Textos -> Desilusão : 

COMPASSO DE... ESPERA!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Desde priscas eras, por volta de 1 946, na minha saudosa Diamantina-MG. Passei a ser torcedor de futebol, escolhendo o Clube Atlético Mineiro, o qual, até ontem, era a minha Paixão indivisível. Por 62 anos seguidos, torci ardoroso e, apaixonadamente, pelo GALO CARIJÓ, Acompanhando todos os seus jogos, primeiramente, pelo Rádio, alternadamente, indo aos estádios e, recentemente, pela “SKY”.

Em várias cidades em que residi e, trabalhei! Os torcedores tinham sempre em conta a rivalidade entre o Galo e o Cruzeiro, entretanto, em algumas, havia a paridade, quando o rival de um deles, era de outro Estado, comungando as torcidas contra o rival de ambos, todavia, No Vale do Aço, onde resido na atualidade, a rivalidade é ferrenha! Com os Atleticanos torcendo, sempre, contra o Cruzeiro e, os Cruzeirenses fazendo o mesmo em relação ao Galo (Atlético) No meu entender, a rivalidade, nesse caso, é produtiva, desde que não haja exageros.

Ontem! O Meu Galo, pela sétima vez seguida, não conseguiu vencer o Cruzeiro, perdendo, destarte, por dois a um.

Derrocado com os seguintes empates e derrotas do meu Galo, me sinto aniquilado, a cada jogo perdido, empatado e, sendo goleado, todavia, Jamais! Desertarei das hostes Atleticanas, apenas, doravante, até o Galo se reabilitar, não mais assistirei, continuamente, os seus jogos, passarei a ser, tão somente, de TODOS OS TIMES, desde que o oponente seja o Cruzeiro! Com isso e, por isso, serei premiado em cada vitória que outros times tiverem contra o Cruzeiro, que é da família dos canídeos (Raposa) e, cheio de “Manhas”!
Falar! Até alguns animais e aves o fazem, todavia, Dizer! É preciso conteúdo, dessa forma, de modo empírico, apresento alguns motivos e, conseqüentemente, soluções viáveis, para o grave impasse futebolístico, pelo qual, passa o meu Galo, a saber:

—Retornar Marcelo, ex-técnico da divisão de base, dando a Ele o comando do time titular.
—Só colocar para jogar, o jogador que Ame o Galo e tenha capacidade e, vontade de... Vencer!
—Que o Atlético tenha, apenas, dois jogadores para cada posição, saneando, assim, despesas e maiores rivalidades entre os craques, só sendo escalado o melhor de cada dupla.
—O Galo tem tido dificuldades, exatamente, por estar sem Centro-avante capacitado, deve contratar dois gabaritados e/ou, elevem-nos das divisões de base do Clube.
—O meu Atlético só vence quando ataca insistemente, o adversário, não lhe dando tréguas! No caso de estar vencendo pelo placar mínimo, ao em vez de recuar (como tem feito), avance... Sempre!
—Parem de pedir o apoio da torcida, pois, Ela não ganha jogo! A vitória só virá da competência de cada atleta, para tal, tendo Ele o grau de capacidade e, a cada gol feito, terá, livremente e, conseqüentemente, o apoio do torcedor!
—Numa partida de futebol, em noventa minutos corridos, se todos os jogadores conduzirem a bola, Ela só será tocada, por cada um, apenas por uns quatro minutos, por isso, posso afirmar que, em situações normais, nenhum jogador dos dois times, toca ou conduzem, a bola por mais do que quinze minutos até vinte. Ora, é um absurdo! Alegarem que um atleta esteja cansado durante ou, após uma partida, por mais acirrada que Ela tenha sido.
---O Juiz, por mais venal que seja, terá, sempre, o seu nome a zelar! Portanto, os jogadores não devem lhe dar motivos para os penalizarem, conseqüentemente, prejudicando o seu time. Ignorem, totalmente, o árbitro que imagina errado, deixe essa missão para direção do seu clube, a Imprensa e, a... Torcida!
—Os diretores e, assessores do Clube, devem dedicar todo o seu tempo na missão de dirigir o plantel e dependências. Os jogadores profissionais, idem!
—Não pode, moralmente, haver parcerias e, ou, troca de jogadores por empréstimos, entre clubes que estejam participando, entre outros, no mesmo campeonato, pois, um Deles, certamente, para não prejudicar o parceiro, perderá ou ganhará determinada partida em favor do outro e, prejudicando, dolosamente, aos demais não associados.
—Durante um determinado campeonato e/ou, torneio, não vender nenhum jogador útil e capaz, com ele permanecendo até o final, pois, assim o fazendo, estará armando os adversários e se enfraquecendo, principalmente, se não estiver nos primeiros lugares da disputa. Por exemplo, no caso do Atlético, vender o Danilinho que, se movimenta durante todo o jogo, não tem bola “perdida” para Ele e, ama o Galo!
—Os empates são a vergonha do futebol, pois, beneficia a terceiros e, parceiros, que não estejam na disputa, além de prejudicar o policiamento.

O assunto é tão vasto que tenho que parar, por enquanto, por aqui! Espero que este modesto texto possa ajudar ao meu Galo Mineiro! No momento estou em COMPASSO DE... ESPERA! Porem, amando o Atlético mais do que nunca! No meu derrotismo, esperando ser por pouco tempo, pelo menos, estou levando vantagem, pois, estarei torcendo por todos os times, principalmente o meu Galo e, tendo por adversário, apenas o... Cruzeiro! Por isso, com a exceção referida, sempre estarei no topo da tabela do campeonato brasileiro.

Eis uma poesia minha e, inédita, relativa à parte do texto acima:

O EMPATE!

Monumento convexo
Pululando de gente,
Estribilho ao vento...
Som estridente!
Esvoaçar de papel!
Ao redor da arena
Galeria à espera
Da pugna plena!

Acotovelar da massa,
Afoitos torcedores
Nivelam-se nas escadas
Esperando os jogadores.
Emoções/ explosões,
Mãos distendidas!
Alaridos e brados
Começa a corrida.

Tal qual a platéia
A arena é invadida,
Ao apito do juiz...
Começa a partida!
Retesar de músculos,
Chuteiras afiadas,
Traves à mostra...
Faltas marcadas!

Cobrança célere
Defesa convergindo,
A trajetória da bola
Pra meta dirigindo.
A pelota em parábola
Põe manto no zagueiro,
Porém, encontra nicho...
No peito do arqueiro!

Recomeça a refrega,
A disputa é acirrada,
O jogo é viril,
O placar... Branco!
Nas galerias da urbe,
Chute vão pelo ar,
Arremedos de goleadores
Querendo a meta vazar!

O tempo, rápido escoa,
O empate é vigente,
Prejudicou os times...
Magoou o assistente!
A truculência imperou,
Em quase todo o momento
A bola, por ser redonda,
Ficou no esquecimento!

As metas ficaram virgens,
Os goleiros indevassáveis,
Os jogadores muito arfantes,
Os torcedores... Insaciáveis!

Sebastião Antônio Baracho
conanbaracho@uol.com.br
Fone: (31)3846-6195

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
1363
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.