Textos : 

A Decadência da Arte

 
Quando mais jovem, jurava que a poesia contemporânea era irrelevante, fechada em um círculo autorreferencial, que não existiam mais escritores como antigamente. A percepção era tão equivocada quanto pretensiosa: impossível conhecer toda a produção de um país continental como o nosso.

Hoje vejo esse mesmo discurso, em suas variações, entre os que acreditam que os clássicos surgiram tal como os vemos hoje, esquecendo que foram obras recebidas, criticadas e reinterpretadas em seu tempo, passando pelo mesmo processo de hoje.

Por isso é vital cultivar repertório e conhecer o máximo de autores possível. Há muita arte sendo produzida, muita mesmo. Não vivemos apenas essa suposta decadência — compreendo quem assim pensa, pois as obras mais divulgadas pela mídia chamam mais atenção —, mas, de modo geral, a lógica do consumo privilegia o que é mais viralizável.

Contudo, se aprendermos a peneirar, a ir além do que nos é vendido pelo marketing, descobriremos que a arte pulsa, como sempre pulsou, e continuará pulsando, porque o impulso de tentar exprimir o espanto diante do mistério da própria existência jamais desaparecerá.

 
Autor
luscaluiz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
23
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 21/08/2025 16:48  Atualizado: 21/08/2025 16:48
Colaborador
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 1112
 Re: A Decadência da Arte
Concordo plenamente!

um abraço