Textos : 

A Gramática... é dramática!!

 
A gramática é dramática:
É difícil pô-la correcta, directa, tê-la por dilecta. É na prática, uma questão matemática com muito senso e estética. O que é isso? Talvez seja... não sei mas posso inventar, alvitrar, opinar e, quase de certeza, errar.

A gramática é dramática:
Põe centímetros na métrica, ajuda a vender a retórica e mostra que a língua é metódica. É sem dúvida um espelho de azelhice, mostra de alarvice e, ainda, ornamento da aldrabice. De certeza que é, de certeza que é!

A gramática é dramática:
É tão fácil dar-lhe um pontapé e logo a seguir apanhar-nos em contra-pé. Enganadora, mostra-se servidora, disponível, acessível e depois... depois é dominadora, castradora. Eu sei que é. Ai sei sim senhor!

A gramática é dramática:
A sacana abana, verga mais que uma verdasca e marca de cortes a pele que descasca. Fetichista, fascista, dona, senhora, credora da penhora sobre o saber, dizer e escrever. É lei forte que não dá a língua à morte.

A gramática é dramática:
É-o tanto como um castigo parental, aplicado com critério, a princípio, mistério e, depois, razoável e sério. Régua e esquadro, desenho técnico, essência e esqueleto. Mesmo sem o saber, sei que é e isso não erro.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
5015
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/10/2007 11:11  Atualizado: 30/10/2007 11:11
 Re: A Gramática... é dramática!!
A gramática só o é assim dramática para quem não perceba nada do que ela nos pode dar e como podemos dela desfrutar, usando todas as suas funcionalidades.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/11/2007 02:58  Atualizado: 04/11/2007 02:58
 Re: A Gramática... é dramática!!
A gramática chega mesmo a ser dramática, com suas pequenas regras que tornam melhor a escrita ao entendimento. Porém, a quem se propõe escrever, o mínimo que deve fazer é procurar fazê-lo com a melhor gramática e ortografia possíveis. O escritor, seja profissional ou amador é um formador de opinião (ainda que não perceba).Não há nada mais sofrível do que o escritor - que em nome da liberdade poética - assassina a linguagem.Eu não me envergonho de dizer que escrevo com um dicionário a mão e faço questão de passar um bom corretor ortográfico nos meus textos.É uma questão até de respeito por quem emprega seu valioso tempo para ler-me.
Bjins meus, Betha.

Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 04/11/2007 21:31  Atualizado: 04/11/2007 21:31
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: A Gramática... é dramática!!
pela parte que me toca apenas posso dizer que, gramaticalmente o texto está correcto. Concordo, nem sempre é fácil respeitar a gramática. Fabulosa esta descrição dos "dramas" que passamos todos os dias quando tentamos não lhe dar pontapés