Prosas Poéticas : 

A CONSTELAÇÃO DAS TRÊS MARIAS

 






Uma constelação fácil de ver é Órion. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são as chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. Os seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka.




A CONSTELAÇÃO DAS TRÊS MARIAS



Quando as Três Marias, estrelas de uma constelação sui generis, constituída por seres etéreos com olhos luminosos e sorrisos enigmáticos, se alinharam naquele céu do poeta, foi como se uma estranha e incompreensível força as tivesse possuído para tal momento aonde, como competidoras por um olhar de Órion, o caçador, postaram-se lado a lado e exibiram suas mais belas cores, seus mais encantadores viços, tudo traduzido em palavras poeticamente arranjadas. Flores nos cabelos, saias coloridas e sandálias prateadas de luar recém instalado, fluidas serpentes nas águas do Lago Venturoso da Paixão, deixavam-se ficar impávidas, olhos atentos em rostos claros, translúcidos. Ventos sopraram de norte a sul, e o brilho das Três Marias iluminou de tal forma a tristeza do poeta que ele não resistiu e veio abrir a porta de seu recolhimento para apreciar a noite estrelada. Viu então Miltaka , Alnilan e Alitaka postadas em volta com seus olhares oblíquos de fêmeas, seus movimentos insinuantes de mulheres vestidas para matar, suas bocas pronunciando palavras ternas e suas mãos voejando como borboletas. Repentinamente um tango fere o silêncio como uma hemorrágica reverberação. É o poeta que encontrara um outro de si num descuido da guardiã castradora que o andava torturando. Estando assim desperto para a celebração do amor, disse seus mais encantadores versos para a amplidão sem fim. A constelação de Orion repousa nos milênios, três estrelas guarnecendo seus limites, enquanto o poeta é apenas um homem frágil diante do absurdo da existência e sua imantizada força atrai, com o magnetismo da sua poesia, a todas as estrelas , como as Três Marias, tão quietas agora nos seus retratos, no céu do poeta, olhando, olhando...

 
Autor
tania orsi vargas
 
Texto
Data
Leituras
6380
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 27/04/2010 20:38  Atualizado: 27/04/2010 20:39
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: A CONSTELAÇÃO DAS TRÊS MARIAS
Tânia,
Coisa mais que linda!Prosa inteligente, ilustrativa e enorme como a tua veia poética.Impossível a gente não apreciar Órion e As Três Marias!
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/07/2014 18:42  Atualizado: 16/07/2014 18:42
 Re: A CONSTELAÇÃO DAS TRÊS MARIAS
As três Marias, tiveram a força e o impacto, na vida do poeta, de ma multidão estrelar.