Poemas : 

Luso, incentivos congelados

 
No rastro raso da palavra,
Jazem obras órfãs
Mumificadas com pedaços de sombra,
Sob olhar ausente dos fãs

Mãos se ausentam do incentivo
Versos aclamam pelo passado
Extinto sem aparente motivo.
Aqui, é adormecido o calor das letras

Administradores andam de meio-olho
Na administração,
Versos estão de molho
No murro de lamentação

Aposentaram-se os comentários,
Morreram os gostos
E administradores do luso abotoaram rostos
Com sombra e silêncio dos cemitérios

Adelino Gomes-nhaca


Adelino Gomes

 
Autor
Upanhaca
Autor
 
Texto
Data
Leituras
596
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
60 pontos
28
4
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 07/11/2024 11:49  Atualizado: 07/11/2024 11:49
Da casa!
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 419
 Re: Luso, incentivos congelados
Bom dia :)
Espero que seja apenas uma fase... talvez seja uma época de muitos afazeres na vida

Um abraço


Enviado por Tópico
Prisaoincolor
Publicado: 07/11/2024 12:34  Atualizado: 07/11/2024 12:34
Muito Participativo
Usuário desde: 27/07/2024
Localidade:
Mensagens: 55
 Re: Luso, incentivos congelados
Já sou conhyecido por ser contestatário aqui dentro.
Já raramente venho aqui.
Participei com gosto na coletânea, mas verifico com tristeza que quem gere o projeto terá com certeza a sua vida profissional, e parece estar a borrifar-se para o que se passa aqui.
As pessoas, inevitavelmente, afastam-se.
Volto a dizer, triste.











Enviado por Tópico
Benjamin Pó
Publicado: 08/11/2024 09:33  Atualizado: 08/11/2024 09:35
Administrador
Usuário desde: 02/10/2021
Localidade:
Mensagens: 589
 Re: Luso, incentivos congelados
.
Olá a todos.

Há cerca de um ano, dávamos início a uma nova administração do site.

Entretanto, o que se fez?

Alterou-se a imagem, com um novo logótipo; criou-se um novo podcast, que teve cinco sessões; dinamizaram-se três eventos (Cantigas de Amigo, A mulher e um poema, Rimas e cores); passou a haver a secção Lusaniversários; revitalizou-se o Facebook; publicou-se um e-book. Todas estas atividades tiveram uma adesão crescente dos utilizadores, que culminou com o livro digital, que teve destaque mesmo fora do Luso.

Hão de dizer-me o nome de um espaço literário na Internet que seja mais dinâmico, pois gostava muito de participar nele.

Pela minha parte, aceito e agradeço as críticas, mas ouvir que nos estamos a "borrifar" é um sapo que custa a engolir e que faz pensar se vale a pena o trabalho. Que -- recordo -- é completamente voluntário e sem recompensa de qualquer tipo.

Mas também sei que há ainda pessoas que parecem ver utilidade no que fazemos. Enquanto for assim, vamos perseverando, com o pouco tempo que temos. Até darmos lugar a outros que tenham mais e melhores ideias e, sobretudo, mais energia. Como é natural nestas coisas, não é verdade?

