Textos : 

A FORÇA DA PALAVRA

 
A FORÇA DA PALAVRA

Ocorre-me o tempo em que o sentido e as responsabilidades paternais desafiaram a integrar-me num movimento designado por (Escola de Pais Nacional), que sei ainda funcionar, naturalmente através de gerações mais jovens. As daqueles que agora se confrontam com o problema não fácil de educar. Espero bem, sim, que se mantenha activo e dinâmico.
Faço referência a este movimento porque foi ai que pela primeira vez ouvi a expressão: «o mais importante para o educando é encontrar a pessoa que o faça fazer tudo aquilo de que é capaz» recordar-me deste ensinamento é assumir o seu significado e importância particularmente nos dias de hoje. Precisamente hoje as circunstâncias trouxeram-mo á mente com toda a energia que guarda em si. Reflecti na importância que os outros têm em nós a começar pelos nossos pais, mas que pode resultar da simples palavra de um amigo. Desde que palavra certa e dita no momento oportuno. Essa palavra pode ter um papel determinante, por nos apontar o caminho certo, uma rota a concorrer para a nossa realização pessoal. Se fazemos uma retrospectiva será fácil confirmarmos essa asserção na nossa vida. Umas vezes por que recordamos essa palavra amiga que nos indicou um caminho que para nós, hoje, se reveste de significado. Outras vezes porque reconsiderado o caminho que seguimos, nele sentimos a ausência da palavra inicial, amiga, orientadora.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
917
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AnaMartins
Publicado: 26/12/2009 00:28  Atualizado: 26/12/2009 00:28
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 2220
 Re: A FORÇA DA PALAVRA
Nem mais! Ainda hoje não preciso de fazer um esforço muito grande para recordar quem me fez acreditar nas minhas reais capacidades e quem me fez sentir o contrário.
A lição que retiro disso, é a minha firme determinação em fazer o meu filho acreditar que pode sempre tudo, e nunca o deixar desistir.

Um beijinho!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/12/2009 17:12  Atualizado: 26/12/2009 17:12
 Re: A FORÇA DA PALAVRA
Caro Amigo Antonius!

Ainda hoje escrevi um comentário que faz referência a um “Amigo” que me marcou para toda a vida pelas suas palavras.
A força das suas palavras é aquilo que sinto ainda hoje. Este meu Amigo (vizinho de porta) é uma das maiores referências da minha vida. Mais velho do que eu quase quatro anos, naquela época era uma grande diferença, pois eu tinha 13 anos quando comecei a dar conta da importância das suas palavras.
Naquele tempo, estes amigos mais velhos, tinham como boa obrigação encaminhar os mais novos por caminhos sensatos. Eram portadores de uma sabedoria que encantava os miúdos. Eu tinha um orgulho imenso em ter aquela pessoa como meu Amigo. Ainda hoje mantenho esse orgulho, ainda é o meu Amigo mais velho, o meu “irmão” mais velho. Eu sei, que sou uma imensidão de coisas deste meu Amigo.
A pergunta que eu deixo, é se nos dias de hoje haverá estes amigos mais velhos, que com juízo e bom senso, ensinam os miúdos a crescer e a ter gosto pelas coisas boas, nobres e honradas.
Acrescento apenas que este meu Amigo, José Antunes, nos momentos mais complicados da vida, são as suas palavras que rivalizam com as do meu Pai. Assim, sempre que me sinto orgulhoso com algo que tenha feito, divido-o em pensamento com este meu Amigo.
Para finalizar, direi que a sua reflexão tem realmente pertinência nos dias de hoje. Perderam-se os valores dos mais velhos que sempre respeitávamos, dos pais onde o respeito era até em muitos casos excessivo, dos professores que nos dias de hoje respeito não o há, e do amigo mais velho, a sabedoria, aquela referência que ficava para os mais novos.
Por fim perderam-se as palavras, já ninguém fala com ninguém, berra-se nos cafés, berra-se nas discotecas e quando finalmente há um pouco de silêncios, colocam-se auscultadores nos ouvidos para abafar as palavras.

Um abraço
JLL