Contos : 

Condicionamento

 
Você, como um ser acostumado a viver muitas vidas, se adapta fácil às condições que encontra. É uma boa estratégia de sobrevivência para formas biológicas, encontrar um grupo que o identifique e o aceite. Sobreviver em grupo é mais fácil do que sozinho. Isso é um reflexo do universo, como já dissemos que ele se comunica, dando pistas, já que almas são basicamente multidimensionais e compostas por infinitos egos, nada mais que um ser grupal.
Sua cultura humana, como você a entende, é estruturada em grupos. Esses grupos "lutam" por membros, pois inconscientemente, quanto mais membros, mais forte um grupo. Isso tem reflexo em sua vida familiar, pois a família é o grupo mais próximo e íntimo que você conhece. Na antiguidade de sua história, as famílias eram o Estado que hoje você conhece. Todas as funções do Estado derivaram dessas famílias antigas. Você não pode se emancipar, sem diminuir o grupo a que pertence.
Histórias são criadas para manterem o grupo coeso. Você tinha de acreditar no que o seu patriarca ou matriarca dizia, seguir sua autoridade, ainda que esta autoridade não tivesse mérito de ser, além do que a idade avançada. O bem comum existia em detrimento do bem individual, e hoje você se rebela contra isso inconscientemente, naquilo que chama de sistema político ou econômico predominante em sua experiência.
Dentro deste contexto, histórias eram criadas para incutir medo, respeito e subserviência dos demais indivíduos. Lembra da sua mãe dizendo para você ter cuidado com o bicho-papão, para manter você sempre visível? Você era pequeno e frágil demais, para ter qualquer conhecimento, sabedoria ou discernimento acerca da situação. Como questionar a existência do bicho-papão, se você tinha tão pouco acesso ao conhecimento? Assim cresceram as sociedades humanas, sobre grande condicionamento histórico e cultural, e isso é tão enraizado na mente humana que tornou-se um arquétipo. Algo tão profundo na psique humana que os filhos herdarão dos pais, sem nem sequer saber. Por isso você tem medo do escuro, dorme a noite, gosta de coisas brilhantes... você sabe que tem, mas não sabe explicar porque tem.
Os mesmos condicionamentos são usados pela sociedade ainda hoje. E não importa o quão esclarecido ou estudado é, você ainda os carregará. Isso explica comportamentos cruéis e preconceituosos, mesmo em pessoas intruidas ou com alto nível de conhecimento.
Você foi treinado para temer, para seguir, sem contudo questionar. A não ser, raramente. E os que questionam serão punidos. Cristo mostrou isso em primeira mão.
O descondicionamento é lento. Como dito, ele lastreou profundamente a psique humana na história do tempo. Talvez, em seus termos, sejamos a parte da psique que tenta libertar você disso.
Talvez, sejamos aquela parte sua que diz que "demônios" não existem. Eles são a sua sociedade tentando mante-lo no controle, como a sua mãe fazia. O mal que existe, infelizmente, é vocês mesmos que causam, e culpar um agente externo é exatamente o que uma criança faria para se eximir da culpa.
Culpar Deus também, por seus dissabores e pelas vitórias de outros, é diminui-lo, vez que assim Ele será tão partidário, injusto e limitado, quanto qualquer ser humano.
Incentivamos vocês a olharem para dentro de si mesmos. Descobrirem suas vantagens e suas fraquezas, e trabalharem com elas. Os incentivamos a serem seus próprios líderes, e cada um guiar a si mesmo para horizontes melhores. Descobrir e entender que o mal e os revezes começam e no seio da sociedade, porque, só assim, mudarão de verdade as suas condições. Porque enquanto desviarem essa responsabilidade para uma agência externa, protelarão ainda mais a solução, que só pode partir de dentro de cada um mesmo. Pois são vocês que constroem a sua realidade.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2456
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.