Lançamento de livros - Artigos"> Lançamento de livros - Artigos">
https://www.poetris.com/
Artigos > Eventos literários > Lançamento de livros > Vem aí "Infância que te quero ter"; antologia literária da E.E."Dr. Mariano da Rocha"

Vem aí "Infância que te quero ter"; antologia literária da E.E."Dr. Mariano da Rocha"

Publicado por Brunoteenager em 21-Jun-2009 03:30 (2748 leituras)

Os alunos da E.E."Dr. Mariano da Rocha" terão seus poemas publicados pelo Projeto de Inclusão Literária "Nova COletânea" na antologia "Infância que te quero ter".
A OBRA edita o sonho dos novos autores da 7ª9, uma turma de alunos muito entrosados e inteligentes. Observando o potencial dos seus alunos, o professor e escritor Bruno Resende Ramos, com a devida autorização dos pais, organizou o livro que chegará às mãos dos leitores no próximo mês. Como projeto didático-pedagógico, o professor quis manifestar seu ideal de incentivo à leitura, promovendo a inclusão dos novos autores no cenário literário infanto-juvenil. "Escrever é uma dádiva... Pensar a palavra num manifesto de louvor a infância é algo salutar. Espero que os meus alunos possam entender a importância deste momento em sua vidas. "Infância que te quero ter" é sobretudo um manifesto de defesa das condições ideais para a formação da criança. Eis o melhor momento de nossas vidas que se forem bem vividos formarão cidadãos saudáveis e benéficos á vida social. Estão roubando a infância das nossas crianças. Espero que o projeto alcance seu objetivo maior que é o davalorização desses nossos irmãozinhos" (2009, 20 de junho, Bruno Resende Ramos).


A bondade prevalece - Por Bruno Resende Ramos

Tomando de empréstimo os termos que compõem o título da OBRA de Mariano Pereira de Souza (Quando a bondade prevalece), venho comemorar o resultado de uma ação coletiva em prol da inclusão literária onde ela se faz mais necessária: na escola.
Posando para a foto da nova antologia do projeto "Nova Coletânea", os alunos da ex-7ª9 que compõem hoje em sua maioria a turma do 9º ano, sala 8, da E. E. "Dr Mariano da Rocha" conseguiram um grande feito literário. Quase a totalidade dos alunos terá suas composições publicadas na Antologia lítero-escolar "Infância que te quero ter". Começaram a confeccionar seus trabalhos no ano passado e de modo coletivo angariaram recursos com a promoção de rifas e doações de muitos para promoverem sua arte. Sabemos, no entanto, que todo esse esforço ainda não seria suficiente para a sua publicação em livro. Eles sempre se destacaram por sua motivação e inteligência, algo que fez sensível a mim o organizador do projeto para tornar esse sonho uma realidade.
Gostaria de lembrar que todos fizeram e muito bem a sua parte. Os alunos sempre me mostravam bons resultados de sua participação tanto no conteúdo como na vida da comunidade escolar. Esse engajamento e entusiasmo tornaram mais branda esta tarefa nada fácil... Por isso eles são especiais... Sempre digo isso a eles.
O título inspirou-se no meu ideal de professor que desde a infância vivi por meio dos livros uma experiência de superação de meus medos, dificuldades e, consequentemente , a oportunidade de ascensão social. Tive como todos a experiência da exclusão social e o desencanto com as instituições políticas do país. Com a leitura podia ir a outros mundos... Do Capital de Marx, pensamentos de Tolstói e Dostoiévski a Bíblia de tantos outros autores. Pude através dos livros e seus escribas entender melhor este mundo no qual eu vivo. Deste modo, pude ver que é preciso muitas ferramentas para modificarmos a nossa realidade de miséria, fome, exploração social e alienação... A melhor ferramenta de ascenção social e cultural é, sem dúvida, a leitura–concluo.
A partir daí, a certeza de que os alunos da escola pública não estão mais sozinhos. A Nova Coletânea através de seus escritores e sua fidelidade pôde contribuir, subsidiando os trabalhos desses pequenos e, ao mesmo tempo, grandes autores. No caso específico desta antologia, as contribuições de cada um dos membros da nossa comunidade vieram somar ao projeto condições para a inclusão de 25 novos autores nas vias literárias. Propiciaram , assim, o cumprimento dos objetivos propostos pelo projeto e fizeram, no mundo virtual, a "bondade prevalecer".
Assim, você, meu amigo autor da Nova Coletânea, passou a entender a dinâmica do nosso trabalho. Ao fazer parte desse grupo idealista e engajado, viabiliza também o desenvolvimento psico-social de nossos alunos da escola pública. O efeito multiplicador dessa ação é benéfica , um livro gera o outro, um escritor gera outro. Você, sem o saber, talvez, não se tenha dado conta das grandes transformações que aconteceram desde o seu ingresso junto a nós. Você somou e agora multiplica benefícios, autoestima, felicidade, inclusão social e literária.
Sei que posso contar com vocês, do mesmo modo que esses nossos amiguinhos que faço conhecer a todos... São eles NOVOS AUTORES DO BRASIL CRIANÇA. Do país que terá, com nossas ações coletivas, a "INFÂNCIA QUE TODOS SONHAMOS UM DIA TER":

Autores da antologia escolar
"Infância que te quero ter":

Alana Abranches de Paula

Aline Botelho Neves

Bruna Fideles de Oliveira

Gabriel Ferreira dos Santos

Heven Jordânia Dalila Silva

Igor Ramos de Castro

Ingrid Pámela de Freitas Silva

Karine Fonseca Cruz Pereira

Kelly Aparecida Dias

Lucas Bhering Fialho

Maiane Mirelle de Castro

Maria Eduarda Ferreira

Matheus Gomes de Oliveira

Michelle Martins Ribas

Rafael Bitencourt Cassiano

Rafaela Pimentel Otte

Sabrina Martins Teixeira

Silvânia Medina de Souza

Tamires Gomes Arruda

Vinícius Lopes Ribas de Lana

Vitória Campos do Carmo

Wallacy Rodrigues Duarte

Warlem Magalhães Nunes

Wendell Roldão de Oliveira Miranda

Wirglen Éricles Vilela Tibúrcio


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Porto - Portugal Bruno Resende Ramos, publica "Os Segredos do Pergaminho" em antologia sobre vampiros Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Links patrocinados