Textos : 

Histórias para adormecer

 
Da última vez que queria escrever, não sabia bem o que fazer. A solução para quando não há ideias é filosofar, escrever um monte de frases bonitas rematadas até dar golo.

Minuto 90. O avançado está lesionado, joga-se mal. O treinador está a coçar a barba de cima, pensando no apito final para poder coçar a de baixo longe das câmaras. O guarda-redes está determinado a segurar o empate, mesmo sem ter defendido nada até agora.

De repente, o árbitro começa a fazer um número de mímica no meio campo. Parecia estar a simular um suborno por parte do dono do clube da casa, que se encontrava na tribuna a jogar às cartas com três cães.

O lateral direito rouba o apito ao árbitro e sopra com força no sugestivo orifício. Sentiu uma onda de prazer e gritou mais alto do que o treinador dos visitantes, que pisou um rato que chamou a cegonha para largar uma bigorna para se vingar. Chamava-se Mário e pesava três quilos e duzentas. A ocasião devia-se a um saco de vinte e cinco das mesmas. De elevado grau de pureza, como o trinco que perdeu as poupanças no esquema da Pomba Branca.

Costumo contar esta história aos meus netos, quando estão a adormecer. Uma vez perguntaram-me porque fazia essa atrocidade cruel, e respondi com naturalidade. Se eles encontrarem algum sentido nisto, serão suficientemente loucos para saber ver jogar, para perceber a comichão, para pensar que o cão está retratado num quadro e repousa na casa que herdou do seu dono desaparafusado, para os filhos lhes darem dores nos pés, para meterem dinheiro debaixo do colchão. Estarão prontos para viver nesta palhaçada de mundo onde tudo se resume a um jogo de bola.


 
Autor
AntonioCarvalho
 
Texto
Data
Leituras
2275
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 22/10/2009 00:21  Atualizado: 22/10/2009 00:21
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Histórias para adormecer
Não adormeci e fiquei aqui a pensar que por vezes para dormir melhor não pensar mesmo. Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/10/2009 12:23  Atualizado: 22/10/2009 12:23
 Re: Histórias para adormecer
António, se tenho lido este texto ontem, não tinha tido problemas para dormir.
Gosto muito de te ler, de testemunhar a ligeireza com que te afastas do texto, com que crias netos na tua vida com desembaraço.
Gosto deste surrealismo aprimorado: na forma e no trato psicológico.
parabéns, estás na minha opinião, no caminho certo.
Porque sei que amas a escrita, desejo-te toda a ilusão para traçares o teu caminho.
Um grande abraço (contamos contigo em Braga, no encontro)