo eu vir a ser? E mais, indagações fervilham em minha mente – naturalmente! Só estou tentando expressá-las numa linguagem: quase poética!
Retomando a primeira estrofe, não me refiro à proteção que a todo ser vivo foi garantida: instinto de sobrevivência; instinto de permanência da espécie; forma físico-orgânica compatível com o Habitat; seu modo de vida suave ou tirânica,... não é a isso que me refiro, falo de mecanismos de sobrevivência do Ser espiritual, moral, psíquico,... do Ser abstrato! Aqui, dispenso a crítica dos materialistas radicais, nada entenderiam nem querem entender isso – sejam felizes com suas teorias do só material! Calem-se também os religiosos radicais, donos da verdade – sapiência! De duas uma: ou fui feito com defeito ou fui feito imperfeito – perfectível? Perfeição adquirida com muita lentidão! Certo, de infinito, eterno e imortal tenho vaga noção! Mas, meu pobre Ser Imortal tem sofrido duramente,... Eu Espirito, sou sensível, emotivo, afetivo,... disso tudo dependo! Não estou dizendo que me faltam tais alimentos, não, não, seria ingratidão! Fui localizado junto a pessoas que me amam realmente – família: minha proteção! No caminho encontrei outras que me amaram de paixão, de amor sem restrição,... Meu corpo carnal bem alimentado, saciado! Já, Eu Espirito, sempre inconformado! É que, parte de mim, o Eu Espiritual, anseia por algo que desconhece, que nunca viu ou se viu não foi aqui! Quem garante que em outra dimensão eu já não vivi e morri?
Essa minha parte abstrata, vive uma abstração, quase ausência do mundo material, enquanto o corpo se alimenta, ama,... a alma se ausenta ou reclama – tudo vai mal! Há uma frase que diz: o conformado é o equivocado neste mundo, vive sem pensar: vai sendo levado “como Deus quiser”! Graças a nós, os inconformados, o Mundo tem melhorado! Espírito igual ao meu nunca fica de braços cruzados – transformador e aprendiz,... Com Espírito igual ao meu o progresso está garantido! Destemido, se há erro – diz!














Manoel De almeida

Postei esta crônica com um erro no título desta forma O INCONCORMADO, é assim ficou por vários dias, ainda que o poeta JogonSantos houvesse me alertado através de uma msg, que não li; fui lê-la justamente, hoje,estou escrevendo esta nota para exaltar a dignidade do colega que me avisou e a grandeza de todos que evitaram críticas, talvez porque já me conhecesse e daí concluírem ser apenas um erro de digitação; mas, ainda assim, pode-se perceber o alto grau de companheirismo honradez de todos dessa casa, o Luso Poemas.
 
Autor
ManoelDeAlmeida
 
Texto
Data
Leituras
1597
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
34 pontos
18
4
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 12/10/2014 20:14  Atualizado: 12/10/2014 20:14
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 7120
 Re: O INCONCORMADO
Olá Manoel,

Eu acho louvável
quando o poeta
escreve desta forma.
E não fica penas nos
textos de amor etc.
Gostei!Encontre-me aqui.

Abraços,
Mary Jun

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/10/2014 21:13  Atualizado: 12/10/2014 21:13
 Re: O INCONCORMADO
minha mamis costuma dizer que nasci de 7 meses pq além da minha super curiosidade em tudo,me interesso por tudo,adoro aprender,ouvir, ver e rever o novo e o antigo, raramente fico quietamente em algum lugar,tenho sempre q estar em movimento, só q as vezes sinto uma dor profunda dentro de mim,uma ansiedade de saudade q n faço ideia do q ou de quem, é tal e qual vc descreve,um inconformidade de pensar,pensar e depois exclamar: a vida é só isso?! não n acredito,tem q tem alguma coisa a mais por ai em algum lugar,acho q é isso mesmo q vc disse, essa inquietação fz o mundo alavancar, a vida girar e o inédito acontecer. obrigado pela leitura, curti e muito sua exposição,afinal se n fosse a coragem visionária dos sonhadores q aventuram,o mundo ainda morava com os dinossauros,n é?















Enviado por Tópico
RayNascimento
Publicado: 13/10/2014 07:05  Atualizado: 13/10/2014 07:05
Membro de honra
Usuário desde: 13/03/2012
Localidade: Monte Roraima - tríade fronteira Brasil/Guyana Inglesa/Venezuela - - Amazônia - Brasil
Mensagens: 6544
 Re: O INCONCORMADO
Gosto muito de vir aqui
pois aqui é o encontro
Com o esbanjar sabedoria
De um mestre em poesia.
Ray Nascimento

Open in new window

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/10/2014 11:26  Atualizado: 13/10/2014 11:26
 Re: O INCONCORMADO
Gostei e me identifico com o texto, se não fossem os inconformados e também os curiosos, o mundo, realmente não evoluiria.
sds.