Artigos : 

SOB PRESSÃO / UNDER PRESSURE

 
Tags:  RESENHADO  
 
SOB PRESSÃO / UNDER PRESSURE

“Quando RESISTÊNCIA é vaiar as vaias e reafirmar o talento de quem brilha, enquanto os tacanhos se envergonham e nos envergonham”

Para surpresa geral, sessões de cinema a exibir a aclamada cinebiografia do grupo de rock Queen Bohemian Rhapsody (EUA/Reino Unido—2018) não foram notícia pela expectativa dos fãs ou pela pertinência da homenagem ao cantor Freddie Mercury, mas sim pelas vaias e reações homofóbicas que se seguiram às cenas em que o famoso protagonista troca beijos e carícias com outros homens… Os relatos de xingamentos, desaforos, vaias e abandonos nas salas que exibiam o filme ocuparam manchetes em todo o país e mesmo no exterior.

Ainda que tenham sido comportamentos isolados e irrefletidos, duas coisas saltam aos olhos: o desconhecimento sobre o artista cuja vida foram assistir no cinema e, sobretudo—como reflexo dos dias difíceis que temos presenciado—a falta de pudor em manifestar o próprio ódio preconceituoso à afetividade homossexual. Além das palavras de ordem homofóbicas, houve inclusive relatos de manifestações de apoio ao presidente eleito, explicitando se tratar de um ato político e ideológico a postura que defendiam: “Bolsonaro vai pegar vocês!”

Temos andado todos sob pressão. Há um inusitado entendimento de que a vontade da maioria expressa nas urnas dê suporte para toda espécie de agressão gratuita. No entanto, mais do que nunca, percebe-se que tanta raiva contra às minorias na verdade oculta medo. Sim, há exagero no anseio de calar todas as vozes estranhas ao discurso extremista majoritário pela mera constatação de que esse extremismo não suporta o debate. Ou melhor, apenas vocifera cada vez mais alto qualquer bobagem que abafe o ruído dos murmúrios que já se percebem. É por medo de explicitar as evidências de que um bando de despreparados fora eleito para nos governar que nada pode ser contestado.

Afinal, por que temer tanto os perdedores que se reúnem em torno da ideia de RESISTÊNCIA? Razões para ter medo do que virá nós temos, mas, e eles? Eles têm medo de encarar o mito de pés de barro que está diante deles apoiando, pasme-se, a intervenção prévia da Presidência sobre as questões do ENEM! Em nome de quê? Mais homofobia…

Como não falar em RESISTÊNCIA em face de um estado de coisas que só se degrada à medida que a superficialidade dos discursos se torna a superficialidade das ações? Sob quanta pressão é preciso viver antes que se abra mão do direito à visibilidade homoafetiva e todos homossexuais serem recolocados à força nalgum armário que lhes agrade? Porque os mesmos que vaiaram o beijo de Freddie Mercury são os que agridem na rua dois homens de mãos dadas! A sensação que fica é que não é mais condenável sentir ódio de minorias quando o próprio presidente o externa censurando professores e conteúdo do ensino público.

Àqueles que pretendem esvaziar a ideia de RESISTÊNCIA é forçoso afirmar que, mais que uma postura de desobediência civil, trata-se antes de sobrevivência. Parafraseando o lema armamentista tão repetido por bolsonaristas: “ódios matam; ideias, não!” Ter medo de ideias de minorias acuadas é a mais perfeita manifestação do quanto eles temem verdades diversas das próprias…

“Caring about ourselves / This is our last dance / This is our last dance

This is ourselves/ Under pressure /Under pressure/ Pressure”

(David Bowie / Queen)

É isso.

Betim—10 11 2018


Ubi caritas est vera
Deus ibi est.


