Crónicas : 

Entre o perguntar e o agir

 
Nos anos sessenta John Kennedy, penso que no discurso de tomada de posse como presidente, disse: "não perguntem o que a América pode fazer por vós, mas sim o que podem vocês fazer pela América".
Com pequenitas alterações, esta frase resume uma filosofia que devia ser a de vida para muitas pessoas. Senão para todas. Não perguntem o que os outros podem fazer por vós. Perguntem o que vocês podem fazer por vocês próprios, e pelos outros claro.
Por nós próprios, porque, quando temos algum problema é, de facto, mais fácil, perguntar aos amigos – o que podes fazer para me resolver este problema? Não pode haver atitude mais errada. Os amigos podem ajudar a encontrar soluções (e os verdadeiros amigos, aqueles que se importam, de certeza que as vão procurar sem que lhes peçam) mas não nos podem resolver os problemas. Isso é uma coisa que só nós podemos fazer. Só nós podemos decidir qual o caminho a seguir porque qualquer consequência do que façamos, será para nós. E depois não podemos, nem devemos querer, culpar os amigos por teremos feito aquilo que nos aconselharam (porque os amigos apenas aconselham, nada mais). Falar com os amigos, desabafar traz-nos, muitas vezes, outras formas de ver os problemas. Porque nos fazem perguntas que nós não nos lembramos de fazer antes, porque vêem os problemas doutra forma. Nada melhor que contar com um bom amigo para nos ajudar. Não para solucionar.
Ed. Howe disse "quando o teu amigo atravessar alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e fá-lo". Ou seja, o que nós podemos fazer pelos outros. Se desabafam connosco, se nos contam o que se passa, devemos ser ouvintes atentos, tentar ver o outro lado, às vezes fazer o papel de advogado do diabo e defender teses contrárias àquelas em que acreditamos, apenas e só para ajudar a encontrar uma solução (que terá, deverá e só poderá ser aquela que o próprio quiser). Se não sabemos o que se passa, se apenas sabemos, por qualquer razão, que se passa alguma coisa, então a melhor solução é apoiar, fazendo com que o nosso amigo saiba que pode contar connosco quando quiser. Porque a amizade reside nisto. Saber dar e saber receber. Sem exigências. Sem excessos. Sem agradecimentos. Porque a amizade sente-se, não se agradece.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1278
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/06/2008 20:48  Atualizado: 06/06/2008 20:49
 Re: Entre o perguntar e o agir
Adorei seu texto, ele é rico de reflexão! Essa frase de Kennedy, cabe bem como exemplo na ciência da neurolinguistica. Entre o perguntar e o agir, podemos dizer: como perguntar e como agir....sou a favor de confrontar as perguntas diante das minhas dúvidas e entendo que se vc não tentar dialogar com o outro, não haverá nem doação e nem recebimento.
Por mais que os anos passem, por mais que as diferenças existam, se não conversarmos sobre aquilo que nos afeta com quem nos interessa as respostas, se não tentarmos ter um minimo de senso de amizade e aceitação, não sentiremos ela em nós. E nesse momento não existirá autenticidade nas relações inter-pessoais.

Bjo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/06/2008 21:18  Atualizado: 06/06/2008 21:19
 Re: Entre o perguntar e o agir
É isso, querida Pedra!

Podemos ouvir, sermos companheiros, apontar caminhos ,mascada pessoa deve seguir por aquele que julga que a levará de encontro aos seus anseios.
A pior coisa que pode haver é sermos responsáveis ou responsabilizados pelo que deu errado na vida de outrem.Cada qual é responsável por seu próprio destino.
Muito bom e reflexivo o teu texto!
Bjins, Betha.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/06/2008 21:04  Atualizado: 10/06/2008 21:04
 Re: Entre o perguntar e o agir
Achei show de bola sua escrita,
com grandes lições também.

Apreciei muito.
Parabéns!
beijos pra vc.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 17/06/2008 22:51  Atualizado: 17/06/2008 22:51
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Entre o perguntar e o agir
Pedrinha linda, este texto, além de estar bem escrito, convida a um exercício de reflexão sobre o que é a verdadeira amizade.
Um verdadeiro amigo não precisa de agradecimentos, não precisa de mostrar que fez isto ou aquilo em prol do outro. Não precisa de perguntar o que pode fazer para ajudar, porque já está a ter ideias para isso...
Um bom amigo é assim, tal como tu!

Já te disse hoje que gosto de ti? Muito?

SIM, GOSTO!!! ADORO!!!

Beijinhos linda

Enviado por Tópico
ellianaalves
Publicado: 18/06/2008 18:41  Atualizado: 18/06/2008 18:41
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2008
Localidade: Petrolina-PE
Mensagens: 567
 Re: Entre o perguntar e o agir
Que cronicas maravilhosa...
O bom é o lado do ensinamento minha querida.
Parabéns e obg pela visita gostosa que vc mim fez.
abajssssssss e boa tarde!