Textos : 

Manifesto anti-poemas de amor

 
Tags:  poemas de amor  
 
Manifesto anti-poemas de amor
 
Poemas de amor, cartas de paixão e nostalgia sem fim, tristeza sempiterna. Adoras arrastar a tua alma pelo pó da terra. Se tens o vento a correr-te nas veias e um mundo inteiro no lugar do coração, porque finges ser do tamanho de um punho que bombeia fechado lágrimas de dor?

Tens dentro do peito a fonte da luz sem fim, a nascente de onde brotam todos os deuses. A árvore da vida de onde cai o fruto da infinita paz faz crescer raízes no teu ser mais profundo, mas ainda sim curvas-te perante as fragilidades da personalidade humana. Diante de ti, o próprio Divino teria de se fazer vergar e orar em submissa adoração. Que imaginas então dizer quando escreves essas ridículas palavras de triste romantismo?

Cada quadra de amor é um pedido de socorro, é um salva-me desta solidão, abraça-me para longe daqui e faz-me sentir maior. Mas se no teu rosto está o rosto do mundo e nos teus olhos o brilho de mil astros, a quem pensas estender a mão quando te inclinas nos versos que escreves?

Esquece essas infantilidades da alma, espasmos de adolescência de um espírito que nasceu eterno. Vê quem és e despe-te das roupas que não te pertencem. Nu serás infinitamente mais glorioso. Quando disfarçado pelas máscaras dos sentimentos mundanos, o teu ser universal parece uma mera fotografia tirada ao sol. Rasga-te no papel e brilha como verdadeiramente és.


Não precisas de responder às tuas questões. Precisas é de questionar as tuas respostas.

 
Autor
Andraz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2752
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
6
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/03/2009 14:40  Atualizado: 13/03/2009 14:40
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
Andraz... quanta profundidade nas tuas palavras.
É bem verdade: se a Força Maior nos dá o dom de escrever, de traduzir o que vai na Alma em forma de palavras, porque não usar isto para levar Luz!

Eu confesso-te que, embora ciente de que seja constituída da mesma partícula de carbono que compôe o Universo... no momento sinto-me uma borboleta que acaba de sair do cásulo: Frágil!
E estou traduzindo o que minha Alma dita... mas, depois passa, não é?

Mas amei teu texto!
Parabéns!

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 13/03/2009 19:41  Atualizado: 13/03/2009 19:41
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
Escrever poemas de amor. não é uma fragilidade da alma, não é uma fraqueza de quem assim escreve mas ssim traduzir em palavras aquilo que ele é, aquilo que o poeta e não só, sente.
O poeta pode escrever sobre o amor e escrever sobre múltipls coisas, mas tem sempre uma preferencia natural.
Estou enganado? se estou agradeço que me explique e não creia que o estou a criticar, estou simplesmente a tentar compreender o seu belo texto.

A. da fonseca

Enviado por Tópico
RaimundoSturaro
Publicado: 14/03/2009 12:33  Atualizado: 14/03/2009 12:35
Da casa!
Usuário desde: 11/04/2008
Localidade:
Mensagens: 205
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
Gosto de ver o reflexo de meu caráter divinal no sorriso de quem amo,e quando meu objeto de desejo e fascínio tomba,o sofrimento pelo necessário afastamento ainda é preferível a certeza de que passei na terra como um ente do cosmo que apodreceu sem conhecer satisfação maior que a masturbação diante do espelho,imerso na minha própria grandeza.Não conheço ser mitológico,infernal ou guerreiro que jamais tenha concedido parte de sua imortalidade a busca por alguma atenção,isto também é amor,não sexo,atenção,a falta dela pode ser dolorosa tanto quanto uma separação.
Sublimamos nossa necessidade para não admitir fraquezas,mas fraqueza diante de quem?

Talvez não pareça,mas sou um solitário convicto,até certo ponto.Gostaria que alguém citasse um exemplo de personalidade similar que não tivesse a marca da mágoa,do rancor,complexo de inferioridade,decepção.A solidão é mostra de força e poder porque renuncia a uma dádiva,dádiva esta banalizada,isto sim me enraivece,seja em poemas ou em filmes estúpidos de flores e borboletas.

Gosto dos poemas de amor porque ele revelam um tipo de grandeza tão própria do ser humano quanto sua fragilidade,por mais cultura,educação,posses,domínio de emoções,perecemos diariamente,lenta e inexorável queda,para sequer lembranças permanecerem,a não ser que o amor,seja ao nosso talento ou outro mais particular permaneça ainda sob o manto estrelado do firmamento que um dia engolirá nosso planeta destruído,na saudade de quem retribui o carinho que gentilmente cedemos,quem ama outrem ama a si mesmo pois colhe frutos de sabedoria e também de regojizo necessário,não felicidade fútil e vulgar,para compreender e construir um sentido para a vida,do contrário,o suicídio soa mais atraente,mas que tipo de glória é a solitária ?

Texto muito bonito,embora eu continue amando,sofrendo e escrevendo de coração esbatido,romantico,mártir,renascendo todos os dias,não completamente despido de minha consciencia distinta e etérea.
Somos deuses reservados aos vermes,fica o ideal,o resto apenas pó esbatido em nuvens não no alto,mas abaixo,varrido pelo último segredo.


Abraços!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/03/2009 00:36  Atualizado: 15/03/2009 00:36
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
Poeta você me surpreendeu com belo poema de amor,
e pede para mostrar so a verdade...
uma paixão louca..

parabens

bjs

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 15/03/2009 16:32  Atualizado: 15/03/2009 16:32
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
Gostei muito do texto, e queria ter essa força. Não tenho. Abraço

Enviado por Tópico
SofiaDuarte
Publicado: 17/03/2009 16:41  Atualizado: 17/03/2009 16:41
Da casa!
Usuário desde: 19/12/2008
Localidade: Portugal
Mensagens: 338
 Re: Manifesto anti-poemas de amor
é um belo texto

Mas nem todos os poemas de amor são um pedido de socorro... Alguns sao uma iluminaçao que brota da vida...

Mas entendo a sua opinião, por vezes as pessoas temem sair e perder algo e acabam por se afundarem em amores e ilusões...São coisas da vida...

Mas prefiro acreditar que os poemas de amor são apenas o que brotamos de nós, um brotar e um iluminar a vida... Não na ilusão, mas na realidade levada ao mais belo de si... A irracionalidade

Doidos são aqueles que não sentem,
Doidos são aqueles que querem sentir e não sentem, deixando que a sua vida seja apenas vivida através de poemas e cartas de amor, repleto de vazio e ilusao...

Mas realmente o seu texto está muito bom,
Beijos,
Sofia Duarte