Sonetos : 

Dona Florinda

 
Tags:  barril    Chaves    Quico  
 
Open in new window

Dona Florinda

Dona Florinda Mesa viúva e temperamental
Já teve em sua vida um grande desgosto
Ao perder o seu marido em batalha naval
Vivia com Quico num condomínio escroto

Um dia ela conheceu o professor Girafales
E passou a ter com ele um namoro suposto
Mas na realidade pra espantar seus males
Resolveu se casar e tirou o Chaves do Oito

Chaves então saiu de vez do seu barril
Fez muito sucesso no México e no Brasil
Sendo um menino órfão nesta comédia

Florinda usava o seu penteado de costume
E Chiquinha nunca demonstrou ter ciúme
Mas não conseguiu em Chaves por rédea.

jmd/Maringá, 19.08.12

Assista um episódio de Chaves clicando

http://youtu.be/HE6KDd9aNE4


verde

El Chavo del Ocho
(Chaves no Brasil e em Angola) é uma famosa série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños e exibida originalmente entre junho de 1972 e janeiro de 1980. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves (El Chavo, no original), um garoto órfão que mora na casa N°8 (daí o nome Chavo del Ocho), mas vivia constantemente dentro de um barril no pátio da vila, e de outros moradores de uma vila suburbana fictícia.

A série estreou em junho de 1972 como um sketch do Programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em 1973, o canal transformou-se na atual Televisa e o programa se tornou uma série semanal com duração de meia hora, formato mantido até seu encerramento, em Janeiro de 1980.

A frequente ocorrência de expressões idiomáticas mexicanas tornou El Chavo del Ocho muito difícil de traduzir para outras línguas, exceto para o português, que é muito similar ao espanhol. A música-tema da série, The Elephant Never Forgets, versão lúdica da As Ruínas de Atenas, de Beethoven, foi composta por Jean-Jacques Perrey em 1967 e Gershon Kingsley, que são pioneiros no campo da música eletrônica. No Brasil, a música-tema é a canção "Aí vem o Chaves".

El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil, a série ainda é muito popular e tem desenvolvido um grande seguimento cult pela Geração Y.[1] No Brasil é exibida pelo SBT desde 24 de agosto de 1984, é exibido também pelo Cartoon Network. Em Angola é exibido pela TV Zimbo.


 
Autor
João Marino Delize
 
Texto
Data
Leituras
2398
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AntonioRoqueRocha
Publicado: 19/08/2012 17:04  Atualizado: 19/08/2012 17:04
Super Participativo
Usuário desde: 03/08/2012
Localidade:
Mensagens: 101
 Re: Dona Florinda
Que feliz coincidência! Ainda hoje preparei uma provinha lúdica para as crianças sobre o Programa do Chaves, depois de assistir a um dos episódios sobre a festa de aniversário de Kiko. Anexei o poema e o artigo sobre ele para imprimir junto com a provinha de brincadeira com 25 questões. Gostei muito do soneto pela fidelidade ao tema, pelas rimas e pela criatividade na articulação dos versos; tem ritmo e é gostoso de ler e reler. Parabéns.