Crónicas : 

PASTOREANDO PALAVRAS

 
Tags:  amor    poesia    palavras    idéias    aprisco    Pastorear  
 
Quando leio alguma coisa que me toca profundamente, fico tentando aplicar ao meu dia-a-dia, às minhas práticas de rotina, aquela essência que me cativou.
Certo dia, li um poeta (não lembro o nome, o que é um pecado) que dizia ser um pastor de palavras...:"vou pelo mundo pastoreando palavras, como quem conduz ovelhas pelo caminho"...mais ou menos assim, dizia a sua poesia.
Pois bem, hoje, procuro também pastorear as minhas idéias e palavras, como se fossem ovelhas de um aprisco que não deve se perder à toa...por aí...
Compreendo que, ser pastora de idéias e de palavras, é conduzi-las de uma maneira que consigam acender uma luzinha dentro de um coração, de uma mente... de uma vida.
Pastorear idéias sem usar o litígio gratuito, que mata a sabedoria, o conhecimento e a compreensão já nas suas raízes. Pastorear as palavras, é colocar nelas a paixão da verdade, da honestidade e da diplomacia no mundo de tantas informações, tanto em forma de mídia ou na forma de uma simples poesia, que, às vezes quando lida, consegue transformar um sonho, uma vida, uma forma de ação.
Para ser pastora de idéias e de palavras, é preciso, antes de tudo, universalizá-las na direção do amor, da bondade e da tolerância.
Este tipo de pastoreamento, não requer diploma, apenas o entendimento de que somos "humanos", somos "iguais" e ao mesmo tempo "diferentes", e que nos completamos uns aos outros, quando usamos a razão e a inteligência.
Existem palavras que matam, palavras que vivificam e palavras que conduzem para uma vida mais feliz.
Pastoreio, sempre, as minhas palavras e idéias, porque acredito que o Ser Humano foi feito para a Felicidade, para a Solidariedade e para o cumprimento de uma Missão que envolve o Mundo Futuro, na sua essência, que é - sempre - AMOR.

Saleti Hartmann
Professora e Poetisa
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
932
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.