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 08/11/2024 10:39  Atualizado: 08/11/2024 11:04
Da casa!
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 419
 Re: Luso, incentivos congelados
Bom dia caríssimos!
Sou muito recente neste espaço, desconheço o passado do LP, mas posso pronunciar-me sobre o passado recente (que me inclui) e sobre o presente.
Estou e/ou estive inscrito em outros espaços literários e concordo totalmente com o Benjamim, quanto ao dinamismo e até vou mais longe, nenhum dos outros que conheço é dinâmico.
O dinamismo, dos outros, passa quase exclusivamente pelo "comentarismo" barato e pescador de leituras, para depois vermos perfis com milhentas leituras, mas de conteúdo tão fraco que até dói!
Dos dois eventos em que participei no LP, alguém da administração me convidou directamente e por certo o fizeram a muitos dos outros autores, ora isso só demonstra que estão presentes.
É tudo menos uma administração fria, com motivos de ausência quando a vida pessoal (a que vale!) assim o obriga.
Todo o trabalho feito por carolice deve ser louvado, a crítica deve ser apenas e só construtiva e além do mais não faltam aqui meios para enviar sugestões/ideias para melhorar, seja no fórum, mensagem privada, chat, etc e tal
Sinto-me bem aqui! Leio grande parte das publicações e comento quando posso ou principalmente quando o que leio "mexe" comigo.
Óbvio que fico contente quando as minhas são comentadas, ou por ver que pelo menos têm leituras nas estatísticas, mas, o mais importante, é sentir que ninguém me comenta apenas e só com intenções pescadoras de leituras.
Um abraço e viva a poesia pela poesia :)

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/11/2024 14:01  Atualizado: 08/11/2024 14:01
 Re: Luso, incentivos congelados
.

Penso que toda crítica deveria vir com uma sugestão e também contribuir e a revitalização do Facebook é ótimo para buscar novos leitores.
Estamos vivendo um momento único e também perigoso, para pessoas que querem manter a outra mau informada e sem acesso aos belos poemas que aqui se escreve e que seria muito caro ler em um livro, com as ferramentas da IA é possível ouvir um poema com música de forma agradável, até ontem a voz machucava meu ouvido.

Enviado por Tópico
Upanhaca
Publicado: 08/11/2024 15:31  Atualizado: 08/11/2024 15:31
Usuário desde: 21/01/2015
Localidade: Lisboa/loures
Mensagens: 8497
 Re: Luso, incentivos congelados
Olá, agradeço a todos pelas sábbias observações. pois, tudo pauta para melhoria administrativa do luso-poemas, que nos une à volta desta maravilhosa língua e da poesia que tanto amamos.
E, a base dessa óptica, dou por encerrado o caloroso debate.

Até mais...
Abrços,
Upanhaca




Enviado por Tópico
ZeSilveiraDoBrasil
Publicado: 09/11/2024 15:15  Atualizado: 09/11/2024 17:27
Administrador
Usuário desde: 22/11/2018
Localidade: RIO - Brasil
Mensagens: 2266
 Re: Luso, incentivos congelados
.
.
.
Desde 2008 quando cheguei aqui à convite duma colaboradora antiga do LP, poeta maravilhosa, logo senti que era um ambiente democraticamente reconhecido como defensor da Língua Portuguesa, da escrita evolutiva e da expressão livre da palavra; que é o que para mim importa. Esta postagem e os comentários que se sucederam é prova inconteste disso, mesmo que alguns se desviassem , acalorados de exageros, inverdades, e equívocos interpretativos sobre a excelente fase atual do Luso-Poemas, que mais havemos de cumprimentar a todos áqueles que se apresentam para preservar o equilíbrio do trabalho organizacional, louvável, quanto de corrigir e impedir excessos de posts que nada trazem de alvissareiro para o bom caminhar do site, como abertura de vários espaços de interação democrática. A poesia sempre será alvo de olhares vários. Todos que se dispuserem manter o site vibrante, óbvio, deve também aviar críticas para que haja evolução e crescimento, como é observado no trabalho dessa criativa administração. De certa forma agradeço o tópico, pois me oportunou apor minha opinião e continuar incentivando todos os trabalhos aqui desenvolvidos.

Um abraço caRIOca!

