Crónicas : 

Isso é Portugal!

 
Tags:  Turismo: Portugal  
 
Isso é Portugal!

Sempre quando chegamos à grandes cidades, a dica é ficar em lugares centralizados, pois facilita o reconhecimento do local.
Em Lisboa não foi diferente, ficando pois, no centro da cidade, logo ali perto do imponente monumento em homenagem ao Marquês de Pombal, que foi muito importante para a criação de Lisboa.
Passando por essa obra incontestável, percebemos que não estávamos num lugar comum, onde o nariz apontava, nos deslumbrávamos, passando a seguir pela Avenida da Liberdade, descendo pelo Rócio, olhando atentamente para cada obra de arte que é a construção portuguesa, com seus prédios encantadores. Terminando a primeira etapa do passeio no lindo rio Tejo com sua orla maravilhosa.
Notamos que a cidade é muito arborizada, apesar das árvores estarem sem folhas, por causa do inverno, mesmo assim fica uma paisagem muito bonita.
A cidade tem uma infinidade de atrativos, com uma vida noturna muito boa e o importante é que não precisamos ficar com medo de sair andando pelas ruas, porque os bandidos não atacam as pessoas com arma na mão, tampouco de forma violenta. Assim a noite fria esquenta, com a grande quantidade de bares, restaurantes e casas de shows.
Como turista gosta muito de comprar - pode até faltar euro no bolso - não faltam lugares para adquirir aquela lembrancinha, quanto aos Shoppings os mais badalados e com preço em conta são os shoppings Colombo e Vasco da Gama, um fica bem distante do outro, mas como o metrô de lá funciona, a gente pode “correr” a cidade toda dessa forma gastando muito menos.
Por falar nisso, tem também os ônibus de turistas, que tem um andar encima, ele passa em lugares estratégicos, onde seu ponto de partida é a famosa praça do Marquês de Pombal, onde fica situado também o lindo parque Eduardo VII.
Esses ônibus leva-nos a passeios imperdíveis como o Oceanário, que mostra toda fauna marinha, com um imenso aquário central com peixes exóticos como a Raia Jamanta, o Peixe lua e um imenso tubarão.
Tem também o Jardim Zoológico, que vai mostrar animais que muita gente nunca viu, como rinocerontes, golfinhos, gorilas e várias espécies de animais exóticos.
A cidade se divide em duas partes como Salvador, tem a cidade alta e a baixa, o interessante é que comecemos pela cidade baixa, mas a cidade alta é igualmente bela, onde ali perto tem um castelo, muito visitado, do lado oposto tem a praça em homenagem a Camões, um grande escritor português que narrava as epopeias sobre as grandes navegações portuguesas.
A cidade tem inúmeros museus, cada um para um tipo de tema, onde o que mais chama atenção é o museu da rainha, imponente e tem uma capela muito linda, onde tivemos a oportunidade de acompanhar uma missa cantada em latim, passando por uma passarela no subsolo, nos encaminhamos para uma praça com um monumento igualmente enorme em homenagem aos navegadores, dali pode-se seguir para o Parque das Nações e ganhar “ o mundo” , ali fica o oceanário, e o Shopping Vasco da Gama, é a parte mais nova de Lisboa.
Depois que as opções lisboetas se esgotarem, não se esqueça de conhecer as cidades vizinhas, igualmente lindas, onde as que mais chamaram a atenção foram: Sintra, com cenários lindos lembrando os romances antigos, onde vislumbramos o castelo do Pena, uma verdadeira aula de história medieval, construído no século XIX; da mesma forma a cidade de Óbidos e Batalha que parecem recém saídas de histórias de contos de fadas; Também temos cidades modernas como Caiscais e Estoril conhecidas pelas suas suntuosas praias.
O prazer de visitar Portugal deixa saudades, numa metrópole onde a priori tudo dá certo, muito bonito e organizado, em que a pessoa tem que visitar pelo menos uma vez na vida, onde essa lembrança jamais será esquecida.


Marcelo de Oliveira Souza,IWA


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa em Literatura
site: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso Literário
blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: @marceloescritor

 
Autor
marcelooso
 
Texto
Data
Leituras
768
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.