Poemas : 

*TRABALHADOR

 
Open in new window

Um jardineiro trabalhando em Cascavel, Paraná

*Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Nessa manifestação, houve confronto com policiais o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores.
Seria esta uma manifestação que serviria de inspiração para muitas outras que se seguiria. Essas lutas de trabalhadores não foram em vão. “Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições". No período entre guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados. No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.
História
Dia do Trabalhador no mundo - Wiquipédia

Sonia Nogueira



Livros Publicados:
- Por Justa Causa - contos
- Nas Entrelinhas (200 sonetos)
- A Pequena May - juvenil
-Datas Comemorativas em Poesias
-Eu Poesia, Contos e Crônicas
-No Reino de Sininho, infantil
- A Janela Azul
- Contação de História Infantil...

 
Autor
SoniaNogueira
 
Texto
Data
Leituras
570
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
8
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/05/2021 20:16  Atualizado: 25/05/2021 20:16
 Re: *TRABALHADOR
ó Sonia... cara amiga, senhora Sonia, permita-me... achei engraçado atribuir e sublinhar o nome de um santo ao dia do trabalhador, até porque os santos como muito bem sabemos são todos uns malandros. é claro, foram proclamados santos muito depois da morte e os mortos por muito que queiram só conseguem fazer nada. onde houver um homem haverá sempre um santo, afinal os homens inventam tudo. hoje diante as circunstancias penso: mas quem é que está a matar a mãe-natura, é o poder ou a escravidão. onde está a fronteira entre o poder e a escravidão, mesmo que se trabalhe sete horas por dia! eu diria que, obedecer continua a ser o desafio. vamos de novo para a manifestação. abaixo os santos, fora o trabalhador… também, com um jardineiro a trabalhar em cascavel... e fora as víboras também eheh que a nossa senhora senhora tenha dó... da história



Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 26/05/2021 00:56  Atualizado: 26/05/2021 00:56
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: *TRABALHADOR
Poetisa
Tudo que os trabalhadores conseguiram até hoje foi a base de muito suor e sangue! É uma luta constante!
Conseguimos avançar na época de Getúlio vargas com a consolidação das leis trabalhistas e redução da carga de trabalho. No momento atual retrocedemos bastante. Algumas pessoas esqueceram do estado de bem estar-social, dos direitos humanos, da tolerância e diversidade religiosa e de outras prioridades para a vida em sociedade. Em 2022 temos que votar certo, extirpar esse mal.
Apreciei a leitura!
Obrigada pela partilha!
Abraço!
Janna


Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 26/05/2021 16:46  Atualizado: 26/05/2021 16:46
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 1905
 Re: *TRABALHADOR
Se não fosse a determinação
Dos que lutam com galhardia
Estávamos sujeitos á dominação
De ter de trabalhar, noite e dia!