Poemas : 

[Trenzinho de Lata]

 
[Para Ana]

... Ah, eu acho que vou mesmo "esquecer" de lhe contar a história do ridículo que eu fui daquela vez... Saramago tinha razão: “...o ridículo é como uma queimadura por dentro. Um ácido em cada momento reavivado pela memória, uma ferida infatigável”... Algumas décadas já se passaram, e aquele [ridículo] ainda me queima, até hoje!

Por ora, estou mesmo é preocupado com o meu trenzinho de lata... mais uma lembrança que resgatei assim, de um breve sonho da noite passada. O meu trem tinha cinco vagõezinhos, cor ocre, janelinhas pintadas de marrom, a locomotiva era uma maria-fumaça, e tinha até o compartimento de lenha!
Mas o curioso é que não me deram os trilhos, eu brincava com ele na terra mesmo! Imagina... eu passava horas sob a goiabeira do quintal do chalé amarelo, puxando o trenzinho de lata... fazia pontes com gravetos... Os vagões eram de passageiros, não de carga!

Ah, esta lembrança estava sob cinzas, parece... tenho de assoprar para ver melhor... Sabe que eu sonhei que brincava [novamente] com o meu trenzinho?! Agora, você sim, é que vai achar-me, doido, infantil, sei lá... Sabe, eu acho que a lembrança veio no sonho por que eu lhe falei dos trens lá em Araguari...

Todos os trens do mundo são menos importantes que o meu trenzinho de lata... pois o meu trem passava sob a goiabeira, atravessava a ponte de gravetos, e partia, do quintal do chalé amarelo, partia de Minas, sim, mas partia do MEU quintal... para o mundo!

Puxa vida... custei a arrancar esta lembrança lá do fundo! Quando eu morava nos USA, a saudade me fazia sonhar com muitas cenas da minha vida no Brasil — a fazenda Barreirão, o chalé [um dia, minha cabritinha caiu na privada de buraco... quase morre!], mas nunca sonhei com o meu trenzinho de lata, nunca!

E agora, o trenzinho voltou... e a goiabeira também! Mas esta sempre volta, sempre... ali, encostada no tronco da goiabeira, ficava uma pedra onde minha ia Lica se sentava para ser benzida pelo Seu João Vermelho... eu me lembro... ele falava assim: "vim descendo rio abaixo, quando vi Nossa Senhora em riba da pedra verde!..."

E o que mais ele dizia... ah, só se uma hipnose me ajudar a buscar! E o que ela fazia durante a reza?! Soltava uns puns sonoros, pois o Seu João, com seus 105 anos, era surdo... nem ouvia... e eu pensava: se ele está falando com Deus, então não vai mesmo ouvir um pum!

Ana, eu vou crescer, ah, se vou! Os sonhos é que não deixam... à noite, eu crio asas, eu voo longe, longe... aí, eu me recrianço!

[Penas do Desterro, 25 de junho de 2011]

 
Autor
crstopa
Autor
 
Texto
Data
Leituras
621
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/07/2011 11:07  Atualizado: 06/07/2011 11:07
 Re: [Trenzinho de Lata]
MUITO BOM, DEIXO MEU ABRAÇO.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 07/07/2011 23:27  Atualizado: 07/07/2011 23:27
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: [Trenzinho de Lata]
Oh, Carlos, você já deve saber de sempre: lê.lo é viajar a um tempo-espaço que nos viaja por dentro e lhe conhece pontes e margens como se fossem nossas...

Beijo.