Crónicas : 

O SER HUMANO É COMPLEXO

 
Tags:  ser    humano    coelho    paulo    complexo    Twain    Halley  
 
O SER HUMANO É COMPLEXO


Impressiona a constatação da complexidade existente no ser humano; cada ser é um universo. Alguns, em harmonia, transformando botões em desabrochadas e perfumadas rosas; outros, tentando transformá-las em espinhos... Trabalho vão – A verdadeira essência jamais degenera; as rosas são admiradas e desejadas, os seus espinhos fazem parte; constatam que, nenhum bem é totalmente bem e vice-versa –. Nesse universo vivem outros em explosões, quase que constantes, lançando meteoros e causando cataclismos.
A vida é uma tênue luz, tão rápida quanto à velocidade da mesma. Falhamos, quando esquecemos de que somos humanos e não máquinas... Não podemos competir com tal velocidade, somos limitados e, o que abraçamos – a escrita, a literatura... – requer dedicação, leitura, estudo e muita meditação; requer espírito manso, propenso a receber críticas, a crescer e tirar proveito delas. Começamos a perder, quando tegervisamos à crítica que, poderia ter nos abençoado se, simplesmente, prestássemos a devida atenção ao contexto de um texto. Costumamos tirar conclusões rápidas demais; lemos, apenas, com os olhos; meditar requer tempo. Certo é que, nenhum sábio, ou pensador, comumente, escreve de pronto os seus sentires; a meditação antes da execução do planejado é a chave para o sucesso é sabedoria. Conciso de suas idéias – amadurecidas – jamais volta atrás no exposto, no escrito – é a sua essência. Verdade é que, cada um dá o que tem e, o que recebe... com o coração que tem.
Analogicamente falando... O Maior do universo cala e, incumbe o tempo, do retorno – em aprendizado.
Nesse imenso e complexo universo literário deparo-me com Mark Twain, escritor, humorista e palestrante, laureado como o maior humorista da época. William Faulkner o definiu: Pai da Literatura Americana.
Durante a sua vida artística conseguiu, manter boas relações com presidentes, artistas, industriais e com a realeza européia. Medito sobre a revolução, sobre a chuva de meteoros que certamente desceu sobre Mark Twain quando escreveu: (... )Nunca discuta com pessoas burras elas vão lhe arrastar com elas e ainda vão ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante.
Penso que, essa foi uma das oportunidades em que o autor vivenciou o que escreveu: calou, não discutiu.
Nascido durante uma das passagens do cometa Halley, morreu 74 anos após o astro voltar a se aproximar da terra. Disse Twain: Será a minha maior decepção se eu não partir junto com o cometa – Ele tinha escrito em 1909
(...) O Todo-Poderoso disse, indubitavelmente: “Cá estão esses dois inexplicáveis fenômenos; eles chegaram juntos e devem partir juntos.” (Mark Twain)
A leitura é uma viagem ao indescritível e surreal universo; expande o entendimento através do conhecimento adquirido; preenche o vazio existente em cada ser; recicla o que está vencido, traz o novo (...) “E para os que acham que a aventura é perigosa, tentem a rotina, ela mata mais depressa”

(Paulo Coelho- manuscrito encontrado em accra.txt...)





EstherRogessi; Crônica: O SER HUMANO É COMPLEXO, Recife,28/09/2012

http://pintorespernambucanos.blogspot.com.br/

http://www.esther.recantodasletras.com.br/audio.php?cod=50881


Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1194
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.