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 10/11/2024 03:45  Atualizado: 10/11/2024 03:45
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 18621
 Re: Luso, incentivos congelados
Gosto de opostos. Mas o luso virou uma reta. Quem veste reta?! Lúcifer diria: No servirei. Um cemitério cheio de egos perdidos. Esse site, pulsava 24 horas por minuto. Nenhum texto era esquecido, pela engrenagem do amor à palavra do outro. Aquasulis e Júlio Saraiva, foram expulsos daqui. A era dos malditos, deveria voltar numa constante. E aos egos, peço que envelheçam o quanto antes. É triste viver dentro de um cemitério. Bravo. Boa noite




Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 10/11/2024 10:21  Atualizado: 10/11/2024 19:59
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16153
 Re: Luso, incentivos congelados
Participo do Luso poemas desde 2009, ou seja, há 15 anos. Mesmo não participando ou interagindo o quanto eu queria, eu venho aqui quase todos os dias e continuo acompanhando a dinâmica do site. Vi administração entrar e sair. Vi muitas pessoas novas chegarem e muitas partirem, inclusive para aquele " undiscovery country" de Shakespeare. A atual administração foi uma das mais eficientes, perseverantes e uma das mais zelosas e atuantes que passaram por aqui. O Luso é um site gratuito, acolhedor e um dos melhores para plantarmos nossos poemas. O Luso oferece o jardim e os zeladores, mas os jardineiros somos nós.

Parabéns à atual administração pelo trabalho bonito que vêm fazendo. Muito obrigado por tudo que têm feito em prol deste maravilhoso espaço literário. Os percalços são muitos, como em todas atividades humanas. Entretanto, o amor pela poesia supera todas os obstáculos e contrariedades. Um forte abraço e meus mais sinceros agradecimentos ao Benjamin e à HC pelo bonito trabalho prestado em prol do bem maior que é a poesia. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Enviado por Tópico
Aline Lima
Publicado: 10/11/2024 15:03  Atualizado: 10/11/2024 15:03
Usuário desde: 02/04/2012
Localidade: Brasília- Brasil
Mensagens: 735
 Re: Luso, incentivos congelados
Vi essa postagem e, de início, preferi não me manifestar, para não dar plateia a algo que me pareceu uma provocação desprovida de conteúdo e uma tentativa de chamar a atenção para si, nada mais.
Contudo, diante dos recentes comentários dos colegas, sinto a necessidade de me posicionar. Não faço parte da administração, mas participo ativamente de quase todos os projetos do Luso e acompanho de perto a dedicação e o comprometimento da equipe atual. Posso afirmar, não apenas como testemunha, mas como parte desta comunidade, que o trabalho realizado exige dos nossos administradores tempo, responsabilidade e criatividade, qualidades que poucos se dispõem a oferecer.
Embora agradar a todos seja algo impossível e totalmente desnecessário, críticas e ideias construtivas são sempre bem-vindas pela atual administração, e digo isso por experiência própria. Então, se alguém tiver algo a acrescentar, que o faça, mas com substância, sem vaidades e com o verdadeiro interesse de melhorar. Sempre há espaço para evolução.
Agora, vir a público para dizer que os administradores estão ausentes e demonstrar tanto desprezo pelo trabalho realizado até aqui é um acinte, uma total falta de respeito. Vocês já sentiram vergonha alheia? Pois bem, é isso que sinto aqui: vergonha.
Querem melhorias? Contribuam! Falar é fácil; façam! Querem frutos? Plantem. Se não podem ou não sabem semear, não menosprezem a colheita do que os outros oferecem de bom grado.
Se não podem oferecer ideias concretas, tudo bem. Participem de outras formas. Temos fóruns com tópicos interessantes; sejam ativos nas postagens do Facebook; comentem os textos dos colegas; postem suas criações; aceitem participar das atividades. Tomem iniciativa! Temos, por exemplo, o Café com Versos. Upanhaca e prisaoincololor, vocês já se inscreveram para participar? Duvido.
Prisaoincolor, confesso, sem qualquer ironia, que não sei ao certo qual foi a sua grande contribuição que motivou o último projeto. Se alguém souber da imensa iniciativa mencionada, por favor, diga, para que possamos dar o merecido destaque e encerrar o que me parece ser a sua verdadeira questão.
Quanto aos comentários, que cada um comente o que quiser. O Sr. Upanhaca, por exemplo, comenta quase sempre apenas os próprios textos, e tudo bem. Cada um oferece o que pode. Só não venham com esse discurso vazio e barato de "falta de atividade" dos que realmente trabalham com afinco e voluntariamente em prol do coletivo, enquanto vocês mesmos não fazem nada sem buscar um destaque individual.
Por fim, deixo aqui minha sincera gratidão a HorrorisCausa e ao benjamim, por todo trabalho que desempenham com tanta eficiência . Sou feliz aqui, e grande parte dessa felicidade se deve ao trabalho de vocês, que tornam o Luso-Poemas um espaço único.
Do fundo do meu coração, obrigada por tudo: pela disposição incansável, pela coragem, dedicação, paciência e seriedade de vocês.
Por tudo que já realizaram e por tudo que ainda realizarão, vocês têm minha admiração e apoio incondicionais.
Sigam firmes, pois o valor do que constroem aqui é a verdadeira alma do Luso-Poemas, que vai muito além das palavras vazias que possam surgir.
Contem comigo, sempre!

