Poemas : 

COISAS ENGRACADAS DA CULTURA AMERICANA

 
Open in new window


(REPUBLICACAO - UMA VISAO DESTA BRASILEIRA QUE MORA AQUI HA 27 ANOS)




Aqui nos Estados Unidos acho engracadissimo o jeito que o americano se posiciona na palavra "I Love You".
As brigas horriveis por telefone com o marido (ou a mulher), terminam sempre com um "I Love You!" as vezes de um modo enfurecido, outras vezes de um modo irritado.
Todos os casais que se falam por telefone terminam com um "I Love You" como se fosse uma propaganda de televisao, ou uma marca de sabonete.
Quando eles falam, parecem nao "sentir" o que estao falando, mas e apenas uma terminacao chavao para todas as conversacoes.
No caso das criancas pequenas, por exemplo, elas aprendem a falar "Thank You", muito antes de aprenderem a falar o seu nome.
De um certo modo, acho isso bonito, de outro acho tremendamente robotizado.
E so a gente dar algo para uma crianca e a mae diz:"Como e que se fala, filho?" E ele diz:"Thank you!".
Nao sei, mas muitas vezes prefiro a espontaneidade da crianca brasileira, que é ensinada a falar"obrigada", mas nao de um modo assim tao robotizado.
Nem os casais sao obrigados a falar "I Love You" se estao no auge de uma briga.
Ha frases aqui que sao ditas em "serie", como Fabrica, como producao.
Por exemplo: Toda vez que chegamos com mercadorias no caixa do Supermercado, a Caixa pergunta:"Como vai voce hoje"?
Ela quase nao escuta a sua resposta, mas e obrigada a dizer isso, como parte de sua profissao.
Outro dia uma velha senhora na minha frente, colocou as compras e a caixa disse:"Como vai a sra. hoje?" Ela respondeu:"Ah nao estou bem nao". A Caixa respondeu:"Que bom!".
A velha disse: "Que bom o que, que eu nao estou bem?" Entao a moca se deu conta que havia repetido uma resposta "padrao"... e pediu desculpas...
Nao digo que isso nao aconteca nos outros paises, mas o americano e tremendamente robotizado para certos atos. E como se ele tivesse sido educado desse jeito, e fosse algo tao arraigado em sua personalidade que seria quase impossivel livrar-se dela.
Vejam outro exemplo: Cartoes. Nos Supermercados vendem-se cartoes para todas as situacoes que voces possam imaginar.
Seu amigo esta triste? Tem cartao. O cachorro adoeceu? Tem cartao. O vizinho bateu no seu carro? Tem cartao. Perdeu o emprego? Tem cartao.
Tem cartao para toda especie de problema...cartoes com termos religiosos, engracados, tristes, melancolicos, de toda cor, tipo e tamanho. Cartoes para quem fica doente, esta no hospital, em casa se convalescendo. Cartao para encorajar em uma situacao, cartao para reafirmar amizade, cartao para fazer as pazes...
Vamos dizer que voce esta no servico, sai para comprar seu almoco e resolve comprar um chocolate para sua companheira de servico.
Ai voce diz:"Olha, comprei um chocolate para voce".
No dia seguinte, chega no servico, e tem um cartao de"THANK YOU" em cima da sua mesa, dizendo:"Voce me fez muito feliz com o chocolate que me deu ontem".
Gente, voces perceberam uma falha ai? A comunicacao! O americano aprendeu a ser formal até com ele mesmo.
Nao tem a espontaneidade do brasileiro, que voce da um chocolate e ele diz: "Nossaaaaaa que deliciaaaaaaaa obrigada por lembrar de mim!".. ou ainda diz:"Grande amigo, heim, nao ve que estou precisando perder peso?" (brincando).
O americano e sério demais!
Vou contar uma coisa que voces vao achar que e piada. Tenho uma amiga que trabalha comigo, que foi pega por um policial a noitinha por estar com as luzes do carro apagadas (aqui e motivo para multa). So que ela nao parou no momento que ele acendeu as luzes atras dela, e resolveu parar um pouco para frente. O policial ficou enfurecido (eles adoram ter poder!), e tirou ela do carro, colocou no carro dele,algemou-a e fez um escandalo por causa disso.
E eu perguntei a ela:"Voce nao chorou?" Ela disse:"Nem chorar eu pude ,pois estava sem meus lencinhos de papel!".
Voces acham QUE EU NAO IRIA CHORAR porque NAO TINHA KLENEX?????????? O americano e assim, todo programado. Até para chorar.
Eles foram ensinados a esconder os sentimentos. Nao estou generalizando. Ha aqueles diferentes. Mas a maioria que conheco e assim.
Uma coisa que estranhei quando cheguei nesse Pais, mas depois acostumei, sao as"festas com horarios".
Voce recebe um convite assim:"Voce esta convidado a participar de um jantar na casa do fulano de tal, das 7:00 as 10:00".
O primeiro que recebemos foi de uma festa de Thanksgiving (Acao de Gracas), e lembro que meu marido ficou o tempo todo controlando o relogio para sairmos na hora certa.
Acho que isso significa tambem colocar limites na privacidade de cada um. Lembrei daquelas festas do Brasil, quando mesmo pessoas que amamos, nunca saem...e apelamos ate para a vassoura atras da porta (risos)!
Acostumei-me com muitas coisas da cultura, e as aderi. Mas uma coisa que nao me acostumo, e a falta da espontaneidade nos abracos, (alguns abracam tao de longe, que parecem com medo de pegar doenca contagiosa) dos carinhos, dos sorrisos. Dos gestos naturais.
Do conversar espontaneamente, como fazemos no Brasil.
E para terminar, lembro de um fato engracado. A minha ex-chefe Renee, um dia me levou para a cidade de Brown County pertinho daqui, onde tem muito artesanato e a familia dela se encontra todo ano para uma reuniao. Ela nao via a mae ha um ano.
Chegamos no chale que eles tinham alugado, e fomos nos dirigindo para uma area la no fundo. O pai estava com um radinho no ouvido, e a mae lendo um livro.
Ela disse: "Oi mae!"."Oi pai!". E me apresentou. Eles sorriram, disseram : "Muito prazer", sentamos e ela continuou lendo, e o pai ouvindo radio...Nem se mexeram.
Ficamos sentadas um tempo e depois levantamos para ir a cidade.
Aquilo lembro que me marcou profundamente. Fiquei pensando na minha mae, toda vez que eu em sua casa, mesmo morando na mesma cidade, ela sempre me recebia com carinho e me afogando com beijos...
E viva esse sentimento verde amarelo! E o coracao sempre pulsando!


