Crónicas : 

Onde pus eu os meus sapatos?

 
Tags:  Sóis quadrados    ambivalências  
 
Há uma linha quase invisível que nos separa do conhecimento. Não da sabedoria, que, quem sabe, sabe. Do conhecimento. Do verdadeiro sentido das coisas. Deus, que é omnisciente, não soube como munir-nos dessa capacidade e, à cautela, deixou-nos a faculdade da busca, da dúvida, da aprendizagem. Mas cegou-nos às certezas, para nosso próprio bem.
Pois se, com dúvidas, nos apressamos a julgar, a vilipendiar, a achincalhar, a apedrejar quem, sob a nossa opticazinha particular e limitada (outro dos nossos "handicaps"...), sai dos nossos ideaizinhos particulares - que faríamos, se donos e senhores de certezas?...
Nada é absoluto, neste nosso obscuro caminhar. Nada é nítido, delimitado, fidedignamente ponderável, isentamente apreciável...
Eu costumo dizer que não gosto de julgar calçada com os sapatos de ninguém. Mas, como aprendiz que sou, vou reavaliar a hipótese de o ideal ser, de vez em quando, calçarmos o sapato do outro. Daquele que nos julga, ou daquele que nós julgamos.
Porque o conhecimento pode ser-nos vedado. É. Mas somos todos perfeitamente capazes de aprender e alargar as vistas. Basta mexermo-nos, para ter logo outra perspectiva.
(Onde pus eu os meus sapatos..?)

E, na dúvida e na obscuridade, cuidemos onde pomos os pés... é que podemos estar a pisar alguém, ou a arriscarmo-nos a ser pisados.


Teresa Teixeira


 
Autor
Sterea
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1106
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 29/09/2010 11:09  Atualizado: 29/09/2010 11:09
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: Onde pus eu os meus sapatos?
...Do conhecimento. Do verdadeiro sentido das coisas. Deus, que é omnisciente, não soube como munir-nos dessa capacidade e, à cautela, deixou-nos a faculdade da busca, da dúvida, da aprendizagem. Mas cegou-nos às certezas, para nosso próprio bem.

O que tenho para te dizer é muito pouco perante esta grande verdade (Tua, minha também e de quem souber abrir os olhos e ver, ou fechá-los e sentir).

Saber que escolhemos um caminho para alcançar determinado objectivo na nossa vida, é um bem que nos faculta a medição dos objectivos propostos e das metas a atingir. Corajoso é o Homem, que faz desse objectivo um caminho sempre em busca da serenidade e da paz.

Gosto destes teus textos. Muito interessante a forma como transmites as ideias base para uma vivência sã

Beijo

Dolores Marques

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/09/2010 17:13  Atualizado: 29/09/2010 17:13
 Re: Onde pus eu os meus sapatos?
Sterea , há um filme que aprecio imenso do qual uma das coisas que retive foi a imagem dos "sapatos velhos , gastos" . Assim , digo eu , pescando no néon dos sonhos grande parte da inspiração que se segue : os motivos "do fundo do coração" não se podem jogar fora como se fossem um par de sapatos velhos ... Viajei ? Penso que não ...

Beijo

Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 29/09/2010 23:05  Atualizado: 29/09/2010 23:05
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: Onde pus eu os meus sapatos?
À toda ação há uma reação contrária. Aqui tu falas com o coração!

bjs!