 
Autor
RicardoC
Autor
 
Texto
Data
Leituras
947
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
7
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/11/2018 21:21  Atualizado: 22/11/2018 15:43
 Re: SOB PRESSÃO / UNDER PRESSURE?????
Oportunismo. E oportunismo barato! Desde de 2015 o senhor está aqui e não lembro de ter visto nenhuma “revolta” de sua parte para com essa classe tão “oprimida”..
Agora, como é “modismo”, diz contra o presidente Bolsonaro, diz contra o Sérgio Moro e diz sobre os pederastas e sua luta interminável sobre aceitação..
E agora, como está pertinente ao “debate”( e sobre isso, eu ainda falarei mais tarde), vem com essa conversa fiada de relatos “homofóbicos” sobre o filme do Freddy Mercury.
É claro que iriam ocorrer tais atos em um filme com temática desse porte, e logo após uma vitória esmagadora de um candidato, que vocês esquerdistas e oportunistas de plantão dirão que é o preconceituoso e etc..
Se, há algumas semanas antes, a própria globo foi “atacada” por colocar, em horário comercial, dois adolescentes do sexo masculino se beijando e acariciando.. e toda vez que isso acontecer, na tv ou no cinema, haverá sim, posições contrárias! Isso é um fato, da mesma forma como dois e dois são quatro! Usar esse tipo de manifestação opositora para fins de revolta gay é inviável, no mínimo! É oportunismo barato! Demonstra falta de argumento. E o pior de tudo: fake news! Dizer que é “desconhecida" a história sobre o artista.. hah! Quem não sabe q o cara lá era um boiolão e dos mais inteiros??!?? Aí, claro: usa o pobre Bolsonaro para fins de indicação ruim sobre tal aspecto.
Para efeito de pesquisa, meu caro escrivinhador, sempre haverá reações contrárias referente à questão dos pederastas e suas ações, etc.. e isso não é culpa do Bolsonaro ou de extremistas.. isso é questão maior! Da maioria dos que vivem sob esse solo..sob esse mundo, enfim! Afinal, vcs pederastas, assinantes, simpatizantes, são minoria nessa merda toda.. ainda que estejamos quase em tempos de “Sodoma e Gomorra”, nós, pessoas “tradicionais” , estamos em maior número, “rapaz”..
Sobre o Enem, eu vi e participei e constatei que questões consideravelmente oportunistas e provocativas foram postas para fins de “chocar” quem as estava respondendo.. o quê, afinal, a opção sexual de uma avó, a respeito de sua família, tem a ver com a educação, neste país? O quê, pelamordedeus, a gíria dos pederastas pode contribuir para com a cultura e educação dos que pretendem cursar um ensino superior no Brasil? Oportunismo barato! Apenas para fins de provocação..
Vai se foder!! Dizer que que é atributo de “resistência” o fato de se lutar contra esses ensaios de pederastia é superestimar a própria luta!! Sempre houve quem lutasse contra e sempre haverá os que lutarão a favor!! Acha que está nos “Estados Unidos das Bichas”? Não obstante de quem gosta ou não desse assunto, sempre haverá a oposição! E pro seu governo, meu caro simpatizante ou pederasta, isso já acontece há muuuuito tempo.. não é culpa do Bolsonaro ou de quem não gosta desses tais, e jogar isso em suas “costas”, é mau-caratismo!!
E pra dizer da resistência, vcs podem deflagra-la à vontade, pois estamos um país livre que lhes permitem a liberdade de expressão, mesmo tão condenável e pilantra, quanto a de vocês.. não estamos em guerra civil, por mais que tentem nos influenciar contra o governo ou contra nós mesmos..
E agora sobre o debate..
Lamentavelmente, você está descendo no meu conceito e o respeito que tenho por si, desce ainda mais. Não e a primeira vez que venho contra os seus argumentos e nas últimas vezes, o senhor não replicou, não debateu, somente manteve-se.. passivo, enfim.. espero que seja, de sua parte, algo próximo da indiferença, pós se não for isso.. então eu lamento por si, inclusive..




Sem mais,

PS: eu votei no cara, Respeite a minha decisão!! e não vou tolerar manifestações falsas e oportunistas contra ele, enquanto o mesmo não fizer merdas.. portanto, aconselho o senhor a ser mais indicativo em suas insinuações a ele, ou,acredite.. a casa vai cair..



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/11/2018 01:13  Atualizado: 12/11/2018 08:23
 Re: SOB PRESSÃO / UNDER PRESSURE
.