Open in new window









*Mary Fioratti*

 
Autor
MaryFioratti
 
Texto
Data
Leituras
822
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
4
3
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 25/09/2016 18:29  Atualizado: 25/09/2016 18:29
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4865
 Re: COISAS ENGRACADAS DA CULTURA AMERICANA
Suas observações foram muito sensíveis, Mary. Também me assusto com certos condicionamentos culturais. Temos sempre a tentação de aderir a certos aspectos de algumas culturas quando as vemos como bem sucedidas. O seu texto mostra que nem tudo o que reluz é ouro.

Obrigado por compartilhar, RicardoC.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/09/2016 13:08  Atualizado: 26/09/2016 13:08
 Re: COISAS ENGRACADAS DA CULTURA AMERICANA
Muito interessante seu texto, com situações que nos
Brasileiros achamos estranhos.
Mas basta observar nos filmes atitudes de pais e filhos! Mas cada uso com seu fuso! Viva o carinho!
Beijos

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 26/09/2016 20:56  Atualizado: 26/09/2016 20:56
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: COISAS ENGRACADAS DA CULTURA AMERICANA
Boa noite Mary, esta automação está tomando conta do ser humano que não tem mais tempo para uma conversa atoa, e no trabalho é obrigado a esboçar uma simpatia que não faz parte do seu ser, parabéns pelo vosso bem elaborado texto, um abraço, MJ.

Enviado por Tópico
Felizbela
Publicado: 27/09/2016 00:31  Atualizado: 27/09/2016 00:33
Participativo
Usuário desde: 25/09/2016
Localidade:
Mensagens: 37
 Re: COISAS ENGRACADAS DA CULTURA AMERICANA
Parabéns Mary!

Muito interessante seu texto, que revela a economia das palavras de uns país.

Sem dúvida a língua portuguesa é bem mais rica, aqui na comunidade lusófona, não existem frases em "serie", de fabrico consumista.

Um abraço