Enviado por Tópico
Benjamin Pó
Publicado: 10/11/2024 19:11  Atualizado: 10/11/2024 19:11
Administrador
Usuário desde: 02/10/2021
Localidade:
Mensagens: 589
 Re: Luso, incentivos congelados
.
Este diálogo começa a ser repetitivo e por isso, peço desculpa a todos, mas pela minha parte termina aqui.
Calculo que esta última reflexão não vá adiantar seja o que for para quem já tem a sua opinião formada, mas mesmo assim cá vai. Vale o que vale.

- Fazer críticas é discordar saudavelmente, não é fazer ultimatos ("ou a minha sugestão ou nada!"), nem desvalorizar o que os outros procuram fazer da melhor maneira que sabem e podem.

- Aceitar críticas não é ficar em silêncio nem submeter-se às opiniões dos outros.

- Não aceitar que se desvalorize trabalho concreto e voluntário não é sinónimo de vaidade e de autoelogio, mas a reação natural e legítima a uma injustiça.

- Comentários constantes e de qualidade não se conseguem instantaneamente e apenas com uma iniciativa "mágica", mas com tempo, realizando atividades variadas que atraiam os autores, que os façam sentir-se integrados e ter o à-vontade para usar a sua palavra como crítica literária que, das primeiras vezes, pode ser uma tarefa intimidante.

- Deduzir que existe sucesso poético apenas quando se publica é reduzir o poema a um lado comercial -- que pode existir e tem muito valor -- mas não é o único nem talvez o mais importante (o processo de nascimento de um poema e o facto de ser confrontado com o público leitor -- mesmo que em silêncio, sem comentários – realiza muito mais um escritor do que uma estatística de vendas).

- O Luso nunca se assumiu como editora ou como agente de escritores; é um espaço de divulgação de poemas soltos ou de livros publicados pelos seus autores, caso desejem partilhar connosco as suas obras. No entanto, de vez em quando poderemos criar livros em conjunto, como fizemos há cerca de um mês.

As palavras do Alemtagus, do Alexandre Costa, da Maria Morena e do Gyl são testemunhos muito importantes para o grupo de trabalho que administra o site – de que fazem parte, entre outros, a Horroris Causa, o ZeSilveira, e a Aline Lima, que aqui também intervieram.
Incentivam-nos a continuar a trabalhar e a fazer melhor. São parceiros insuspeitos, pois souberam, noutras alturas, ser bastante críticos (até de forma contundente) sobre diversos aspetos do Luso-Poemas, com a diferença de que respeitam e dão valor ao trabalho voluntário dos outros, e colaboram sistematicamente com sugestões, empenho e trabalho concretos em prol do site. A eles, o meu obrigado por tudo.