Crónicas : 

LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!

 
Na poesia tudo é possível. O palavrão - quando vindo de conceituados, - tem a graça de despertar a atenção e cativar leitores. Não pela importância do texto, mas pela magnitude da estupidez. Se eu escrever um texto cujo titulo seja "São todos os do luso uns filhos da puta" quer apostar que em menos de uma hora terei o maior numero de leituras de qualquer texto para além dos inúmeros comentários e respostas a comentários? É questão de marketing. E se nesse texto me atrever a chamar aos do luso imbecis, idiota, analfabetos e estúpidos, então esse numero duplica certamente. Para alem de aumentar o numero médio de leituras, aumenta o numero médio de comentários. Espectáculo! Já pensou?
Porém esta realidade, porque é de uma realidade que se trata (embora fictícia)é só por si prova de ignorância e demente. Própria de pessoas que apenas querem chamar a atenção sobre si. Porquê? Porque o impacto de alguns trabalhos do passado, que tiveram o seu mérito. decaiu e ficou em nada e ninguém mais se lembra disso. Agora, quem tem culpa da falta de imaginação dessas pessoas que se deitaram à sombra do coqueiro do que um dia fizeram e não são capazes de, a partir daí, evoluir? Então a melhor poesia, a dos fracassados, é essa: A do palavrão. Sabe tão bem mandar alguém para o "caralho" ou a "cona da mãe"... quantas leituras isso traz!
Para além disso restam os outros, como eu, que pensa que os palavrões devem ser usados quando necessários e sempre com uma intencionalidade. Pois são necessários no estrito âmbito de uma revolta pessoal. Nunca com o objectivo de ofender alguém em particular, mas um sujeito indeterminado e colectivo.
Quem usa tais termos sabe o que faz e, infelizmente quanto a mim, atinge os objectivos. Consegues leituras enormes. Comentários a rodos. O protagonismo requerido à incompetência exulta-se! Afinal quem são os culpados? Todos os que deram asas a que essa mesma personagem conseguisse atingir os seus objectivos. Para ela, os meus parabéns. Conseguiu. Desmoralizou, ofendeu, ultrajou e deu a ideia de uma grandeza manifesta na mediocridade. Mas conseguiu, esse é a verdade.
Resta-nos um caminho, ou fazemos igual ou contrariamos com inteligência a estupidez. A decisão cabe a cada um de nós. Dar relevo ao que nada vale é atribuir-lhe o volume que esse naco de nada pretende. Façamos melhor: Podemos provar que a beleza da poesia é suficiente para cativar as leituras através da qualidade do poema e não da ignomínia. Porque a poesia é isso mesmo - beleza.

António Aleixo escreveu:
À guerra não ligues meia
Porque os grandes da terra
Vendo a guerra em terra alheia
Não querem que acabe a guerra"

Tenho tanta pena dos aplausos...

com carinho
antóniocasado

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... ryid=122688#ixzz0hVKhGvSC
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

 
Autor
antóniocasado
 
Texto
Data
Leituras
1323
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
29 pontos
13
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
antóniocasado
Publicado: 07/03/2010 15:26  Atualizado: 07/03/2010 15:26
Colaborador
Usuário desde: 29/11/2009
Localidade:
Mensagens: 1656
 Re: LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!
Ola

Vi este texto e sem o entender muito bem acho que sim, que até é bem possível que tenha sua graça e estou a pensar entregá-lo como monólogo ao saudaso Raul Solnado.
Penso que concordam, não é?

antóniocasado





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/03/2010 15:44  Atualizado: 07/03/2010 15:44
 Re: LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!
Olá António.
O título do seu texto irá com certeza chamar muita gente.
De resto, acho que nunca vi texto no luso como o que descreve.

Abraço


Enviado por Tópico
MariaDeCarvalho
Publicado: 07/03/2010 15:47  Atualizado: 07/03/2010 15:47
Da casa!
Usuário desde: 11/03/2009
Localidade: Suiça
Mensagens: 421
 Re: LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!
Concordo plenamente, Solnado...

Concordo plenamente com o texto, acho que está tudo dito e com a mais pura verdade...

Parabéns, gostei muito.
Beijos,
MariaDeCarvalho


Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 07/03/2010 18:35  Atualizado: 07/03/2010 18:35
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!
Bacanérrimo teu texto! Como já disse em outro texto hoje: às vezes mediocridade é escolha!Fazer o que, né? Vou até "favoritar"!
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 07/03/2010 19:47  Atualizado: 07/03/2010 19:50
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3597
 Re: LEITURAS NO LUSO - SUBIDA VERTIGINOSA!
todos sabemos ou deveriamos saber que o título, um bom título, apelativo que vá ao encontro da procura dos "interesses" mais ou menos de quem lê faz parte das lições básicas para quem quer escrever seja lá o género que for. já o conteúdo, bem, pode fazer a diferença e o uso palavrôes que nada tenho contra, desde que contextualizados e não gratuítos, venham eles.
posto isto e do que absorvi do teu texto parece que estamos de acordo, a carga intensional das palavras tem a ver com o intelecto de quem as obsorv ede quem as pronuncia.

absovi teu texto

beijo