Crónicas : 

SURPRESAS DE QUEM ESCREVE...

 
Tags:  realidade    poetas    Biografia    gerações    talentos  
 
SURPRESAS DE QUEM ESCREVE

Desde criança - e sempre incentivada por meus pais e irmãos - gostava de ler. Principalmente, poesias, crônicas e histórias infantis, que eram próprias da minha idade. Também lia Castro Alves, e sofria com o seu navio negreiro, pois ele soube retratar com fiel realismo a miserabilidade da escravidão.

Gostava de ler Casimiro de Abreu, Olavo Bilac, Cecília Meireles.... enfim, autores de várias gerações e de talentos até hoje, fascinantes.

Num certo momento, comecei a me interessar pela biografia dos autores aos quais lia e relia, com sede de palavras autênticas, que maravilhavam e, ao mesmo tempo, traziam a realidade tal como se apresentava aos seus olhos de poetas e escritores.

Descobri, então, uma particularidade que existiu em quase todos eles, após começarem a escrever: alguns tiveram visões de futuro, outros simplesmente ouviam vozes, que os levavam a escrever mais, outros morriam muito cedo e pobres, e muitos se suicidavam.

Mário Quintana tinha o personagem do homem da capa preta, que vinha, todos os dias, buscar uma poesia escrita por ele.

A partir de uma crônica que escrevi no meu primeiro livro em homenagem aos Expedicionários Brasileiros, comecei a receber comunicações de soldados que já tinham morrido - e que participaram da 2ª Guerra Mundial - relatando sua morte longe da família, a saudade que sentiram dos familiares, a vontade de voltar para casa, e, enfim, a morte em campo de batalha.

Também recebi comunicações do meu falecido pai, dizendo da sua saudade de todos nós, e contando como estava lá no outro plano de vida: uma colônia dedicada aos expedicionários brasileiros, que ele sempre visitava.

A grande novidade, porém, foi uma regressão à distância, que recebi de Entidades ligadas - de alguma forma - com o Exército Brasileiro do mundo oculto. Me ofereceram uma regressão junto ao meu pai, referente à guerra. Queriam limpar minha mente e a de meu pai de qualquer carma em relação à guerra, para que ele pudesse seguir adiante, tranquilo, e eu também.

Descobri, então, que sou a filha pragmática de meu pai, a que carregou com mais força a memória da guerra que ele viveu.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
738
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
1
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2016 12:32  Atualizado: 29/07/2016 12:32
 Re: SURPRESAS DE QUEM ESCREVE...
...maravilhoso seu caminho querida, tens um coração de ouro. Eu, por vezes morria de medo, mas aprendi a lidar com isso. Te agradeço por engrandecer o mundo com seu texto. Parabéns querida. Um abraço fortíssimo de gratidão..