Crónicas : 

A Violência

 
Tags:  A Violência  
 
A violência nasceu com o homem e só terá fim com ele.
Nunca irá faltar motivo para falar de bestialidades e derramamento de sangue. A discórdia as agressões, estão presentes seja em que lugar for do mundo, até mesmo de onde jamais deveria ter existido.
A igreja, com sua misericórdia advinda de Deus foi uma das responsáveis por um dos maiores absurdos contra a humanidade: A Inquisição.
Milhares de inocentes foram brutamente torturados, e queimados vivos em “santas” fogueiras. Seus bens eram saqueados, obrigados a transferir o patrimônio da família para a igreja e, mesmo assim morriam miseravelmente queimados.
A troco de que?
Hoje a instituição Igreja católica, é uma das mais ricas do mundo. Seu império estende-se até mesmo onde ela não é reconhecida.
Mas a igreja é apenas parte desse tormento, apesar de que toda brutalidade universal, tenha saído do seu manual chamado de Bíblia Sagrada.
Se duvidar, é só pegar uma “sagrada bíblia”, e ler o Salmo 109. É só uma pequena demonstração.
Parte daí o pouco caso pela vida humana que, continua tomando rumos assustadores e o vermelho da vida irrigando a terra tetricamente.
O homem traz nos gestos, no olhar, em tudo o que faz a marca entalhada da violência.
Não há motivos para não generalizar. Os fatos estão à vista com muita clareza. Nos jornais, revistas, noticiários nas emissoras de televisão, rádios e, vemos in-loco muitas vezes.
Bárbaras manchetes envolvem o homem na mais estúpida das atitudes de um animal “racional!”
O passado virou história, o presente e o futuro também vão ser.
Não só o homem dos nossos dias, com a cabeça cheia de ambições modernas, é mais violento. Tudo é proporcional ao seu tempo. Todos foram, são e serão bárbaros. O ódio, a ambição, a busca por maiores espaços, mesmo que tomando os dos mais fracos, é o ingrediente indispensável para a violência.
Usemos novamente, como parâmetro, a bíblia – por ser um dos livros mais antigos - veremos que, dos 1.189 capítulos desse livro, somente os dois primeiros não nos falam do homem na pratica do mau, o terceiro já fala de Adão e Eva os praticando. E não demora muito, pois já no seguinte, aparece o assassinato de Abel, cometido pelo próprio irmão Caim.
De lá para cá, passaram-se séculos, e a história nos mostra que nunca houve trégua nessa guerra infinita. Ao contrário, houve sim, uma modernização nos métodos de matar o semelhante em maior quantidade, qualidade e com mais rapidez.
Armas sofisticadas, que causam maior terror, que destrói de muito longe, uma dor maior; o aniquilamento perfeito.
Trocaram-se as fogueiras pelas bombas atômicas; as arenas infestadas de leões, leopardos e gladiadores; por campos de concentração.
Não há diferença alguma na mentalidade do homem primitivo, com o homem atual, existe sim, uma maior tecnologia, diferentes preparos na confecção de invasões, que são preliminares das guerras. A morte chega mais diplomaticamente, sem muitos senões.
O incrível, é que se perguntadas, todos negam a violência, afirmam que até combatem, mas se na primeira esquina lhes aparecer um insulto, a veremos ao vivo e em cores. Cor de sangue! Somos o tipo de animal racional que é a favor e deseja a paz e, muitas vezes sai de casa para o trabalho chutando o cachorro e o gato de estimação! Quando volta a noite bate na esposa e nos filhos! Que espécie é essa que admiti lutar, matar ou morrer, em nome da paz?
A verdade, é que o homem é um guerreiro nato!

 
Autor
francosilva
 
Texto
Data
Leituras
842
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.